segunda-feira, abril 17, 2017

MISSA DA VIGÍLIA PASCAL





Homília

As cruzes do Tríduo Pascal

Quero iniciar minha reflexão pascal, com os votos de feliz Páscoa a toda a comunidade e especialmente a cada um que aqui se encontra para juntos celebrarmos esta solene Liturgia da Vigília Pascal. Todas as celebrações do Tríduo Pascal foram iluminadas pela Cruz de Jesus Cristo. As reflexões contemplaram a mesma Cruz de Jesus com três olhares diferentes. Iniciamos, na Quinta-feira Santa, contemplando a Cruz de Jesus como o altar onde ele oferece sua vida pela nossa Salvação. Um altar que continua presente em todas as Eucaristias celebradas no mundo. Ontem, na Sexta-feira Santa, contemplamos a Cruz do sofrimento de Jesus. Uma Cruz que marca também o sofrimento de milhares e milhares de pessoas, no mundo inteiro. Continua sendo o mesmo Cristo sofredor em tantos irmãos e irmãs sofredores. Por causa da Cruz de Jesus todos os que sofrem podem contar com o alívio da presença divina. Hoje, na Vigília Pascal, contemplamos a Cruz iluminada pela Ressurreição de Jesus. 



A Cruz iluminada da Páscoa

Hoje, também, com alegria, nós anunciamos ao mundo inteira, em todos os cantos da terra, a mesma notícia: Jesus ressuscitou! E o que ele deixou para nós com a sua Ressurreição? Deixou-nos uma Cruz iluminada com o esplendor da vida nova que vem da Ressurreição. Hoje, ao contemplar a Cruz luminosa, percebemos que o crucificado não se encontra mais pendido naquele madeiro. Por causa da Ressurreição de Jesus, a Cruz deixou de ser um local de sofrimento e tornou-se uma fonte da vida em plenitude. A Cruz deixou de ser um local da violência matadora de vidas, para se tornar um local que ressuscita a vida de quem se ilumina com a sua luz. A contemplação da Cruz iluminada de Jesus, depois da sua Ressurreição, nos faz compreender que ela se tornou um troféu da vitória da vida sobre a morte. 

Fé e esperança na Cruz iluminada 


Contemplando a Cruz iluminada pela vitória da Ressurreição, compreendemos que aquele local onde esteve pendido o corpo de Jesus continuará sempre vazio, porque ele passou pela noite da morte e a venceu na manhã da Ressurreição. Contemplando a Cruz iluminada da Ressurreição, compreendemos que nenhum ser humano é destinado a padecer no sofrimento, porque Jesus passou pelo sofrimento, inclusive pelo sofrimento mais profundo e mais violento, aquele provocador da morte. A quem vive no sofrimento, a Cruz iluminada pela Ressurreição de Jesus pede somente uma atitude: aquela de crer e de esperar em Deus. Pede a fé e a esperança. Assim como Jesus teve fé em Deus, a ponto de confiar nele e colocar nele toda a esperança da sua vida, assim quem vive a experiência da Cruz não pode apagar a fé e a esperança, pois elas iluminam a expectativa da vida nova, marcado pela Ressurreição de Jesus. Feliz Páscoa e muita luz da Ressurreição de Jesus na sua vida e na vida de vossas famílias. Feliz Páscoa!


Benção do Fogo


Ó Deus, que pelo vosso Filho trouxestes àqueles que creem o clarão da vossa luz, santificai este novo fogo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por Cristo, nosso Senhor. 

Amém.











Preparação do Círio









Proclamação da Páscoa







Liturgia da Palavra










Hino de Louvor











Liturgia Batismal 












Liturgia Eucarística
Procissão das ofertas com a entrega dos Santos Óleos 












Primeira Comunhão de um membro da Comunidade Paroquial