quarta-feira, julho 17, 2013

NOSSA SENHORA DO CARMO

ESTA FESTA DEVOCIONAL FAZ MEMÓRIA DO DIA EM QUE, SEGUNDO A TRADIÇÃO CARMELITA, NOSSA SENHORA, NUMA VISÃO, ENTREGOU O ESCAPULÁRIO DO CARMELO A SÃO SIMÃO STOCK, PRIMEIRO GERAL DA ORDEM. O TÍTULO “DO CARMO” RECORDA A HERANÇA ESPIRITUAL DO PROFETA ELIAS, CONTEMPLATIVO E INCANSÁVEL DEFENSOR DO ÚNICO DEUS DE ISRAEL.

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas - "o Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual". 

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, 
que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".
São Simão Stock é uma das personagens centrais da história da Ordem do Carmo, por dois títulos, sobretudo: a ele deve-se a mudança estrutural da Ordem, que abandona o eremitismo originário e começa a formar parte das ordens mendicantes ou apostólicas. A tradição nos legou que são Simão recebera das mãos de Maria o Santo Escapulário do Carmo, tão difundido desde o século XVI entre o povo cristão.

Este santo teria nascido em Aylesford, Kent, Inglaterra, em 1165. A primeira notícia de São Simão Stock nos vem do dominicano Gerardo de Frascheto, contemporâneo do Santo (+1271). Não está claro se o "irmão Simão, Prior da mesma Ordem (Carmelitana), homem religioso e veraz, seja São Simão Stock.

A segunda referência em ordem cronológica é um antigo Catálogo de Santos da Ordem do qual se conservam três redações do século XIV. A mais breve, e por isto mesmo, mais antiga, diz dele:

"O nono foi São Simão da Inglaterra, sexto Geral da Ordem, o qual suplicava todos os dias à gloriosíssima Mãe de Deus que dera mostra de sua proteção à Ordem dos Carmelitas, que gozavam do singular título da Virgem, dizendo com todo o fervor de sua alma estas palavras: 'Flor do Carmelo'...", que veremos no item seguinte: sua espiritualidade.
Outra redação mais extensa deste Santoral acrescenta novos e interessantes dados sobre ele; seu sobrenome "Stock" que parece dever-se a que ele vivia no tronco de uma árvore. Seu ingresso entre os carmelitas recém-chegados à Inglaterra procedentes do Monte Carmelo; sua eleição como prior Geral e a aprovação da Ordem pelo Papa Inocêncio IV. Seu dom celestial, realizar retumbantes milagres. Foi autor de várias composições, entre elas o Flos Carmeli e a Ave Stela Matutina.

Parece que enquanto visitava a Província de Vascônia, morreu em Bordeaux, França, no dia 16.05.1265, com quase cem anos. Atribui-se-lhe culto desde 1435. Sua festa é celebrada no dia 16 de maio.

Sua espiritualidade
A personalidade desse grande Superior Geral, "o Santo Escapulário", como o chamou o papa João Paulo II, no dia 24-9-1983 - deixa-se ver em várias que apenas enunciamos aqui:


a) A ele deve-se por direito a Aparição e Promessa do Santo Escapulário do Carmo, com os enormes benefícios que proporcionaram a toda a humanidade através deste Sacramental Mariano durante estes mais de sete séculos que conta sua vida. Diz o Santoral que citamos: Rezava asssim São Simão Stock diariamente, pedindo por sua Ordem:

"FLOR DO CARMELO, VINHA FLORIDA,
ESPLENDOR DO CÉU;
VIRGEM FECUNDA E SINGULAR;
Ó DOCE MÃE,
DE VARÃO NÃO CONHECIDA;
AOS CARMELITAS PROTEJA SEU NOME, ESTRELA DO MAR”.

Apareceu-lhe a Virgem, cercada de anjos, segundo a tradição, no dia 16 de julho de 1251  e mostrou-lhe o Santo Escapulário da Ordem, dizendo-lhe: "Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer com ele não padecerá com o fogo eterno, quer dizer, quem com ele morrer, se salvará".

Amou tanto Maria, que é conhecido com o título "o Amado de Maria".
b) Outra característica de sua espiritualidade seria seu profundo amor pela Ordem do Carmo, pela qual orou, lutou e trabalhou com denodo admirável durante toda a vida. A ele deve-se a transformação da Ordem de eremita em cenobita e mendicante. A ele devem-se, também modificação e aprovação da Regra Albertina e a expansão do Carmelo na Europa.

Sua mensagem:
Que amemos e soframos por nossa Ordem.
Que intercedamos a Maria em todas
nossas necessidades.
Que mereçamos ser chamados os
"amados" de Maria;
Que pratiquemos as virtudes que
 simboliza o ESCAPULÁRIO.

Sua oração
"Senhor, nosso Deus, que chamaste São Simão Stock a servir-te na família dos Irmão da Santa Virgem do Carmelo, concede-nos, por sua intercessão, viver como ele, entregues sempre a teu serviço e cooperar com a salvação dos homens". Amém.







---