quinta-feira, outubro 02, 2014

OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO


Outubro é, para a Igreja Católica no mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação e cooperação em prol da missão universal. O objetivo é despertar a consciência e a vida missionária cristã, e as vocações missionárias.

A ação missionária é essencial para a comunidade cristã. Pelo batismo, o cristão é chamado a se reunir, em comunhão, ao redor de Cristo e participar da sua missão, com o testemunho de vida e o anúncio do Evangelho. 
É convocado a ajudar na criação e na animação das igrejas locais, no esforço para inculturar o Evangelho nas diferentes realidades, a promover o diálogo inter-religioso, a se aproximar dos últimos e a prestar um serviço concreto de caridade.
Associar o Rosário à Missão é a melhor forma de imitarmos Maria, Rainha das Missões, Maria do Sim, torna-se portadora de Cristo onde quer que vai.

Fecundada pelo Espírito, cheia de graça parte em direção ao Templo para consagrar o seu Filho Jesus a Deus, porque sabe que não lhe pertence, é “Filho do Altíssimo”. 
Ouvinte da Palavra, ensina a Jesus a ter no coração os caminhos do Santuário e a fazer da Palavra de Deus o seu alimento.
 Discípula de Jesus, segue-O até a cruz e com Ele permanece em comunhão de sofrimento e de esperança. Mãe de todos acolhe a maternidade dos discípulos e promove a comunhão da Igreja.
Que a Virgem Maria, que acompanhou com solicitude materna o caminho da Igreja nascente, guie os nossos passos também nesta nossa época e nos obtenha um novo Pentecostes de Amor.

“No fundo das palavras Ave Maria, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe.  Nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os atos que compõem a vida de cada indivíduo, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade: os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos.  Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”. João Paulo II.

 A celebração do Dia Mundial das Missões, será em 19 de outubro de 2014, domingo em que o Papa Francisco presidirá a cerimônia de beatificação de Paulo VI, o Pontífice que nos seus mais de 15 anos no trono de Pedro, deu um forte impulso à consciência missionária de todos os membros da Igreja através de seus ensinamentos e viagens internacionais. No mesmo dia será celebrado o encerramento do Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre o tema "Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização."
No início de sua Mensagem para o Dia Missionário de 2014, o Papa Francisco – recorda a agência de notícias Fides - disse que "ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual todos os membros da Igreja são chamados a participar, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu "em saída". O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado para os fiéis de vários continentes se empenharem, com a oração e gestos concretos de solidariedade, no apoio às jovens Igrejas dos territórios de missão. É uma celebração de graça e de alegria".

“No Dia Mundial das Missões, dirijo o meu pensamento a todas as Igrejas locais: Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão. Exorto-vos a recordar, numa espécie de peregrinação interior, aquele «primeiro amor» com que o Senhor Jesus Cristo incendiou o coração de cada um; recordá-lo, não por um sentimento de nostalgia, mas para perseverar na alegria. O discípulo do Senhor persevera na alegria, quando está com Ele, quando faz a sua vontade, quando partilha a fé, a esperança e a caridade evangélica.
A Maria, modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo”. Papa Francisco (Retirado da Mensagem do Dia Mundial das Missões 2014)

----