terça-feira, dezembro 03, 2013

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Esta data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, numa tentativa de superação das barreiras que dificultam os trabalhos dos agentes. Essas barreiras são principalmente o preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV/AIDS, que dificultam inclusive o apoio adequado a assistência e ao tratamento da Aids bem como o seu diagnóstico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, no final de 2007, 33 milhões de pessoas vivem com HIV; 25 milhões já morreram; são 12 mil novas infecções por dia.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.
Lembramos que por trás dos números temos pessoas, seres humanos, com seus medos, suas dificuldades, suas vergonhas.
Embora de 2007 a 2012 a taxa de mortalidade, devido a esta doença, tenha diminuído de 30% entre os adultos, no mesmo período aumentou de 50% entre os jovens. E no mundo existem hoje mais de dois milhões de jovens de 10 a 19 anos com HIV e que não recebem nenhum tratamento. 
A maior parte deles vivem na Ásia e na África sub-sahariana, onde as infectadas são sobretudo meninas, muitas vezes obrigadas a ter relações sexuais muito cedo. Além disso, somente 10% dos rapazes adolescentes e 15% das adolescentes meninas sabem que são portadoras do vírus e quando são órfãos.

PASTORAL DA AIDS
A Pastoral da AIDS é um projeto da Igreja Católica que, junto com o Ministério da Saúde, vem realizando ações no campo de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento das pessoas que vivem com o vírus HIV e AIDS.
Garantir o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da Pastoral. “Nossa prática tem mostrado que as pessoas que encontramos e chegam ao óbito são aquelas que tiveram diagnóstico tardio”, conta o frei Luiz Carlos Lunardi, secretário nacional da Pastoral da Aids.
A instituição acolhe e acompanha os pacientes que vivem com AIDS para que tenham uma vida saudável e se conectem novamente ao contexto social.  “Nossas principais ações são as de base, que fazemos nas comunidades mais vulneráveis, onde abordamos famílias, levando informações e orientando onde encontrar o diagnóstico”, explica.
Os jovens têm participação ativa na divulgação do trabalho da Pastoral. Grande parte dos 30 mil agentes espalhados pelo Brasil tem entre 18 e 29 anos. A Pastoral também oferece terapia ocupacional para os acolhidos. “Com isso, além de oferecer uma qualificação profissional, tentamos trabalhar a auto-estima das pessoas”.
RETIRO DA PASTORAL DA AIDS DO REGIONAL LESTE 1 - 2013

Realizado no Convento Madre Regina em Petrópolis (RJ), o Retiro anual para os Agentes e Coordenadores da Pastoral da Aids. Este ano o retiro tratou do tema “Jesus Cristo Encarnado”, ministrado pelo padre Marcos Belizário Ferreira.
De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Aids no Rio de Janeiro, Geral Paiva, a participação do padre Marcos “foi muito importante pois apontou sempre para o fortalecimento espiritual na pastoral, em família e na sociedade”. E acrescentou destacando que “esses dias de retiro foi muito bom para impulsionar a Pastoral da Aids na arquidiocese do Rio de Janeiro e fortalecer a importância do trabalho pastoral para nós e para nossos irmãos que nos espera”, disse.
Estiveram presentes no retiro as dioceses de Niterói, Duque de Caxias, São João de Meriti, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Rio de Janeiro.
REUNIÃO DE ASSESSORES DA REGIONAL, COM A PASTORAL DA AIDS REALIZADA NA CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

PAPA FRANCISCO CHAMA PARA ORAÇÃO PELA CURA DA AIDS
PAPA PEDE QUE TODOS PORTADORES DE AIDS RECEBAM TRATAMENTO

Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu neste domingo que todo portador de Aids tenha acesso aos cuidados de que necessita, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids.
"Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Vamos expressar nossa proximidade para com as pessoas que padecem desta doença, especialmente as crianças", afirmou o pontífice, depois de fazer a tradicional Oração do Ângelus na praça de São Pedro, no Vaticano - 01/12/2013.
"Rezemos por todos, também pelos médicos e pesquisadores. Que cada enfermo, sem exclusão alguma, possa ter acesso aos cuidados de que necessita", afirmou.

No sábado, o diretor da ONU, para a América Latina, César Núñez, indicou que o número de mortos pela Aids subiu 36% em uma década na região, onde 1,5 milhão de pessoas vivem com a doença.
A África subsaariana é a região do mundo com mais infectados com o HIV, 25 milhões de pessoas, dos quais 2,9 milhões são crianças.
Em seguida, vem o Sudeste Asiático, com 3,9 milhões de infectados (200.000 crianças), América Latina, 1,5 milhão (40.000 crianças), e Europa e América do Norte, com 1,3 milhão cada um.
COMBATE À AIDS AVANÇA NO MUNDO
Para Fundo Mundial, luta contra esta e outras pandemias evoluiu.

(ANSA) - O Fundo Mundial de Luta contra a Aids, Tuberculose e a Malária anunciou nesta sexta-feira um novo estudo que mostra grandes avanços no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus HIV, bem como na prevenção da transmissão do vírus de mães para filhos.
    De acordo com o estudo, o número de infectados que submetidos a tratamentos antirretrovirais assistidos por programas apoiados pelo Fundo Mundial aumentou de 4,2 milhões em 2012 para 5,3 milhões neste ano. O órgão também informou que houve um aumento de 21% no número de mulheres que recebem assistência para a prevenção do contágio a seus bebês.

 Em números, isso representa, de acordo com o Fundo Mundial, um aumento de 1,7 milhão a 2,1 milhões de mulheres grávidas que possuem o vírus da AIDS que têm acesso a um tratamento antirretroviral para prevenir a transmissão do vírus a seus filhos durante a gestação. Até aqui, somente quatro países representam 65% deste incremento: Moçambique, com 28%, Zâmbia, com 15%, Tanzânia, com 12%, e Zimbábue, com 10%. 
"Hoje em dia mais pessoas afetadas pelo HIV podem ir trabalhar, enviar seus filhos à escola, levar vidas saudáveis, graças ao árduo trabalho dos nossos associados", comentou Mark Dybul, diretor executivo do Fundo Mundial. No que tange à malária, o número de casos tratados aumentou para 330 milhões, o que, em termos percentuais, representa um incremento de 13%. 
Já em relação à tuberculose, o número de curas saltou de 9,7 milhões em 2012 para 11 milhões neste ano.
     ANSA 

HISTÓRIA DA PASTORAL DA AIDS 



FONTE

G1, ANSA, CNBB, RV, PASTORAL DA AIDS