domingo, julho 28, 2013

PAPA FRANCISCO - DIA 27/07 - JMJ RIO2013


Durante a missa, em uma catedral lotada, o Papa Francisco comoveu centenas de religiosos, que foram chamados a buscar novas vocações, principalmente entre os mais pobres. Ele usou a homilia para mostrar sua visão de evangelização. O principal recado foi: “para ‘semear’ a palavra de Deus, é preciso ir às ruas e encontrar os outros, começando pelos excluídos, pela periferia. Evangelizar é vocação de todos”.

O Papa afirmou que é nos núcleos mais pobres que é preciso buscar Cristo. "É nas favelas, nas comunidades carentes, onde é preciso ir buscar e servir a Cristo. Devemos ir a eles como o sacerdote se aproxima do altar: com alegria", declarou.
O auxílio aos jovens, por parte dos bispos e sacerdotes, para que "arda em seus corações o desejo de serem missionários de Jesus" também foi enfatizado por Francisco, que acrescentou que muitos jovens poderão se sentir um pouco assustados perante esse convite, pensando que ser missionários significa abandonar seu país, a família e os amigos. 

Neste ponto, o Papa lembrou que seu sonho era ser missionário no Japão, mas que Deus lhe mostrou que sua missão estava em sua terra.
"Ajudemos os jovens a perceber que ser discípulos missionários é uma consequência de ser batizados, é parte essencial do ser cristão, e que o primeiro lugar onde se há de evangelizar é a própria casa, o ambiente de estudo ou de trabalho, a família e os amigos", afirmou.
Francisco voltou a enfatizar a importância de a Igreja agir para servir e transmitir o Evangelho. "Não podemos ficar enclausurados na paróquia, em nossa comunidade, quando tantas pessoas estão esperando o Evangelho. Não é um simples abrir a porta para acolher, mas sair por ela para buscar e encontrar. Pensemos com decisão na pastoral desde a periferia, começando pelos que estão mais afastados, os que não costumam frequentar a paróquia. Também eles estão convidados à mesa do Senhor."
Francisco denunciou mais uma vez a cultura da exclusão, a "cultura do descarte" da sociedade atual, na qual não há lugar, "para o idoso nem para o filho não desejado, e não há tempo para ficar com aquele pobre à beira do caminho".
"Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas estão reguladas por dois 'dogmas': a eficiência e o pragmatismo. Queridos bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas, tenham a coragem de ir contra a corrente. O encontro e a amparada de todos, a solidariedade e a fraternidade, são os elementos que fazem nossa civilização verdadeiramente humana", destacou.


O Papa Francisco pediu neste sábado (27), em encontro com representantes da sociedade civil no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, "diálogo construtivo" para enfrentar o presente. 
O encontro das crianças com o Santo Padre no Teatro Municipal

"Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade", afirmou o pontífice.
O FUTURO
"O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade: esta é a via a seguir"
DIÁLOGO
Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade"
ESTADO LAICO
"Será fundamental a contribuição das grandes tradições religiosas, que desempenham um papel fecundo de fermento da vida social e de animação da democracia. Favorável à pacífica convivência entre religiões diversas é a laicidade do Estado que, sem assumir como própria qualquer posição confessional, respeita e valoriza a presença do fator religioso na sociedade, favorecendo as suas expressões concretas"

No final do dia o Papa seguiu no papamóvel para a Vigília de Oração que reuniu milhares de  participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Praia de Copacabana.





---