segunda-feira, dezembro 30, 2013

FELIZ 2014!!

OBRIGADO SENHOR, POR MAIS ESTE ANO QUE ESTAMOS CONCLUINDO, E ABENÇOAI-NOS PARA QUE O NOVO ANO QUE SE APROXIMA SEJA MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA RECOMEÇAR COM OS PÉS NO CHÃO E OS OLHOS NO CÉU, ANIMADOS POR UMA VIVA ESPERANÇA DE TEMPOS MELHORES.

“Na vida de cada um de nós há sempre uma necessidade de recomeçar, de levantar-se, de 
recuperar o sentido da meta de sua existência” (Papa Francisco, na abertura do Advento).
Na maioria das vezes somos tentados a buscar culpados pelos nossos erros e fracassos. 
 Talvez o que mais pesa é querer concertar o passado, ou talvez criar sentimento de culpa, e até mesmo pensar que não valeu a pena.  Tenho certeza que não temos outra saída a não ser recomeçar, apostando tudo no momento presente, cientes de que o futuro não nos pertence.
 Uma esperança que não decepciona, porque esta alicerçada na fé, construída na Palavra de Deus, alimentada pela capacidade de dobrar os joelhos e orar sempre sem se cansar. Temos como guia permanente a nos mostrar os caminhos 
seguros, verdes e abundantes pastagens, Jesus Cristo, o Bom e Amado Pastor.
A humanidade, mais de dois mil anos, caminha na luz do Menino que naquela noite, sem encontrar lugar nas casas, encontra um estábulo para nascer e ouvir dos anjos:“Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade”! 
 Esse é o tempo e o momento de reavivar a esperança que nos faz crer e fazer tudo como se 
tudo dependesse de nós, mas ao mesmo tempo como se tudo dependesse de Deus. Somos humanos, com todos os limites e possibilidades. Ninguém é todo poderoso e muito menos dono do próprio nariz.  Vivemos a transitoriedade de uma vida que se apaga ao sopro do inesperado. 
Sem pretensões de super homens e nem homens sem ideais, somos feitos para solenizar cada momento presente, como único e último.
Ao findar de um ano marcado por sucessos e fracassos, por alegrias e tristezas, resta-nos carregar os nossos sentimentos de uma profunda gratidão.
Em primeiro lugar ao Criador que nos amou e nos deu a capacidade de amar e ganhar o pão com o suor do próprio rosto. 


Gratidão a todos que de uma maneira ou de outra cruzaram os nossos caminhos marcando êxitos ou dividindo as cruzes.
Penso que esta é uma oportunidade para perdoar aqueles que de alguma forma foram obstáculos no caminho da vida.  Não existe satisfação melhor do que ter um coração livre e vazio de rancores e ódios do passado.

Obrigado Senhor, por mais este ano que estamos concluindo, e abençoai-nos para que o novo ano que se aproxima seja mais uma 
oportunidade para recomeçar com os com os pés no chão e os olhos no céu, animados por uma viva esperança de tempos melhores.
Senhor, desejamos construir a nossa vida na dignidade de filhos e filhas criados a sua imagem e semelhança.
Não queremos desfigurar ninguém com nossas atitudes e sim defender a vida, amando a todos, sem perder a esperança. Abençoado Ano Novo para você e sua família! Feliz 2014!
CNBB 
Dom Anuar Battisti
Arcebispo Maringá (PR)
---
MENSAGEM DO PÁROCO
"O Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei". Gênesis 12:1

Mostra-nos o Senhor que estamos enraizados, numa terra, num lugar. Em 2014, nós moradores e sobretudo paroquianos de São Conrado queremos comemorar a nossa “pátria”, nosso lugar comum: nosso bairro.
A Igreja de São Conrado e com ela e por causa dela, estamos comemorando um centenário de vida e de sinal da presença amorosa do Deus feito carne na terras da antiga Praia da Gávea, hoje São Conrado.
Assim, pedra sobre pedra edificamos uma comunidade de fé que nos últimos 99 anos celebrou a vida. Seria um ato de injustiça, sobretudo quando olhando a própria história da Cidade do Rio de Janeiro pasmados com as mais belas imagens em forma de fotografias que se espalham pela internet, da Praia da Gávea com sua construção mais significativa a Igreja de São Conrado de Constance.
Homem de visão, o nosso Comendador Jacob Conrado de Niemeyer, que ousou na construção do que é hoje a avenida que leva o seu nome, 
e ao mesmo tempo a coragem de erguer um oratório que faria permanecer para sempre sua fé, num ato semelhante ao da primeira missa celebrada na Terra
 de Santa Cruz, em 26 de abril de 1500, a “Igrejinha” de São Conrado é sem dúvida a Cruz erguida sob a Pedra da Gávea e a beira mar,  mergulhados em dois mundos, céu e terra, nós que aqui moramos e trabalhamos.
Enraizando-nos numa espécie de pátria, amando a terra mas olhando para o Criador para adorá-Lo.
A Igreja de São Conrado está erguida como um monumento a memória de nossa própria história, e dando-nos a possibilidade de olharmos para nós e para o passado, repleto de graças.
Impulsionados por tantos acontecimentos que marcaram os anos que passaram, vamos festejar os 2014 anos do nascimento de Jesus com a grandiosa festa dos 100 anos daquela que é sem dúvida o marco maior e postal em forma de monumento, aos olhos de todos os que por aqui passam, a Igreja de São Conrado.
Padre Marcos Belizário Ferreira
Pároco da Matriz de São Conrado




--