terça-feira, abril 18, 2017

DOMINGO NA PÁSCOA DE JESUS



A Páscoa de Jesus Cristo não é uma festa ou uma solenidade litúrgica como as outras; é a festa e a solenidade primordial, sem a qual a Igreja simplesmente não existiria. De fato, o que aconteceu naquele “primeiro Dia da semana, bem de madrugada” (Evangelho) foi algo totalmente novo: Jesus ressuscitou dos mortos. A partir de então, a Igreja proclama, na Liturgia, na evangelização, nas pastorais, em todas as suas atividades, a vitória da vida sobre a morte. Ilumina com a luz da Ressurreição um novo caminho para a humanidade


A força da fé na Ressurreição 

Feliz Páscoa a você, meu irmão e irmã, que juntos partilhamos a mesma alegria da Ressurreição do Senhor. Feliz Páscoa a você que ainda não consegue crer o suficiente, embora saiba que a Ressurreição de Jesus trouxe vida nova também a você. Feliz Páscoa a você que ama a vida, que vibra com a vida, porque ajuda tantos irmãos e irmãs a sentirem em suas vidas a alegria de comungar a Ressurreição do Senhor. Feliz Páscoa a você que é capaz de perceber a importância da Ressurreição de Jesus para toda a humanidade e para toda a terra. Por isso, a celebração de hoje é diferente. O Domingo de hoje é mais alegre. É um Domingo feito para a alegria, para a festa e para a ação de graças. Onde estivermos e com quem estivermos, hoje, saudaremos nossos amigos e familiares com os votos de Feliz Páscoa. Isto significa dizer: Feliz Ressurreição, feliz vida nova, vida que vem de Jesus ressuscitado. Significa desejar a força da vida divina na vida do outro. Um dia de festa porque a morte foi derrotada e a vida ressurgiu nova. 


Ressurreição e nova realidade da vida 

A Páscoa da Ressurreição de Jesus trouxe uma nova realidade a todos nós. Não temos mais sobre nós a ameaça da morte eterna. Como criaturas, estamos sujeitos à velhice e à morte do nosso corpo, mas nossa vida continuará viva eternamente, porque Jesus destruiu a morte e deu-nos a esperança e a certeza da vida que nunca mais terminará. Quem comer e quem beber desta Páscoa, quem transformar sua vida numa nova Páscoa, viverá para sempre. Esta é a nossa fé e, portanto, esta é também a certeza confiante que celebramos neste Domingo Pascal. É uma confiança que coloca em nós uma responsabilidade: transformar os sinais de morte que estão em nosso meio em fonte de Ressurreição. É o que ouvimos na 2ª leitura, sendo convidados a revestir nossas vidas com uma vida nova, com novos valores, com mais entusiasmo e menos reclamações, com mais otimismo e menos desconfiança e pessimismo. 


A Ressurreição aponta para um tempo novo 


Um tempo novo, um mundo novo, uma vida nova. Tudo aponta para a destruição do antigo e ressalta a força do novo, da vida nova feita com esperança e com a fé de que a morte não tem nenhum domínio sobre nós. Como Pedro, como Maria Madalena, como João somos convidados a ir ao túmulo vazio para ser testemunhas dessa vida nova onde quer que estejamos. Como Pedro que foi levar o batismo ao centurião romano, um pagão, assim somos enviados àqueles locais e àquelas pessoas que não conhecem a alegria da vida por se deixarem envenenar pelos beliscões da morte, tais como amarguras, mágoas e outros sofrimentos que impedem a alegria de viver. É desse modo que queremos partilhar a alegria da Ressurreição de Jesus. É testemunhando a alegria da vida e do viver que condenamos tudo o que ameaça a vida e pode produzir morte. O Senhor ressuscitou, viva a vida de modo feliz para sentir o sabor da vida nova em seu coração, da vida que vem da Ressurreição de Jesus. Feliz Páscoa.