terça-feira, julho 23, 2013

CERIMONIA DE ABERTURA OFICIAL - DIA 23/07 - JMJ RIO2013 - COPACABANA.


A orla de Copacabana estava repleta de jovens que agitavam as bandeiras de seus países. Franceses, italianos, colombianos, argentinos, americanos, paraguaios, poloneses, palestinos e muitos outros países enviaram seus representantes para o maior evento católico mundial.
A Missa de abertura foi o primeiro Ato Central da Jornada e o único sem a presença do Papa Francisco.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu oficialmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 com a Santa Missa na Praia de Copacabana (RJ). Bispos e sacerdotes, do Brasil e de outras nacionalidades, também concelebraram.
“Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, viva e jovem. Todos os caminhos para cá nos conduzem. Vocês vieram de diferentes partes do mundo para juntos partilharmos a fé e a alegria do discipulado. 

Essa felicidade nos fortalece e nos convida a ir ao encontro dos demais jovens, a fazer-nos missionários em todas as nações. O melhor presente a darmos às outras pessoas é a presença de Cristo, que nos preenche e nos impulsiona a amar e a nos doar, sempre no diálogo fraterno”.
 Antes do início da Celebração, centenas de jovens com bandeiras representando as cores dos cinco continentes fizeram uma apresentação artística com o hino oficial da JMJ Rio2013 e o hino da jornada do ano 2000. 
Enquanto isso, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos por entre os jovens presentes na Praia de Copacabana até o Palco central. Os símbolos estarão presentes em todos os Atos Centrais da Jornada.
O arcebispo recordou que foi o Papa Bento XVI que escolheu o Brasil como sede da JMJ deste ano, após 26 anos da última jornada na América Latina, e providencialmente, ela se torna agora local da primeira viagem apostólica do Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano da história.
Dom Orani afirmou que nesta semana, o Rio de Janeiro se tornou “o centro da Igreja, viva e jovem” e atraiu para cá jovens de diferentes partes do mundo para partilhar “a fé e a alegria do discipulado”.
No contexto do Ano da Fé, Dom Orani disse que os jovens são chamados a viver profundamente a fé nesse “tempo plural e de tantos questionamentos”, nessa mudança de época, mas com o entusiasmo e a coerência de quem se deixa conduzir pela ação do Espírito Santo.

E reforçou que aos jovens que eles são o “presente esperançoso” para a sociedade que espera que sua “crise de valores” tenha uma solução. “São chamados a formar uma nova geração que vive a fé e a transmite para a geração seguinte. Somos convidados a uma experiência de fé e dela sair revigorados!”, disse.
“Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. Tenho certeza de que vocês farão isso em suas cidades e seus países. O mundo necessita de jovens como vocês!”.

Por fim, o Arcebispo do Rio de Janeiro recordou que o Papa Francisco já “está entre nós” e se colocou com os fiéis nesta caminhada. “[Ele] nos indicará caminhos durante estes dias. Queridos jovens: não tenham medo de abrir os seus corações para Cristo!”.
Ao final da Celebração, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko, saudou os jovens peregrinos que chegaram ao Rio de Janeiro para a JMJ.  Foi a esse dicastério do Vaticano que o Santo Padre confiou a organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Dom Rylko destacou que a JMJ no Rio de Janeiro é bem particular, pois após 26 anos o evento volta a acontecer na América Latina. Em 1987 foi realizada em Buenos Aires, na Argentina. Outra particularidade é porque esta jornada, “querida e preparada pelo Papa Bento XVI, será presidida pelo Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano… Realmente as vias do Senhor são imperscrutáveis”, ressaltou.



g1.globo.com
arqrio.org
tamujuntojmj.cancaonova.com






-----