É CONFIRMADA A PRESENÇA DO REINO DE DEUS ENTRE NÓS. O REINO ESTÁ PERTO ASSIM COMO O MEU PRÓXIMO ESTÁ
PERTO DE MIM. A COMUNHÃO E A SOLIDARIEDADE COM MEU PRÓXIMO SÃO A ENTRADA NO
REINO.
Este texto, que faz parte do discurso escatológico
atribuído a Jesus, tem sua origem na tradição apocalíptica do Primeiro
Testamento, tendo surgido dentro das comunidades cristãs primitivas formadas
por convertidos do judaísmo, os quais, até os primeiros anos da década de 80,
eram frequentadores das sinagogas.
Na primeira leitura de hoje, do Livro de Daniel, temos um texto de caráter
apocalíptico, caracterizado por sinais de destruição violenta e angústia, que
precedem um juízo final discriminatório e excludente, característico de autores
que se consideram justos e santos, privilegiados pela "eleição
divina".
IGREJA DE SAINT GERVAIS - ST PROTAIS - PARIS - FRANÇA |
A expressão "filho do homem" (no grego: hyos
anthrôpou; no hebraico: ben-'adam) aparece muitas vezes no Antigo Testamento,
indicando a condição humana de maneira genérica. No profeta Ezequiel a
expressão é aplicada de modo personalizado (93 vezes) ao próprio profeta na sua
fragilidade, comum dos mortais. Uma única vez a expressão aparece no livro de
Daniel, vindo nas nuvens com poder e glória (Dn 7,13).
Jesus, inúmera vezes, aplica a si mesmo este título de "filho do homem" para indicar sua simples condição humana, contrapondo-se à figura messiânica davídica gloriosa esperada pelo povo judeu. Na referência ao filho do homem vindo sobre as nuvens, pode-se ver a alusão à dignificação do humano, assumido na condição divina e na vida eterna pela encarnação de Jesus.
Jesus, inúmera vezes, aplica a si mesmo este título de "filho do homem" para indicar sua simples condição humana, contrapondo-se à figura messiânica davídica gloriosa esperada pelo povo judeu. Na referência ao filho do homem vindo sobre as nuvens, pode-se ver a alusão à dignificação do humano, assumido na condição divina e na vida eterna pela encarnação de Jesus.
Depois da descrição dos abalos cósmicos, que
simbolizam a violência característica dos poderes deste mundo, é confirmada a
presença do Reino de Deus entre nós, como escatologia já realizada com a
chegada do Filho do Homem, Jesus.
Em conclusão ao discurso escatológico, temos a parábola da figueira, que é apresentada nos três evangelhos sinóticos, seguindo-se as advertências sobre a necessidade de vigiar e orar.
A parábola é articulada a partir de sinais da natureza, nas árvores que começam a brotar, depois de secas no inverno, indicando a proximidade do verão. Assim como pela natureza pode-se perceber as mudanças de estações do tempo, pela observação dos fatos da vida e da história, pode-se perceber também que o dia e a hora da revelação do Filho do Homem, que é a chegada do Reino de Deus, estão próximos.
O Reino está perto assim como o meu próximo está perto de mim. A comunhão e a solidariedade com meu próximo são a entrada no Reino. Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai.
Em conclusão ao discurso escatológico, temos a parábola da figueira, que é apresentada nos três evangelhos sinóticos, seguindo-se as advertências sobre a necessidade de vigiar e orar.
A parábola é articulada a partir de sinais da natureza, nas árvores que começam a brotar, depois de secas no inverno, indicando a proximidade do verão. Assim como pela natureza pode-se perceber as mudanças de estações do tempo, pela observação dos fatos da vida e da história, pode-se perceber também que o dia e a hora da revelação do Filho do Homem, que é a chegada do Reino de Deus, estão próximos.
O Reino está perto assim como o meu próximo está perto de mim. A comunhão e a solidariedade com meu próximo são a entrada no Reino. Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai.
Reino de Deus já está entre nós nos movimentos de
solidariedade entre as comunidades e os povos, particularmente com os mais
empobrecidos, e é expresso no clamor mundial contra as guerras e pela paz. É o
processo histórico da crescente conscientização e a valorização da dignidade
humana, em um nível global, com o empenho na defesa da vida e da natureza.
Assim são rejeitados e repudiados os poderes deste mundo que, seduzidos pela
ambição das riquezas, promovem a morte.
Comentário do Evangelho feito pelo
Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE