terça-feira, novembro 26, 2019

SOLENIDADE DE SÃO CONRADO DE CONSTANÇA









O Welf Konrad nasceu por volta do ano 900. Ele recebeu sua educação espiritual no capítulo da catedral de Constança , entrou na comunidade canônica e foi eleito em 934 por seus co-cânones e sob a influência do bispo de Augsburgo, Ulrich von Augsburg (923-973), como bispo de Constança.

No seu exercício como bispo e, portanto membro, da igreja imperial otoniana, encontramos São Conrado pelo menos esporadicamente nas relações com o reino de Otto I, o Grande (936-973).São Conrado participou da peregrinação a Roma e da coroação imperial do governante no inverno 961/962.
Noutras viagens São Conrado retorna a Roma e Jerusalém , onde ele fez três peregrinações. Entre outras coisas, elas serviram para trazer relíquias. As inspirações de Roma e Jerusalém determinaram o programa de construção que o bispo executou em sua cidade, no período romano. As basílicas patriarcais de Roma serviram de modelo para a fundação da igreja: em frente à cidade, São Conrado construiu a Paulskirche de forma análoga a São Paulo Fora dos Muros e igreja de São João construída de acordo com São João de Latrão, ele também renovou a Laurentiuskirche (mais tarde capela do conselho de São Lourenço, que não existe mais hoje). Sob a impressão de suas peregrinações a Jerusalém, ele mandou construir a rotunda das Maurícias como uma réplica da Igreja do Santo Sepulcro , que poderia servir como um destino de peregrinação regional.

A homenagem aos santos Maurício e Lourenço - este último foi o dia do santo (10 de agosto) da famosa batalha em Lechfeld de 955 - também apontam para o Império Franconiano-Alemão Oriental . O imperador Otto I agradeceu a São Conrado em um documento datado de 21 de fevereiro de 962, poucos dias após sua coroação como imperador, aprovando a construção da catedral. A comemoração relacionada revelou os laços estreitos entre bispo e o imperador, culminando com a permanência de Otto na cidade episcopal de Conrado, em agosto de 972, e no festival Pelagius, no dia 28 deste mês.

Como se deu a devoção e a canonização de São Conrado de Konstanz?

A devoção a São Conrado data dentre 1084 a 1110, a ele foi oferecido um culto local pois seus ossos foram transladados para a igreja de São Mauricio, catedral recém-construída. Havia por parte de Ulrich I (1111 – 1127) um interesse de estabelecer devoções regionais, segundo “a sagrada vita” podemos ler relatos de curas e resgates milagrosos atribuidos a São Conrado , que foram apresentados a santa sé em Roma, e ao Papa Calisto II (1119 – 1124) . Em março de 1123, foi decidida a canonização de Conrado de Konstanz pelo Conselho Lateranese


A canonização "real" ocorreu no magnus conventus , o "grande encontro" em Constança, no final de novembro de 1123, com a participação de três duques, muitos condes, clérigos, abades e monges e muitos fiéis no dia 26 de novembro, o dia da  morte de Conrado de Konstanz , em uma elaborada celebração litúrgica, os ossos do santo foram enterrados em um novo santuário e venerados. No entanto, as relíquias de Constança foram destruídas no tempo da Reforma . O crânio porém foi conservado e está na Konstanz Münster .  



   Abadia de St. Gallen, na cidade de São Galo na Suíça.



A Abadia de São Galo foi, durante um longo período de tempo, na Idade Média, uma das principais abadias Beneditinas da Europa. Está localizada na cidade de São Galo, na actual Suíça.






Igreja Münster em konstanz na Alemanha.