terça-feira, setembro 02, 2014

ROMARIA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO AO SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA (SP)

A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA FOI PRESIDIDA PELO CARDEAL TEMPESTA E CONCELEBRADA PELOS BISPOS AUXILIARES, RELIGIOSOS, LIDERANÇAS PASTORAIS, POR INÚMEROS SACERDOTES E SEMINARISTAS PARA CELEBRAR O ENCERRAMENTO DO MÊS VOCACIONAL E OS 275 ANOS DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ.

A Romaria, que acontece há 112 anos, reuniu milhares de fiéis. A Santa Missa foi transmitida pela Rádio Catedral fm 106,7, pela Rede Vida, WebTV Redentor e por diversas emissoras católicas.
A primeira romaria para o Santuário Nacional aconteceu em 1902, motivada pelo Senhor Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.
O Papa Francisco, em Aparecida, nos ensinou que: “É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E por isso a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria. Venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude todos nós, os Pastores do Povo de Deus, os pais e os educadores a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno.
Após a missa, os peregrinos seguiram em caminhada até o Morro do Cruzeiro, para participar da Via-Sacra.
Todos os que peregrinam ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos por Maria Santíssima como filhos. Por meio de seu coração materno, vivenciam o quanto Deus os ama e colocam-se a seu serviço, confiantes na sua Providência Divina. A peregrinação anual de nossa Arquidiocese é um momento de transformação interior.
Se crermos que somos amados por Deus, o amor nos impulsionará a vivermos de acordo com seus ensinamentos. Nossa Senhora Aparecida intercede a Jesus as graças que necessitamos para o seguimento do Evangelho e o anúncio da salvação. Como o Pai lhe confiou a educação humana de seu Filho, assim também acreditamos que a Virgem Aparecida nos ajuda a formar nossa vida à sua semelhança.
O Santo Padre insistiu muito na nova evangelização, por isso Maria nos ensina a fazer tudo o que Jesus nos disser – se as palavras comovem e os exemplos arrastam, a transformação do nosso interior faz com que, por meio de nós, muitos encontrem o caminho de volta à casa do Pai. Nosso apostolado torna-se uma expressão de amor, por isso, generoso, humilde e acompanhado com as bênçãos da Virgem Maria.
Nossa Senhora Aparecida nos aponta para Jesus Cristo ressuscitado, como nos ensinou o Papa Francisco em Aparecida: "Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Como dizia Bento XVI: «O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (Discurso inaugural da Conferência de Aparecida).

Na homilia, o cardeal refletiu sobre o Evangelho do dia (Mt 25,14-30), e disse que a missão evangelizadora da Igreja é fazer acontecer o Reino de justiça, paz e vida.
Dom Orani recordou um dos gestos concretos do Ano Arquidiocesano da Caridade, que é a coleta para a Campanha “Alimente a Esperança. Ajude o Haiti”, e falou sobre os atuais desafios vivenciados pela Igreja, em função da perseguição e martírio dos cristãos.
Que a 81ª Romaria junto da Virgem nos instrua a pedir que Maria Santíssima nos ensine a transformar em fatos concretos as maravilhas que Deus realizou em nossa Arquidiocese com a JMJ. Que todos nós possamos ser, realmente, homens e mulheres, jovens, adolescentes, crianças e, acima de tudo, cristãos capazes de conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria

ArqRio


--