quinta-feira, março 26, 2020

MISSA NA SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013












O mistério celebrado hoje é a conceição do Filho de Deus no seio da Virgem Maria. Na basílica da Anunciação , em Nazaré, diante do altar, há uma placa de mármore que os peregrinos beijam com emoção e onde está escrito: "Aqui de Maria Virgem fez-se carne o Verbo";.


No texto da Carta aos Hebreus, o hagiógrafo refere ou interpreta a anunciação de Cristo; no texto de Lucas, o evangelista narra a anunciação a Maria. Cristo toma a iniciativa de declarar aquilo que Ele mesmo compreende; Maria recebe uma palavra que vem de fora de si mesma, uma palavra cheia de propostas de um Outro. O paralelismo transforma-se em coincidência na explicitação da disponibilidade de ambos para fazerem a vontade divina; é uma disponibilidade separada por qualidade e quantidade de consciência, mas que converge na finalidade de obediência total ao projeto de Deus: Ecce venio, ecce ancilla, eis-me aqui! Eis a serva!


A atitude de obediência irá aproximar a mãe e o filho, Maria "anunciada" e Jesus Cristo "anunciado". Ambos pronunciam o seu "Eis-me aqui!".Ambos se exprimem com voz quase idêntica: "faça-se em mim segundo a tua palavra", "Eis que venho para fazer, ó Deus, a tua vontade". Ambos entram na fisionomia de "serva" e de "servo" do Senhor. Esta sintonia encoraja os discípulos à disponibilidade para servir a palavra de Deus, porque o próprio Filho de Deus é servo e porque a Mãe de Deus é serva; ambos são servos de uma palavra que salva quem a serve e que traz salvação.


“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Ao dizer seu “sim” incondicional a Deus, Maria introduziu no mundo o Verbo Divino feito homem, Jesus Cristo. É a única criatura a “gerar o seu Criador” segundo a natureza humana. Deus não precisava, mas quis precisar nascer e depender dela enquanto homem. É um grande mistério. Diz o nosso Catecismo que ela foi eleita por Deus, desde toda eternidade para ser a Mãe do Divino Redentor (cf. Cat. §488).


Com o seu “Sim” Maria cooperou com Deus para o restabelecimento da concórdia entre Deus e os homens conforme está escrito: “Por isso, Deus os abandonará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz” (Miq 5,2). Com o sim de Maria cumpre-se a Promessa de Deus de que a Mulher esmagaria a cabeça do demônio (Gn 3,15).


Maria é Filha de Deus Pai, esposa do Espírito Santo, mãe de Deus Filho! Sua relação com a Santíssima Trindade é plena; sua glória é exuberante, por isso ela canta: “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48).