sábado, dezembro 26, 2015

NATAL DE JESUS, MISSA DA VIGÍLIA



O Senhor nasceu!
 A Misericórdia veio ficar entre nós!



Natal e misericórdia

É com muita alegria que saúdo a cada um de vocês com um feliz, santo e abençoado Natal. Saúdo igualmente todas as famílias que compõem nossa comunidade com um feliz e santo Natal, na esperança que a celebração do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo seja o início de um novo nascimento, de novas vidas em todas as famílias. Saúdo igualmente com votos de feliz Natal os doentes de nossa comunidade, aquelas pessoas que vivem na solidão, sem ninguém por perto para partilhar a alegria do Natal. E, uma saudação muito especial de feliz Natal, repleta de alegria e festa para as nossas crianças, que tanto se identificam com a imagem do Menino Jesus. Feliz Natal a todos. Deste Natal tão especial porque o celebramos no contexto do Ano Santo da Misericórdia. Um Natal que, como diz São Paulo escrevendo a Tito, pelo nascimento de Jesus acontece a manifestação da misericórdia divina para com toda a humanidade. Misericórdia, não somente no sentido de sentimento de dó, de piedade, de compaixão emotiva, mas misericórdia como atitude divina que se movimenta, que vem até nós para nos oferecer a sua vida e nos salvar.





O símbolo da luz

Convido a refletirmos o Natal deste ano de 2015 com um dos símbolos mais presentes nas decorações natalinas: a luz. O Natal tem a força de iluminar as cidades, iluminar o comércio, iluminar nossas casas e nossa Igreja. Tudo isso, toda essa inundação de luzes tem uma única fonte: Jesus Cristo a luz de Deus acendida entre nós. Ele, Jesus, é a luz do alto que nos visita para iluminar a terra e iluminar a humanidade. Ele, Jesus, é a luz nova para iluminar nossas vidas. Quando admiramos as luzes de todas as cores, colocadas em nossas cidades e em nossas casas, podemos entender como a cidade, como nossas famílias seriam mais felizes e mais brilhantes se fossem iluminadas com a luz de Jesus. Por isso, o Natal é a festa da luz. Daquela luz que Jesus traz para a terra, que oferece a cada um nós e que, a exemplo dos pastores, pede que testemunhemos aos outros como esta luz tem capacidade de transformar a sociedade e a vida de cada pessoa. O Natal contém também o compromisso de acender esta luz divina em nossas famílias, em nossas escolas, em nossa sociedade.



Admiração e fé

Cada vez que contemplamos as luzes natalinas em nossas cidades, em nossas casas e aqui na igreja, nasce espontaneamente a admiração. Também os pastores se admiraram diante do presépio e da luz que os anjos derramaram sobre eles, no anúncio do Nascimento de Jesus. Admiração! Eis outra palavra que nos ajuda a compreender a beleza e a simplicidade do Natal. Os pastores, depois de se admirarem diante do mistério do presépio, passaram a crer e a anunciar o Nascimento de Jesus em toda a parte. Admiração e fé. Dois convites que recebemos neste Natal que hoje celebramos. Convites que pedem, e até exigem, que deixemos por algum momento as festividades, que, merecidamente, realizamos, para entrarmos no silêncio e contemplar admirados o Mistério de Deus que se faz homem e nasce na pobreza de um presépio. O Natal pede um momento de contemplação, um momento de silêncio, para que possamos admirar o mistério do Nascimento de Jesus e aumentar a nossa fé.



Três palavras: misericórdia, luz e admiração

Para concluir vou retomar as três palavras que nortearam nossa reflexão, neste Natal de 2015: misericórdia, luz e admiração. Natal iluminado pela misericórdia, Natal que se admira da misericórdia divina em favor da humanidade que vive na miséria do pecado e, pelo Natal, Deus estabelece um novo relacionamento com seu povo, para que o povo viva iluminado pelo amor e pela fraternidade. Luz. Natal é a festa da luz, da luz divina trazida por Jesus Cristo, de onde o Natal ser um convite para acolher a luz divina em nossas vidas pessoais, em nossas famílias, em nossa comunidade e em toda a sociedade. É preciso iluminar a vida com uma luz diferente de tantas luzes que iluminam a sociedade; nós propomos e queremos acender a luz de Jesus entre nós. Admiração. Natal como convite para que cada um de nós cresça na fé admirando o que Deus realiza para nos salvar. Admirar também a simplicidade do presépio, como fizeram os pastores; admirar o Nascimento de Jesus, como sua Mãe que guardava todas as coisas em seu coração; admirar o mistério do Natal, para que sua espiritualidade nos torne sinceros e verdadeiros ao desejar a todos que encontramos: feliz e abençoado Natal. Amém!




ORAÇÃO DIANTE DO PRESÉPIO 
Para ser rezada em casa, com os familiares e amigos. Senhor, hoje é vosso Natal! Nascestes e, por isso, nós acreditamos no amor, na paz, na fraternidade. Vós sois o AMOR! Que vossa presença nos faça crescer na união, na bondade, no amor que constrói. Vós sois a PAZ! Que vossa Verdade nos confirme no bem, na nobre missão de semear a paz. Vós sois de todos o IRMÃO! Fazei-nos dilatar nosso coração numa fraternidade que não se rompe. Disponde-nos ao perdão que não tem limites. Abri nossos lábios e nossas mãos para distribuir amor, paz, fraternidade. Amém. Em seguida todos partilham um gesto de paz.