domingo, junho 07, 2020

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013











Podemos falar da Santíssima Trindade referindo-nos ao amor que existe entre o Pai, o Filho e o Espirito Santo. Os teólogos chamam este relacionamento amoroso de dimensão imanente da vida divina. Deixemos, portanto, isso com os teólogos. Sim, porque podemos falar da Santíssima Trindade, como ouvimos na 1ª leitura, percebendo que Deus age na nossa história para libertar-nos da escravidão. Foi o que fez com o povo que vivia escravo no Egito. Mesmo assim, conhecemos pela história, que o povo respondeu com a infidelidade. Por isso, como Moisés, queremos nos colocar diante de Deus para invocar a misericórdia, a clemência e o perdão divino porque, mesmo em tempos de pandemia ameaçando a vida, percebemos que ficamos presos na idolatria ao medo . Onde depositamos a confiança de nossas vidas? 

Podemos depositar a confiança de nossas vidas em Deus, porque Deus sempre se manifesta a favor da vida humana. Prova disso é o envio de seu Filho ao mundo para que a vida humana fosse plena. Jesus se encarnou na nossa história, participou da nossa vida, em tudo foi humano. Sua encarnação, diz o próprio Jesus no Evangelho, é uma grande manifestação do amor divino para com a vida humana    

O modo de vivermos em contato com Deus, com a Trindade Santa, acontece pela busca da perfeição, na proposta feita por São Paulo, na 2ª leitura. Buscar a perfeição, buscar a santidade, participar da santidade divina. Como? O próprio Paulo propõe viver na alegria e, propõe duas atitudes importantíssimas para nosso tempo de crise. Primeiro, o encorajamento, que consiste em ajudar e incentivar quem vive desanimado a reaver a coragem para refazer a vida. A segunda atitude é promover relacionamentos de concórdia, não promover brigas, discórdias, confusão... mas promover a concórdia e a paz, especialmente quando se percebe o medo na vida das pessoas. O Deus que sempre se manifestou na história humana, hoje continua se manifestando através de nossas atitudes.