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A
Aguá tira a sede .É nisso que se funda , a conversa de Jesus com a samaritana.
O início do diálogo é bem natural. É meio-dia, faz calor e Jesus tinha
caminhado bastante sob o sol canicular da Palestina. Jesus está com sede: “
Mulher , dá-me de beber!” Daqui Jesus aproveita para falar de outra sede e de
outra água que unicamente pode extinguir tal sede: todo aquele que beber desta
água (do poço) tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der
jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água , que
jorrará até a vida eterna.
Para
quem deseja coisas profundas, ou necessidade de respostas decisivas para a
própria vida , eu acoselharia apegar-se a essas palavras de Jesus , repeti-las
muitas vezes silenciosamente para si, para assimilá-las melhor, até descobrir, pouco a pouco, com a ajuda interior da graça,
todo seu significado. A força dessas palavras é tão grande que aquela mulher
até aquele momento só preocupada em uma vida fácil, de um momento para outro se
sente libertada , parece que todo o passado se foi com a alegria de ter
encontrado Cristo. Jesus lhe tinha dito apenas: aquilo que tu procuras SOU
EU que te falo.
Jesus
, com aquelas palavras , deve ter-lhe feito compreender uma coisa importante,
que é o coração deste evangelho e cabe a nós descobri-la.
Há
duas maneiras de acabar com essa sede . A primeira é beber a água das
criaturas, procurar a alegria das coisas – bens , fama, prestígio - ou procurá-la em outra criatura . Dentro dos
limites estabelecidos pela lei de Deus
isto não é pecado : é a natureza. Ele, porém, nos alerta. Esta água extingue a
sede de modo provisório , às vezes de modo enganador e ilusório; por vezes ,
esta água é tão turva e poluída que envenena a alma . Em qualquer caso virá o
tempo em que não se poderá mais bebê-la . Ai de quem põe toda sua confiança
nessas coisas .
Ele,
porém , nos oferece uma água que sacia todo ardume e toda necessidade do
coração humano. Oferece-nos sua Verdade, seu amor, sua amizade. Um amor não
precário, volúvel, mas fiel. Uma felicidade que sozinha pode alimentar e dar sentido
a toda outra felicidade legítima. Uma felicidade , sobretudo , cujo horizonte é
restrito espaço da juventude , ou da vida , mas abraça a eternidade: a água que
eu lher der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna. Em
uma palavra, o que Cristo nos oferece é seu Espírito : água e Espírito estão
entre eles , no NT , como o sinal e o significado .
Atentemos
no pormenor do "cântaro" abandonado pela samaritana, depois de se
encontrar com Jesus... O "cântaro" significa e representa tudo aquilo
que nos dá acesso a essas propostas limitadas, falíveis, incompletas de
felicidade. O abandono do "cântaro" significa o romper com todos os
esquemas de procura de felicidade egoísta, para abraçar a verdadeira e única
proposta de vida plena. Eu estou disposto a abandonar o caminho da felicidade
egoísta, parcial, incompleta, e a abrir o meu coração ao Espírito que Jesus me
oferece e que me exige uma vida nova?
BENÇÃO COM A RELIQUIA DE SÃO CONRADO DE
CONSTANÇA
São Conrado, invocado
contra as doenças e venenos.
São Conrado, auxilio dos
doentes.
São Conrado, responsável
pelo bem comum.
ORAÇÃO A SÃO CONRADO
Deus
e Senhor nosso, que dispondo tudo com admirável providência, colocastes em
vossa Igreja os Santos para que fossem
um modelo constante de todas as virtudes, e que, chamando-os ao vosso reino, os
constituistes nossos protetores e advogados:
ouvi,
propício os rogos de vosso servo São Conrado que destes ao mundo como exemplar
de caridade. Concedeinos que tudo quanto nossa fraqueza nao pode por si mesma obter,
o consigamos mediante a sua poderosa intercessão. Amém.