quinta-feira, outubro 02, 2014

SANTOS ANJOS DA GUARDA


Neste dia em que fazemos Memória do nosso protetor o Anjo da Guarda, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: “Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!” Nestes dias que antecedem as eleições em nosso país vamos clamar rezando juntos com os Santos Anjos. Sabendo que cada pessoa tem o seu Anjo protetor.
O que diz a Igreja: Anjos da guarda: Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.” Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens unidos em Deus. (Catecismo; CIC n 336).
Pio XISinto que está aqui perto, pronto para me ajudar.
Aos visitantes: 
Cada dia, de manhã e de noite, rezam ao seu anjo da guarda, especialmente nas dificuldades. Aos diplomáticos, missionários e professores: Porque é que pensam que não têm um guia celestial, velando por vocês?  
Aos sacerdotes: Que o Senhor guie o seu caminho e os seus anjos os precedam. Ao seu sucessor, O Papa Pio XII: Ao falar com alguém que está fechado no seu argumento, vá ao seu anjo da guarda e encomende-lhe as suas intenções, peça-lhe que o trate com o anjo da guarda, uma vez que, os anjos estabelecem um entendimento, a conversação com o visitante será mais fácil.

Pio XII: Devemos unir-nos com os santos anjos; devemos formar uma grande família poderosa dado os tempos que se aproximam!
Denunciou na encíclica Humani Géneris, 1950, aos teólogos que duvidavam se os anjos eram pessoas ou os reduziram a muitos ou seres etéreos e ocos. A turistas americanos (1958): Existe outro mundo invisível, real como o nosso que nos rodeia e está rodeado de anjos que viajam com vocês e jogam um papel importante nas vossas vidas. Como Cristo disse às crianças que "os seus anjos contemplam sempre o rosto do meu Pai que está no céu (Mt. 18,10)" assim, quando as crianças se convertiam em adultas, os seus anjos da guarda não os abandonaram, mas permaneceram junto a si.
João XXIII: Tinha uma devoção profunda e familiar com os anjos.
Com simplicidade e naturalidade disse: Confiem nos seu anjo da guarda, os amáveis mensageiros da nossa vontade. Que os anjos, presentes em cada lar, falem do nosso desejo de obter harmonia social, boa moral, a prática da caridade, paz entre as nações. Aos pais de família: Ensinem aos vossos filhos que nunca estão sozinhos, que um anjo está ao seu lado. Ensinem-lhes como ter uma conversa sincera com o anjo, que é um bom conselheiro e intercede por vocês e os ajuda nas suas necessidades. 
É consolador sentir este protetor especial perto de nós, ele fomenta a nossa intimidade com Deus como professor de ascetismo e misticismo e guia-nos ao Altíssimo. Eu ofereço a oração Anjo de Deus, que és meu protetor... pelo menos cinco vezes por dia e frequentemente falo espiritualmente com ele, isto proporciona-me sempre serenidade e paz.
"... do mesmo modo, o Pai dos céus encarregou os Santos Anjos de solicitamente nos ajudar e proteger durante nossa viagem rumo à Pátria celestial, para cada um de nós poder evitar os ardis, dominar as paixões e, guiados por eles, nunca abandonar a via reta e segura que conduz ao Paraíso".  (Discurso de 2 de outubro de 1960)

Salmo 91 (90) - 'Pois deu aos seus anjos a ordem de proteger-te em todos os teus caminhos. Nas suas mãos lhe hão-de colocar para que não tropece o teu pé em nenhuma pedra'.
Olhando a multidão de peregrinos, eu costumava pensar igualmente na numerosa multidão de anjos da guarda, presentes na praça. O Papa João atribuiu a ideia de convocar o Concilio Ecumênico (Vaticano II) a uma inspiração do seu anjo da guarda.
Paulo VI - Testemunhou (no seu Credo) Os anjos e os bem-aventurados no céu estão associados em 'diferentes graus' no governo divino do mundo, os santos intercedem em favor dos homens, enquanto os Anjos da Guarda não só oram e intercedem pelos homens mas também atuam neles e intervêm diretamente" Que os anjos inspirem nas nações aos nossos líderes, planos de paz.
Em 1970 aprovou a festa dos anjos de guarda 
(2 de Outubro).

João Paulo I (Papa por 33 dias)Como Bispo de Veneto: Os anjos são grandes estranhos nestes tempos. É necessário falar muito sobre eles como ministros da Providência no governo do mundo e dos homens. Desenvolvam uma relação íntima com eles.

João Paulo II -  Defendeu magnificamente a doutrina da Igreja sobre os anjos. Em seis semanas de catequese (Julho-Agosto de 1986).
O seu ensino claro e pormenorizado abrange todas as fases: criação dos anjos, natureza espiritual, inteligência e vontade, liberdade, poder, solicitação, tarefas no universo, nas nações, em cada indivíduo; referiu-se ás Sagradas Escrituras, a Tradição e ensino da Igreja através dos tempos. Falou dos anjos caídos, na permanência eterna no 'pecado escolhido' que são mentirosos cósmicos e assassinos, e na vitória de Cristo sobre eles.
A Igreja está convencida de que Deus confiou nos anjos um mistério em favor do seu povo. Portanto, a Igreja confessa a sua fé nos Anjos da Guarda, venerando-os com festas adequadas e recomendando o recurso a sua proteção através da frequência da oração.

Papa Francisco em Santa Marta (02/10/2014) - "Todos nós, de acordo com a tradição da Igreja, temos um anjo conosco, que nos protege, faz-nos ouvir as coisas. É a voz deste nosso companheiro de viagem. Estejamos seguros que ele nos levará até ao fim da nossa vida com os seus conselhos e, por isso devemos escutar a sua voz e não rebelando-nos…" 
“Ninguém caminha sozinho. Eu, hoje, faria a pergunta: como é a relação com o meu anjo da guarda? como é a relação com este anjo que o Senhor enviou para guardar-me e acompanhar no caminho, e que vê sempre o rosto do Pai que está nos céus"

Santa Teresinha do Menino Jesus -  (Peça teatral intitulada, “A fuga para o Egito”)
"Bem sei que nunca o viste, porque o Anjo ao teu lado é invisível, todavia, ele está aí e é tão real como eu mesma. 
 É graças às suas inspirações celestes que sentistes o desejo de conhecer a Deus e de vê-l'O aproximar-Se de vós. Todo o tempo do vosso exílio na terra, essas coisas serão mistério para vós, mas quando o tempo acabar, vereis o Filho de Deus na Sua majestade, vindo sobre as nuvens do Céu acompanhado de todas as Suas legiões de Anjos" 
Ao fim, Teresinha nos dá a entender que, durante a sua "carreira" de bandido, o Anjo da Guarda de Dimas guardou-lhe fidelidade e ajudou-lhe a reconhecer finalmente a Divindade de Cristo na Cruz e a ter ânsia de ir para Deus, de maneira que, no último momento, com a ajuda do Santo Anjo ele conquistou o Céu e se tornou o Bom Ladrão.

Santo Agostinho nos ensina que “Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o nome do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito, pelo que faz, é anjo.” Traduzindo, em sua etimologia, a palavra anjo significa enviado, mensageiro. Os anjos são seres espirituais que habitam o mundo invisível e que tem por missão nos conduzir a Deus.  
 São Basílio, ensinava: “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.”
E a Epístola aos Hebreus (Hb. 1,14), nos descreve que os anjos “são espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação.”
Os anjos semeiam boas sugestões para que possamos acolher ao Bem e rejeitar ao mal. Eles nos defendem das seduções oriundas do mal. Como nos ensina, Santo Josemaría Escrivá: “Recorre ao teu anjo da guarda na hora da provação, e ele te protegerá contra o demônio e te dará santas inspirações.”

No Antigo Testamento há uma belíssima referência aos Santos Anjos. Tendo em vista, a entrada do Povo eleito em Canaã, a Terra Prometida , Deus lhes faz algumas promessas e instruções: “Vou enviar o meu anjo à tua frente para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que preparei para ti.
Respeita-o, e se ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que Eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos e afligirei os que te afligem. O meu anjo caminhará à tua frente...” (Êxodo 23,20-30).
Dos Sermões de São Bernardo, abade
Eles te guardem em todos os teus caminhos
"A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos (Sl 90,11). Louvem o Senhor por sua misericórdia e suas maravilhas para com os filhos dos homens. Louvem e proclamem às nações que o Senhor agiu de modo magnífico a favor deles. Senhor, que é o homem para que assim o conheças? Ou por que inclinas para ele teu coração? Aproximas dele teu coração, enches-te de solicitude por sua causa, cuides dele. Enfim, a ele envias o teu Unigênito, infundes o teu Espírito, prometes até a visão de tua face. E para que nas alturas nada falte no serviço a nosso favor, envias os teus santos espíritos a servir-nos, confias-lhes nossa guarda, ordenas que se tornem nossos pedagogos.
A teu respeito, ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Esta palavra quanta reverencia deve despertar em ti, aumentar a gratidão, dar confiança. Reverencia pela presença, gratidão pela benevolência, confiança pela proteção. Estão aqui, portanto, e estão junto de ti, não apenas contigo, mas em teu favor. Estão para proteger, para te serem úteis. Na verdade, embora enviados por Deus, não nos lícito ser ingratos para com eles, que com tanto amor lhe obedecem e em tamanhas necessidades nos auxiliam.
Sejamos-lhes fiéis, sejamos gratos a tão grandes protetores; paguemos-lhes com amor; honremo-los tanto quanto pudermos, quanto devemos. Prestemos, no entanto, todo o nosso amor e nossa honra àquele que é tudo para nós e para eles; de quem recebemos poder amar e honrar, de quem merecemos ser amados e honrados.
Assim, irmãos, nele amemos com ternura seus anjos como futuros co-herdeiros nossos, e enquanto esperamos nossos intendentes e tutores dados pelo Pai como nossos guias. Porque agora somos filhos de Deus, embora não se veja, pois nada estamos sob tutela quais meninos que em nada diferem dos servos.
Aliás, mesmo assim tão pequeninos e restando-nos ainda uma tão longa, e não só tão longa, mas ainda tão perigosa caminhada, que temos a temer com tão poderosos protetores? Eles não podem ser vencidos, nem seduzidos, e ainda menos seduzir, aqueles que nos guardam em todos os nossos caminhos. São fieis, são prudentes, são fortes; por que trememos de medo? Basta que sigamos, unamo-nos a eles e habitaremos sob a proteção do Deus do céu".
Em nossa caminhada em direção à Jerusalém celeste, Jesus Cristo está conosco e nos concede inúmeros auxílios: o Espírito Santo, os sacramentos, a intercessão de Nossa Senhora e o auxílio dos anjos. Em oração, saibamos pedir ao Cristo, cantando: “Envia Senhor os teus anjos pra nos resgatar, pra nos proteger de todo mal, para nos guiar, Senhor... Manda teus anjos sobre nós e abençoa a todos os que esperam em vós. Manda teus anjos pra nos ensinar a te louvar e glorificar.”
Que Deus fortaleça a nossa fé para que possamos conviver com o nosso Anjo da Guarda. Que possamos dizer com convicção: 
“Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.”

Radio Vaticano - Canção Nova - Arautos
Luz da Vida - Santos Anjos da Guarda
Catecismo da Igreja Católica