sábado, julho 27, 2013

PAPA FRANCISCO - DIA 25/07 - JMJ RIO2013

Lá o Santo Padre recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro e abençoou as Bandeiras Olímpicas e se encontrou com cerca de 200 atletas. O Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016.

Recebido pelo governador do Rio de Janeiro, e pelo prefeito, o Papa foi ovacionado pelos convidados logo na chegada. Estiveram presentes na cerimônias vários atletas brasileiros.
Do Palácio, o Papa seguiu para a comunidade de Varginha, em Manguinhos, e saudou os fiéis. O Santo Padre abençoou o novo altar da capela de São Jerônimo Emiliani, fez um pronunciamento para a população local no campo de futebol da redondeza e visitou uma família.
Desde o primeiro instante em que toquei as terras brasileiras e também aqui junto de vocês, me sinto acolhido. E é importante saber acolher; é algo mais bonito que qualquer enfeite ou decoração. Isso é assim porque quando somos generosos acolhendo uma pessoa e partilhamos algo com ela – um pouco de comida, um lugar na nossa casa, o nosso tempo - não ficamos mais pobres, mas enriquecemos. 
Sei bem que quando alguém que precisa comer bate na sua porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida: como diz o ditado, sempre se pode “colocar mais água no feijão”! Se pode colocar mais água no feijão? … Sempre? ... E vocês fazem isto com amor, mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração!
E o povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais simples, pode dar para o mundo uma grande lição de solidariedade, que é uma palavra – esta palavra solidariedade – é uma palavra frequentemente esquecida ou silenciada, porque é incômoda. Quase parece um palavrão… solidariedade! Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! 
ENCONTRO COM OS JOVENS ARGENTINOS
No encontro com os jovens argentinos, na manhã da quinta-feira, 25 de julho, o Papa Francisco presenteou a juventude com a imagem de Nossa Senhora de Lujan, padroeira da Argentina, e com a Cruz de São Francisco para peregrinar pelo país. 

Em seu breve pronunciamento, o Sumo Pontífice pediu que os “hermanos” não descuidem da vida nas suas extremidades, os jovens e os anciãos, e da fé em Jesus Cristo.
A Catedral Metropolitana ficou pequena para a quantidade de argentinos que queriam ver o Papa Francisco. Milhares de jovens passaram a noite na igreja para ter a oportunidade de saudar o Pontífice. O encontro breve foi realizado às 12h30 dessa quinta-feira, 25 de julho.
“Queria dizer uma coisa, o que quero como consequência da JMJ. Quero que sejam ativos no mundo, quero que sejam ativos nas dioceses”, iniciou o seu discurso. “Os jovens e os anciãos estão condenados ao mesmo destino: a exclusão. Não se deixem excluir”, pediu.
“Se querem saber o que fazer leiam Mateus 25. A Bem-aventurança de Mateus 25. Não necessita ler outra coisa”, explicou. E enfatizou a necessidade do respeito aos jovens, aos anciãos e o cuidado com a fé em Cristo. 
“Cuidem dos dois estremos da vida, os dois estremos da história dos povos”. Após uma oração espontânea a e bênção, o Papa finalizou o seu pronunciamento. “Obrigada por rezarem por mim. Necessito das orações de vocês”.
CERIMÔNIA DE ACOLHIDA
Cerca de um milhão de pessoas estiveram presentes na praia de Copacabana nesta quinta-feira (25) para acompanhar o Papa Francisco na Cerimônia de Acolhida.
 O número foi divulgado pelo porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.
Segundo ele, a acolhida foi um momento "de grande emoção". Na cerimônia, Papa Francisco citou seus antecessores, João Paulo II e Bento XVI e pediu um minuto de silêncio em homenagem à estudante Sophie Morinière, que morreu em um acidente na Guiana Francesa em um acidente de um ônibus de peregrinos que vinham para a Jornada Mundial da Juventude na última quarta (17).
"Sempre ouvi dizer que o carioca não gosta de frio e de chuva. A fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns!", disse o Papa, que foi aplaudido. Ele também assistiu à apresentação com a participação da cantora Fafá de Belém, que beijou as mãos do pontífice.
“Bote fé, bote esperança e bote amor”, disse também Papa Francisco durante uma homilia.
Querido jovem: «bote Cristo» na sua vida. Nestes dias, Ele lhe espera na Palavra; escute-O com atenção e o seu coração será inflamado pela sua presença; «Bote Cristo: Ele lhe acolhe no Sacramento do perdão, para curar, com a sua misericórdia, as feridas do pecado. Não tenham medo de pedir perdão a Deus. Ele nunca se cansa de nos perdoar, como um pai que nos ama. Deus é pura misericórdia! «Bote Cristo: Ele lhe espera no encontro com a sua Carne na Eucaristia, Sacramento da sua presença, do seu sacrifício de amor, e na humanidade de tantos jovens que vão lhe enriquecer com a sua amizade, lhe encorajar com o seu testemunho de fé, lhe ensinar a linguagem da caridade, da bondade, do serviço. Você também, querido jovem, pode ser uma testemunha jubilosa do seu amor, uma testemunha corajosa do seu Evangelho para levar a este nosso mundo um pouco de luz.
"É BOM ESTARMOS AQUI", BOTANDO CRISTO NA NOSSA VIDA, BOTANDO A FÉ, A ESPERANÇA, O AMOR QUE ELE NOS DÁ.