segunda-feira, março 16, 2020

III DOMINGO DO TEMPO COMUM

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013









A Aguá tira a sede .É nisso que se funda , a conversa de Jesus com a samaritana. O início do diálogo é bem natural. É meio-dia, faz calor e Jesus tinha caminhado bastante sob o sol canicular da Palestina. Jesus está com sede: “ Mulher , dá-me de beber!” Daqui Jesus aproveita para falar de outra sede e de outra água que unicamente pode extinguir tal sede: todo aquele que beber desta água (do poço) tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água , que jorrará até a vida eterna.

Para quem deseja coisas profundas, ou necessidade de respostas decisivas para a própria vida , eu acoselharia apegar-se a essas palavras de Jesus , repeti-las muitas vezes silenciosamente para si, para assimilá-las melhor, até descobrir,  pouco a pouco, com a ajuda interior da graça, todo seu significado. A força dessas palavras é tão grande que aquela mulher até aquele momento só preocupada em uma vida fácil, de um momento para outro se sente libertada , parece que todo o passado se foi com a alegria de ter encontrado Cristo. Jesus lhe tinha dito apenas: aquilo que tu procuras SOU EU  que te falo.

Jesus , com aquelas palavras , deve ter-lhe feito compreender uma coisa importante, que é o coração deste evangelho e cabe a nós descobri-la.

Há duas maneiras de acabar com essa sede . A primeira é beber a água das criaturas, procurar a alegria das coisas – bens , fama, prestígio -  ou procurá-la em outra criatura . Dentro dos limites  estabelecidos pela lei de Deus isto não é pecado : é a natureza. Ele, porém, nos alerta. Esta água extingue a sede de modo provisório , às vezes de modo enganador e ilusório; por vezes , esta água é tão turva e poluída que envenena a alma . Em qualquer caso virá o tempo em que não se poderá mais bebê-la . Ai de quem põe toda sua confiança nessas  coisas .

Ele, porém , nos oferece uma água que sacia todo ardume e toda necessidade do coração humano. Oferece-nos sua Verdade, seu amor, sua amizade. Um amor não precário, volúvel, mas fiel. Uma felicidade que sozinha pode alimentar e dar sentido a toda outra felicidade legítima. Uma felicidade , sobretudo , cujo horizonte é restrito espaço da juventude , ou da vida , mas abraça a eternidade: a água que eu lher der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna. Em uma palavra, o que Cristo nos oferece é seu Espírito : água e Espírito estão entre eles , no NT , como o sinal e o significado .

Atentemos no pormenor do "cântaro" abandonado pela samaritana, depois de se encontrar com Jesus... O "cântaro" significa e representa tudo aquilo que nos dá acesso a essas propostas limitadas, falíveis, incompletas de felicidade. O abandono do "cântaro" significa o romper com todos os esquemas de procura de felicidade egoísta, para abraçar a verdadeira e única proposta de vida plena. Eu estou disposto a abandonar o caminho da felicidade egoísta, parcial, incompleta, e a abrir o meu coração ao Espírito que Jesus me oferece e que me exige uma vida nova?















BENÇÃO COM A RELIQUIA DE SÃO CONRADO DE CONSTANÇA

São Conrado, invocado contra as doenças e venenos.
São Conrado, auxilio dos doentes.
São Conrado, responsável pelo bem comum.




ORAÇÃO A SÃO CONRADO


Deus e Senhor nosso, que dispondo tudo com admirável providência, colocastes em vossa Igreja os Santos  para que fossem um modelo constante de todas as virtudes, e que, chamando-os ao vosso reino, os constituistes nossos protetores e advogados: 

ouvi, propício os rogos de vosso servo São Conrado que destes ao mundo como exemplar de caridade. Concedeinos que tudo quanto nossa fraqueza nao pode por si mesma obter, o consigamos mediante a sua poderosa intercessão. Amém.