quarta-feira, dezembro 25, 2013

ADOREMOS O SALVADOR! - 25/12/2013

Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites.
O coro dos anjos ressoa na terra e um mundo novo seu canto anuncia: a glória a Deus Pai nas alturas celestes, e ao gênero humano a paz e alegria.

Embora pequeno, deitado em presépio, em todo Universo, ó Cristo, reinais. Ó fruto bendito da Virgem sem mancha, que todos vos amem num reino de paz.
Nasceis para dar-nos o céu como Pátria, vivendo na carne da humanidade. Renovem-se as mentes e os corações, se unam por laços de tal caridade.
Às vozes dos anjos as nossas unimos, num coro exultante de glória e louvor, cantando aleluias ao Pai e ao Filho, cantando louvores e graças ao Amor.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Uma novidade inesperada e absolutamente surpreendente: 
“a Palavra fez-se HOMEM”. Deus não está apenas conosco, mas tornou-Se um de nós. “HOMEM”, como já vimos. Engloba toda a plenitude da HUMANIDADE, incluindo a fragilidade, a fadiga, a derrota, a dor e a morte. 
Para nos revelar o rosto de Deus, o Filho, compartilhou as nossas experiências. 
E ao fazê-lo tornou visível o Deus invisível. É isto o Natal. Deus já não está escondido, mas revelou-Se dentro da nossa humanidade concreta e dentro da nossa história. Jesus, Filho de Deus feito homem, tornou visível e conhecível o rosto de Deus: o rosto de um Pai que é amor, misericórdia, perdão, atenção por todos os menos afortunados.
A novidade é que Jesus nos revelou sobretudo como Deus nos olha, o que Ele fez e continua a fazer por nós. 
Não em primeiro lugar o que nós devemos fazer por Ele, mas o que Ele faz por nós. 
Pode dizer-se que inverteu o olhar: na Cruz, deve-se ver sobretudo um Deus que morre pelo homem, em vez de um mártir que morre por Deus. Esta é a alegre e surpreendente notícia.
Quem é Deus? É a pergunta do homem de todos os tempos, uma pergunta por vezes escondida,  mas sempre presente. A resposta é: se queres saber quem é Deus olha para Jesus, para Sua vida, para as Suas palavras, para as Suas opções. Há também uma segunda pergunta: qual é a verdade do homem, o caminho que deve percorrer, a meta para a qual deve tender e o projeto que o realiza? 
 A resposta é ainda: olha para Jesus que pode afirmar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6) Jesus é o caminho que conduz à verdade e à vida. Que caminho percorreu Jesus Que opções fez? Ele viveu doando a Sua vida como um “pão partido e distribuído” disse que viera para “servir e não para ser servido” (Mt 20,28). O Homem é muitas vezes tentado a pensar que para se salvar deve conservar-se mas, pelo contrário, salva-se doando-se, O projeto do homem é o amor.
Cf  Casarin, Leccinario Comentado Advento- Natal Paulus , Lisboa 2009 
1Jo 1,1-3 - O que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós – isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
Hb 1,1-2 - Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.
Aleluia! Despontou o santo dia para nós: Ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!  Um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado Admirável, Deus, Príncipe da paz, Emanuel, o Deus-Conosco, e o seu Reino não terá fim.