sábado, novembro 02, 2019

FINADOS









1 – Nós não somos eternos

A celebração que participamos ajuda-nos a lembrar um fato muito importante da nossa vida: lembrar que não somos eternos, que não viveremos para sempre neste mundo. Para muitas pessoas esta é uma realidade difícil e muitos têm dificuldade de aceitá-la. Todos temos medo da morte, mas quem vive sem fé e sem esperança em Deus, bem mais que medo, o pensamento da morte torna-se pavoroso. Mas, para quem crê e vive na esperança de Deus, até mesmo a morte pode ser transformada em canção de vida; em canção de esperança feliz. “O que é belo não morre: transforma-se em outra beleza”, diz o poeta. A nossa vida, quando é vivida na beleza da fé, na beleza da esperança, transforma-se em outra beleza maior, a beleza da vida divina em nós.



2 – A esperança é a grande força da vida

Hoje, podemos falar da beleza da vida divina em nossa vida porque a morte foi vencida por Jesus Cristo, na sua Cruz. São Paulo, na 2ª leitura, explica que fomos resgatados, fomos salvos da morte pela Cruz de Jesus Cristo. Nós que cremos, não precisamos ter a preocupação de como será depois da morte, porque pela nossa fé, Deus nos promete a vida eterna e por isso, hoje, celebramos a beleza da vida divina que nos é prometida já neste mundo e, igualmente, depois da morte. Por isso, hoje, não estamos celebrando a morte, mas a fé e a esperança que um dia veremos o rosto de Deus, como dizia Jó na 1a leitura. É a mesma esperança e a mesma fé que cantamos no salmo responsorial: “espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!” Pela nossa fé e pela nossa esperança, não vivemos para terminar no nada, mas vivemos com a certeza que somos destinados para eternidade e para participarmos da vida divina.



3 – Uma prece pelos finados

Nesta celebração que carinhosamente rezamos pelos falecidos de nossas famílias, por nossos amigos falecidos e pelas almas mais necessitadas, somos convidados a pensar com muito carinho no valor da nossa vida. Valorizar as pequenas coisas, por mais simples que sejam, é um jeito de viver intensamente cada momento. Não vale a pena seguir a lógica dos violentos, que sempre querem brigar, sempre querem ter razão; são arrogantes em seu modo de ser e vivem insatisfeitos e infelizes. Nós vivemos e iluminamos nossas vidas pela dinâmica do amor, que se manifesta pela fé e pela esperança. É por causa do amor e por crer na vida eterna que hoje elevamos a Deus uma prece aos falecidos, especialmente por aqueles que precisam da oração da Igreja para participar plenamente da luz eterna. E rezemos também por nós, suplicando a graça de ter uma morte serena na fé e na esperança de viver eternamente com Deus. Rezemos pelos nossos falecidos e deixemos que esta celebração faça crescer em nós a força da fé e da esperança em nossos corações. Amém!