quinta-feira, setembro 11, 2014

CATEQUESE EM PREPARAÇÃO DA MOSTRA BÍBLICA 2014


VIII MOSTRA BÍBLICA – 2014 -  VICARIATO JACAREPAGUÁ
Tema: “Peço-vos que tenhais Caridade”
Lema: “Anunciai o Evangelho da Paz”

A Feira da Mostra Bíblica do Vicariato Jacarepaguá acontecerá nesse domingo dia 14/09 no Colégio Ressurreição localizado no Recreio dos Bandeirantes.
Paróquia São Conrado – Tema: “Aparição dos Discípulos de Emaús”
A Catequese abordou o Tema com a construções de maquetes inspiradas nas Boas Obras e Boas Ações, Batismo na Iniciação Cristã e O Bom Pastor. 
A exposição acontece de 08h às 16h. Visite-nos

A MOSTRA BÍBLICA SÃO VERDADEIROS ENCONTRÕES DE APRENDIZAGEM SOBRE A PALAVRA DE DEUS.
Durante o mês da Bíblia, (Setembro)  a Arquidiocese promove a exposição bíblica com a participação dos Vicariatos, que através de maquetes e cartazes levam as crianças a terem mais conhecimento sobre os livros sagrados.


SETEMBRO É O MÊS DA BÍBLIA
A Bíblia é o relato da manifestação do amor de Deus que, gradativamente, nos leva por Cristo, em Cristo e com Cristo à intimidade da vida divina e, como consequência, a uma nova vida, fermento de um mundo novo.
Somos o povo que se encontra com a Palavra Viva, o Verbo Eterno, Jesus Cristo! Ele é a nossa vida e o caminho que nos conduz ao Pai. Eis um tempo favorável para aprofundarmos a importância de ser discípulos missionários à luz do Evangelho de Lucas, procurando em nossos grupos de reflexão deixar a Palavra falar ao nosso coração e nos fazer renovados em Cristo. ArqRio


TODA COMUNIDADE CRISTÃ SE INSPIRA NOS QUATRO ELEMENTOS DISTINTIVOS DA IGREJA PRIMITIVA:
a) o ensinamento dos apóstolos: a palavra dos apóstolos é a nova interpretação da vida e da lei a partir da experiência da ressurreição. Os cristãos tiveram a coragem de romper com o ensinamento dos escribas, os doutores da época, e passaram a seguir o testemunho dos apóstolos. Eles consideravam a palavra dos apóstolos como Palavra de Deus (cf. 1Ts 2,13);
b) a comunhão fraterna: indica a atitude de partilha de bens. Os primeiros cristãos colocavam tudo em comum a ponto de não haver necessitados entre eles (At 2,44-45; 4,32; 34-35). 
O ideal era chegar a uma partilha não só dos bens materiais, mas também dos bens espirituais, 
dos sentimentos e da experiência de vida, almejando uma convivência que superasse as barreiras provenientes das tradições religiosas, classes sociais, sexo e etnias (Gl 3,28; Cl 3,11; 1Cor 12,13)
c) a fração do pão (Eucaristia): herança das refeições judaicas, principalmente a ceia pascal, nas quais o pai partilhava o pão com os filhos e com aqueles que não tinham nada. Para os primeiros cristãos, a expressão lembrava as muitas vezes em que Jesus tinha partilhado o pão com os discípulos (cf. Jo 6,11). Lembrava o gesto que abriu os olhos dos discípulos para a presença viva de Jesus no meio da comunidade (cf. Lc 24,30-35). A fração do pão era feita nas casas (cf. At 2,46; 20,7); e
d) as orações: por meio delas os cristãos permaneciam unidos a Deus e entre si (cf. At 5,12b), e se fortaleciam na hora das perseguições (cf. At 4,23-31). Os apóstolos atestavam que não poderiam anunciar bem o Evangelho se não se dedicassem à oração assídua (cf. At 6,4).

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Para que as comunidades sejam renovadas, devem ser casa de Iniciação à vida cristã, onde a catequese há de ser uma prioridade.

 Um novo olhar permitirá uma nova prática. A catequese, como iniciação à vida cristã, ainda é desconhecida em muitas comunidades. Um dos grandes desafios da pastoral paroquial é fazer com que os membros das comunidades cristãs percebam o estreito vínculo que há entre Batismo, Confirmação e Eucaristia.

Pretende-se passar da catequese como mera instrução e adotar a metodologia ou processo catecumenal, conforme a orientação do Ritual da Inciação Cristã de Adultos e do Diretório Nacional da Catequese. Nesse sentido, padres, catequistas e a própria comunidade precisam de uma conversão pastoral para rever a catequese de adultos, jovens, adolescentes e crianças. É indispensável seguir os tempos e etapas do catecumenato e propor, mesmo para os membros da comunidade, uma formação catecumenal que percorra os processos da iniciação, desde o querigma e conversão, até o discipulado, a comunhão e a missão.
Só haverá revitalização das comunidades com uma catequese centrada na Palavra de Deus, expressão maior da animação bíblica da pastoral. A catequese “tem de ser impregnada e embebida de pensamento, espírito e atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um contato assíduo com os próprios textos sagrados.”


CNBB - COMUNIDADE DE COMUNIDADES: 
UMA NOVA PARÓQUIA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2011 - 2015

--