sexta-feira, abril 14, 2017

MISSA NA CEIA DO SENHOR E LAVA-PÉS 2017



Celebrar o Tríduo Pascal com a Cruz 

Iniciamos com esta celebração o Tríduo Pascal, no qual a Igreja faz memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus em três celebrações: hoje, a de Sexta-feira Santa e a do Sábado Santo. É um tempo especialíssimo para a Igreja e também especial para todos nós, discípulos e discípulas de Jesus Cristo. No Domingo de Ramos, dizíamos que celebraríamos a Semana Santa deixando-nos iluminar pela Cruz de nosso Salvador, Jesus Cristo. O mesmo queremos fazer com o Tríduo Pascal: iluminar as celebrações, especialmente hoje e amanhã, com a luz da Cruz de Jesus Cristo. A antífona de entrada desta nossa celebração dizia que a Cruz é a nossa glória. Cantava que é nossa glória, porque nela está a nossa vida e a nossa ressurreição. Está a nossa Salvação. 


Eucaristia e Cruz 

Com a celebração de hoje, queremos entender a importância de colocar a Cruz de Jesus Cristo no centro de nossas vidas. A Cruz sempre está no centro de nossas vidas, porque em todas as Eucaristias nós celebramos o memorial da Morte de Jesus Cristo na Cruz, e a sua ressurreição. É da Cruz que aprendemos a grandeza do amor fraterno, do “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Amar entregando a vida de modo total. Em nenhuma Missa se repete o sacrifício de Jesus Cristo, na Cruz, porque o sacrifício de Jesus aconteceu uma vez para sempre e nunca mais se repetirá. Contudo, a Missa tem uma ligação íntima, profunda e direta com o sacrifício que Jesus ofereceu na Cruz. Por meio da Missa nós participamos (tomamos parte) da Salvação que Jesus Cristo realizou em nosso favor, na Cruz. Realizamos aquilo que Jesus disse na Última Ceia: “fazei isto em memória de mim”. Fazemos memorial, atualização do sacrifício da Cruz. Isto também é simbolizado pela Cruz que colocamos próxima do altar. 


Entrega da vida como serviço 

Quanto ao sentido que Jesus dá à sua Morte de Cruz, este se encontra no Evangelho que acabamos de ouvir. Antes da morte na Cruz, ele celebrou a Páscoa com os seus discípulos, na “Última Ceia”. Bem que poderia chamar-se “Primeira Ceia”, pois foi a primeira vez Jesus oferece seu Corpo e seu Sangue no Pão e no Vinho. Aqui está o primeiro sentido: oferecer a vida como alimento. Sua morte de Cruz foi o oferecimento de sua vida para alimentar a nossa vida humana. O segundo sentido está no lava-pés. No gesto de lavar os pés de seus discípulos, ele ensina que sua morte na Cruz é um serviço, pelo qual somos batizados no seu Sangue, quer dizer na sua vida. É o que diz a Pedro: “para terdes parte comigo”. Cada vez que celebramos a Eucaristia, portanto, somos alimentados com a vida divina e o próprio Jesus está entre nós para nos servir, oferecendo-nos a vida plena. Se tudo isso é grandioso, muito mais grandioso isso se torna quando vivemos aquilo que comungamos aqui na Eucaristia através do amor fraterno. Amém! 













































Trasladação do Santíssimo Sacramento

















Desnudação do presbitério e da igreja