sexta-feira, novembro 02, 2012

DIA DE FINADOS

"NO EVANGELHO DE HOJE, JESUS, NA PREGAÇÃO DO JUÍZO, NOS REMETE À RESPONSABILIDADE PELO PRÓXIMO."

Homilia Padre Marcos Belizário
Nós cristãos falamos do AMOR, repetimos constantemente que o amor é critério último de toda a atitude e comportamento. 
Afirmamos que a partir do amor será pronunciado o juízo definitivo sobre todas as pessoas.O importante é ajudar os que têm necessidade de nós.
A maioria de nós cristãos, sentimo-nos satisfeitos e tranqüilos porque não fazemos nenhum mal especialmente grave.
Esquecemo-nos de que, segundo a advertência de Jesus, estamos preparando o nosso fracasso final sempre que fechamos os olhos às necessidades dos outros, sempre que nos esquivamos de qualquer responsabilidade que não seja em benefício próprio.
No Evangelho de hoje, Jesus, na pregação do juízo, nos remete à responsabilidade pelo próximo. 
Jesus não deseja nos causar medo através de suas parábolas ou de palavras que, muitas vezes, parecem ser duras.
Pelo contrário, ele pretende “sacudir”, nos fazer sair finalmente do sono e começar a viver de verdade, com sobriedade, alertas, abertos para aquilo que há para ser feito hoje, abertos para as pessoas ao nosso redor , sobretudo, para os pobres e necessitados.
A mensagem de Jesus pretende nos inquietar de modo positivo. Não obstante, não podemos, de uma hora para outra, simplesmente nos levantar e dizer: “eu cumpro todos os mandamentos. Ou seja, nada pode me acontecer. Deus, então me dará o céu”. 
A colocação de Jesus contra esse tipo de “consciência de segurança” - que aborrece, extenua e insensibiliza as pessoas – é o que nos deixemos determinar, cada vez mais, pelo Espírito de Deus, pelo Espírito de amor e da solidariedade.
Esse amor nos mantém em movimento, com ele, e jamais chegamos ao fim.

FONTECf “ O que vem após a morte ?” Anselm Grun Ed Vozes , Petrópolis , RJ
&  O Caminho aberto por Jesus , José Antônio Pagola , Gráfica Coimbra 2


ORAÇÃO
“DEUS DE AMOR, DE BONDADE E DE COMPAIXÃO, MARCADOS PELA SAUDADE DAQUELES QUE SE FORAM,VOLTAMOS PARA VÓS NOSSO CORAÇÃO, 
REPLETO DE TRISTEZA, MAS TAMBÉM DE ESPERANÇA. SABEMOS QUE A MORTE NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE NÓS. VOSSO FILHO JESUS, RESSURGINDO DOS MORTOS, DEU A VIDA A TODO SER HUMANO. NÓS CREMOS NA VIDA E NÃO NA MORTE. POR ISSO, PAI SANTO, QUEREMOS AGRADECER POR TUDO DE BOM QUE NOS DESTES NELES.
 QUE SUA MEMÓRIA PERMANEÇA ENTRE NÓS COMO UMA BÊNÇÃO. PERDOAI-LHES OS PECADOS, ACOLHEI-OS JUNTO A VÓS E CONSOLAI NOSSO CORAÇÃO COM A ESPERANÇA DA VIDA QUE NÃO SE ACABA.” AMÉM.