segunda-feira, janeiro 28, 2013

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA A VIDA DO POVO.


Podemos observar o cuidado na proclamação, a atenção na Assembléia e como já então o povo aclamava a Palavra escutada, tal como a Celebração Litúrgica atual continua a prever. É com esta leitura e o Salmo que se lhe segue que se inaugura a “Mesa da Palavra”, o Ambão, no dia da dedicação de uma nova Igreja.

A Palavra de Deus gera a comunidade: Em torno do palanque – sobre o qual Esdras lê o livro da lei de Deus – estão reunidas todas as pessoas, indistintamente. O texto de hoje salienta, por duas vezes, que a proclamação da palavra é feita “na presença dos homens, mulheres e de todos os que eram capazes de entender”. A Palavra congrega.

A Palavra de Deus torna-se o centro de atenção da comunidade. O texto mostra a comunidade toda prestando atenção ao que esta sendo lido. Para a ocasião, haviam construindo um palanque, no qual é feita a proclamação da Palavra. Toda a comunidade pode ver o livros sendo aberto. A Palavra é ouvida.

A Palavra de Deus suscita reações iguais em toda a comunidade. É interessante notar as expressões corporais da assembléia: todos ficam de pé, todos erguem as mãos e proclamam “AMÉM, amém !”, todos se ajoelham e se inclinam até ao chão diante do Senhor . A Palavra é aclamada e Deus é adorado.

A Palavra de Deus ilumina a vida do povo. Esdras lê o livro da lei de Deus, traduzindo, explicando e atualizando o sentido para a comunidade. Para que se torne vida do povo, alicerce na construção do país, a Palavra necessita de mediações hermenêuticas que atualizem para a caminhada no hoje da comunidade. Esdras explica e interpreta o sentido do Deuteronômio, “para todos compreenderem bem a leitura”. A mediação não depende de uma só pessoa. Esdras se serve também dos levitas que instruíam o povo. É a catequese que ilumina a vida.

A Palavra de Deus suscita partilha dos bens. A reação do povo é estranha: todos começam a chorar. O que provocou tamanha tristeza na comunidade? Talvez a distância entre o que foi lido e a realidade vivida pelo povo, ou a constatação de que tudo está por fazer . Mas a Palavra de Deus não cria comunidade com objetivo de decepcionar o povo que busca a própria identidade e quer reconstruir o país. Pelo contrário, quer ser força, esperança e luz.

Como, portanto, reconstruir a nação, recuperar a memória do passado e conservar a identidade de povo livre?  No versículo 10 de Neemias 8: a partilha dos bens sugerida pela interpretação da Palavra de Deus, leva a comunidade à criação da nova sociedade .