segunda-feira, setembro 15, 2014

A CRUZ, ALTAR DO PERDÃO por Padre Marcos Belizário Ferreira

"Não é difícil compreendera resistência ao perdão. Como não intuir a raiva, a impotência, e a dor de quem foi vítima da violência, do desprezo ou da traição?

 Mas precisamente o ressentimento e a agressividade que se notam por detrás dessas linhas fazem ver com mais clareza o que seria de um mundo em que se suprimisse o perdão.

Há um mecanismo de defesa bem conhecido: quem foi vítima de uma agressão tende, por sua vez, imitar de alguma maneira seu agressor. 
Trata-se de uma reação quase instintiva que se desencadeia no inconsciente individual ou coletivo e pode inclusive transmitir-se de geração em geração.
Se em algum momento se dá uma reação de sinal contrário, o mal tende a perpetuar-se. Quando a vítima não quer ou não pode perdoar, subsiste nela uma “ferida mal curada que lhe causa dano, pois a encadeia negativamente ao passado. 

Da mesma maneira, o ressentimento alojado numa sociedade torna mais difícil a lucidez para buscar caminhos de convivência, e pode bloquear todo esforço para encontrar solução para conflitos.

O desejo de revanche é, sem dúvida, a resposta mais instintiva diante da ofensa. A pessoa precisa defender-se da ferida recebida, é um equívoco quem pretende curar a ferida infligindo sofrimento ao agressor. O sofrimento não possui um poder mágico para curar da humilhação ou da agressão sofridas.

 Pode ocasionar uma breve satisfação, mas a pessoa necessita de algo mais para voltar a viver de forma sadia: “QUERES SER FELIZ UM MOMENTO? VINGA-TE. QUERES SER FELIZ SEMPRE? PERDOA.”

Não é fácil entender o apelo de Jesus ao perdão, nem tirar todas as implicações de aceitar que uma 
pessoa é mais humana quando perdoa do quando se vinga. 
Não há dúvida de que devemos entender bem o pensamento de Jesus. Perdoar não significa ignorar as injustiças cometidas, nem aceitá-las de maneira passiva ou indiferente. Ao contrário, se alguém perdoa é precisamente para destruir, de alguma forma, a espiral do mal, e para ajudar o outro a reabilitar-se e agir de maneira diferente no futuro.


Na dinâmica do perdão há um esforço para superar o mal com o bem. O perdão é um gesto que muda qualitativamente as relações entre as pessoas e tenta colocar a convivência futura de maneira nova. 

POR ISSO O PERDÃO NÃO DEVE SER APENAS UMA EXIGÊNCIA INDIVIDUAL , MAS DEVERIA TER UMA TRADUÇÃO SOCIAL.

A recusa do perdão é um grito que, como crentes, não podemos subscrever, porque, em última análise, é uma recusa da fraternidade querida por Aquele que perdoou a todos nós.

O perdão é um dom, uma graça que procede do amor e da misericórdia de Deus. Para Jesus, o perdão não tem limites, sempre e quando o arrependimento seja sincero e veraz".

"SENHOR, QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR, SE MEU IRMÃO PECAR CONTRA MIM?" Mateus 18:21

--