terça-feira, outubro 28, 2014

ROTARY CLUB RJ SÃO CONRADO ENTREGA DA OUTORGA DE "MÉRITO PROFISSIONAL" AO PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA

A  PRESIDENTE DO ROTARY CLUB GRACIETE FEIJÓ ENDRINGER, VIRGÍLIO MEDINA E DORA SODRÉ COM O PROFISSIONAL DO ANO PADRE MARCOS BELIZÁRIO NA HOMENAGEM DESTA NOITE. ESTAVAM PRESENTES CERCA DE 100 PESSOAS, QUE DERAM UM BRILHO ESPECIAL AO EVENTO QUE OCORREU NAS DEPENDÊNCIAS DO HOTEL ROYAL TULIP, ÀS 20H30, EM SÃO CONRADO, NO DIA 27/10/2014

O lema do Rotary, “Dar de Si antes de Pensar em Si” incentiva a todo rotariano a buscar maneiras de aprimorar a qualidade de vida na comunidade através de projetos humanitários.
A cada ano, o Rotary procura identificar na comunidade, pessoa que vive para servir e não ser servido. Pessoa que acredita que em uma sociedade, a autoridade não é o exercício de poder, mas uma qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum.
E, neste ano, a pessoa que identificamos para receber a nossa homenagem de “Mérito Profissional” é o Padre Marcos Belizário Ferreira, o querido Padre Marcos Belizário de toda Comunidade de São Conrado.
Rotary Club – São Conrado - Rio de Janeiro
Organização dedicada à prestação de serviços humanitários e promoção da boa vontade e paz mundial, que congrega 1,2 milhão de líderes profissionais e comunitários em mais de 200 países e regiões geográficas.
No Rotary a rede global de voluntários é integrada por lideres profissionais, empresariais e comunitários dedicados à prestação de serviços humanitários que incentiva a prática de altos padrões éticos e a promoção da paz e boa vontade no mundo. Mais de 32.000 Rotary Clubs, em mais de 200 países e regiões geográficas, implementam grande variedade de projetos de prestação de serviços, local e internacionalmente, enfocando assuntos como o combate à pobreza, saúde, fome, analfabetismo e meio-ambiente.
 Rotary, Missão - Construir pontes de amizade por meio do companheirismo, fomentando o ideal de servir à comunidade com altos padrões éticos na prestação de serviços humanitários.
Na promoção da Paz - Rotary promove compreensão e interação cultural por intermédio de bolsas educacionais, programas de intercambio e subsídios humanitários, na prevenção de doenças, proporcionando o acesso a água potável e saneamento, melhoria da saúde materna e infantil, a melhoria da educação básica e alfabetização, e as comunidades, ajudando a desenvolver.
Na Erradicação da Pólio -  Em 1985, com o objetivo de imunizar todas as crianças do mundo contra a poliomielite, Rotary lançou seu ambicioso programa Pólio Plus. O espírito de liderança da organização, apoio de voluntários e disponibilidade de verba inicial para a aquisição de vacinas foram os agentes catalisadores que levaram a Assembleia Mundial de Saúde, em 1988, a pregar a erradicação global da doença. 
Os principais parceiros da Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio são: Organização Mundial da Saúde, Rotary Internacional, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, e Unicef. Desde 1988, o resultado desse parceria global foi uma redução de 99% na incidência da poliomielite, a qual está prestes a ser erradicada. Rotarianos já contribuíram com mais de US$650 milhões e inúmeras horas de trabalho voluntário para a causa.
Nos Projetos – Rotary Clubs dedicam a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes participando de atividades humanitárias interculturais educacionais. Subsídios humanitários oferecidos pelo Rotary financiam projetos implementados pelos Rotary Clubs que provêem atendimento e suprimentos médicos, água potável, alimentação, treinamento profissionalizante e educação a milhões de pessoas carentes, especialmente nos países desenvolvidos.
Projetos no Bairro de São Conrado e Leblon- Escola de Informática de Vila Canoas -  Gabinete Dentário de Vila Canoas -  Máquina de Reciclagem Milenia - Escola de Música da Rocinha - Consultório de Investigação de Visão Sub-Normal no Hospital Miguel Couto (2 salas) - Creche Irmão Sol / Irmã Lua. Parceria com o Distrito 5260, Los Angeles, California (Lancaster West) e com os Rotary Clubs RJ Leblon e Flamengo - Centro de Assistência a Crianças da Rocinha.
A Excelentíssima Sra Presidente 
GRACIETE FEIJÓ ENDRINGER
Presidente do Rotary Club Rio de Janeiro, São Conrado e demais membros do Rotary

Conforme muitos sabem Deus em sua Infinita Bondade indicou-me um caminho a ser seguido a partir de julho de 1980 quando por ocasião da visita do  Papa João Paulo II ao Brasil, desejei, senti-me impulsionado para viver uma vida mais íntima com Jesus e sua Igreja. Estasiado   com a multidão no Estádio do Maracanã (na ocasião se falou que cerca de 12 milhões de brasileiros acompanharam o Papa nas ruas, praças e estádios.), decidi que poderia me tornar padre. 
Bem, 34 anos depois estou aqui. 23 anos de ordenação sacerdotal e com um somatório ainda muito breve de experiências de variadas comunidades no Rio de Janeiro.
A chegada ao bairro de São Conrado foi cercada de mistérios, que aos poucos foram se revelando, de ambas as partes daquele que chegava e dos que já estavam. Correram várias notícias, de entre elas: de que o padre que chegaria, seria um padre enérgico, centralizador, que colocaria um fim em muitas “coisas”, sobre esse aspecto eu mesmo não sei o que tem que chegar ao fim se tudo é recomeço. 
Aos meus ouvidos chegavam notícias de uma comunidade pequena mas rica de qualidades, sobretudo de pessoas bem formadas, em nenhum momento chegaram-me notícias negativas da comunidade paroquial de São Conrado o que deixou-me muito animado e até ansioso em logo chegar. E cheguei.
Já são dois anos de trabalho, dos quais um ano foi apenas de observação e de debruçamento sobre a minha nova realidade pastoral, eclesial e política-social. Sem dúvidas São Conrado enquanto bairro é uma síntese do Brasil, da Cidade do Rio de Janeiro, em seus poucos kilometros, temos da beleza exuberante da natureza  aos mais desafiantes problemas sociais que maculam o belo e as vezes até o bom. 

Do fausto a miséria. Da tranquilidade da mata a violência urbana. Do equilibro da natureza, da floresta e fauna ao desiquilíbrio, talvez até do cosmos ao caos no transito, nas obras, na falta de água, na dureza dos que vivem na Rocinha e Vila Canoas, no desmatamento do Joá, chegando até a pior de todas as dores que é a imunização do Amor e assim a desumanização de nós mesmo. 
Da brisa ao poderoso Sudoeste. Da calmaria das marolas ao impacto das ondas revoltas e altas quando se aproximam as frentes frias. Do voo dos pássaros a beleza do voo das asas deltas  que pairam como o Espirito Santo paira sobre nós.
Sobre o trabalho que faço, ou que fiz em passado recente proponho agora uma meditação iluminada pela Palavra de Deus, proclamada ontem, lembrando-nos a nós cristãos ou não cristãos que o AMOR  é o mais sublime e mais importante dos movimentos que fazem crescer e dar frutos. Por causa do amor …...
Por causa do amor nos tornamos mais otimistas, por causa do amor, a vida tem mais brilho, por causa do amor a vida se enche de alegria, e a gente fica menos chato. Em uma palavra, o amor faz a diferença; é a energia mais humana e mais divina que temos dentro de nós. Isto está provado e comprovado cientificamente. Quando se ama, se vive melhor. Este é o resumo de tantas e tantas pesquisas.

Mas, se o amor é tão importante, a ponto de calibrar a vida da gente, onde está a fonte e o fundamento do amor? As religiões sempre propuseram que a fonte do amor encontra-se em Deus. Na religião cristã, o evangelista João não apenas define Deus como a fonte do amor, mas o caracteriza como o amor puro. “Deus é amor”, escreve São João em sua primeira carta.
 O Antigo Testamento propõe que para se alcançar o amor divino é preciso amá-lo. Amar o amor, escrevia Santo Agostinho, é o segredo para entrar no coração divino. Quando dedicamos nosso amor a Deus, ele corresponde ao amor envolvendo-nos no amor. Por isso, nós cremos e sabemos por experiência que a fonte do amor está em Deus. Dizendo melhor, Deus é o amor e nós podemos ser envolvidos pelo amor à medida que o amamos. É assim que Deus se torna proteção e abrigo da vida, como cantava o salmo responsorial, na mesma proporção que o amamos, uma vez que é pelo amor que Deus habita em nossas vidas. Não existe possibilidade de Deus viver em nós se em nós não houver amor. É o amor que atrai Deus para nossas vidas.

O amor a Deus é o maior de todos os mandamentos. Jesus traz a novidade que o amor a Deus se concretiza no amor ao próximo. A gente sabe que ama a Deus e é amado por ele quando somos capazes de traduzir o seu amor em relacionamentos fraternos com os outros. Ou seja, quando somos capazes de concretizar o amor a Deus em amor ao próximo.
 E aqui, a gente entende melhor aquilo que os cientistas comprovaram com seus testes; à medida que a gente ama, à medida que o amor divino vive na vida da gente, na mesma proporção, o amor se traduz em atitudes fraternas para com os outros. É quando o amor se torna concreto no acolhimento do outro como irmão e como irmã. Claro que isso não é mero pieguismo ou uma abstração poética, mas é a realidade de quem vive no amor e começa a perceber que relacionamentos motivados pelo amor se caracterizam em gestos de educação, de gentileza, de agradecimentos, de respeito... 

Atitudes próprias de quem está de bem com a vida, porque quando se cultiva o amor vive-se internamente e espiritualmente harmonizados. Sem amor, a vida vira um inferno dentro do coração e os relacionamentos transformam-se em agressões e brigas.
O amor é incapaz de prejudicar o outro, pois ao outro sempre se fará o bem, uma vez que o amor sempre considera o bem do outro. Poderíamos lembrar aqui o belo hino ao amor, escrito por São Paulo, na carta aos Coríntios, quando diz que o amor é paciente, tudo suporta, não tem inveja e nem ciúme... Quando o amor toma conta de nossas vidas, quando nos deixamos abraçar pelo amor e quando vivemos de modo amoroso, nós nos tornamos mais livres, menos exigentes conosco e com os outros. Isto torna a vida mais leve, mais feliz, com mais otimismo, com menos doenças e com mais alegria. Aprendamos a amar, porque o amor faz bem para a vida e quem ama viver melhor. Amém!

Padre Marcos Belizário Ferreira
Rio de Janeiro 27 de outubro de 2014