domingo, janeiro 11, 2015

“TU ÉS O MEU FILHO AMADO, EM TI PONHO MEU BEM-QUERER.” - FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Batizado o Senhor, os céus se abriram, e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! Mt 3,16-17

A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: “Tu és o meu Filho amado; em ti ponho o meu bem-querer”, ou, segundo a versão de Mateus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo!” (3,17).

Mc 1,7-11 - Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.” Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.”

O  Mistério da Trindade mostra-se aos homens. Jesus dá exemplo da necessidade do batismo para os homens. Louvamos e agradecemos Tua generosidade em nos conceder participar de Tua vida pelo batismo, receber o Teu Amor, o Espírito Santo. Faz-nos refletir sobre o nosso próprio batismo. Nele recebemos o Amor. 

Como Jesus, sou um filho do Pai, que pôs em nós todo Seu Amor. O batismo de Jesus nos faz entender o início de uma nova humanidade, nascida das águas do batismo. O Filho de Deus quer nos dar o Espírito Santo pelo batismo. Este foi o testemunho de João, que também deve ser seguido por nós. 

Pelo batismo recebemos o múnus profético, ou seja, a missão de anunciar que a vida divina nós a recebemos através da morte e ressurreição de Jesus, operada pelo batismo. Só Ele nos pode dar a vida no Espírito.
‘O Batismo de Jesus é, da parte dele, a aceitação e a inauguração de sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre os pecadores; é, já, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, já antecipa o “Batismo” de sua morte sangrenta. ... 

O Espírito que Jesus possui em plenitude desde a sua concepção vem “repousar” sobre Ele (Mc 1,10). Jesus será a fonte do Espírito para toda humanidade. No Batismo de Jesus, “abriram-se os Céus” que o pecado de Adão havia fechado; e as águas são santificadas pela descida de Jesus e do Espírito, prelúdio da nova criação.’

O calor do corpo vivo de Cristo posto em contato com as águas fez que estas fossem aptas para limpar não somente o exterior dos corpos-que é a sua virtualidade natural, mas também o mais recôndito das almas, o pecado. Ao penetrar, pois, Jesus no Jordão, as águas deste rio, e a de todos os rios, todas as águas do mundo, fizeram-se aptas para a ordem sacramental. Já não seriam somente “águas da terra”, serão também “ondas de Cristo”.
 O Cristo que se submerge no Jordão é o Cordeiro que carrega os pecados e que tira os pecados. Por isso, o Batismo do Jordão antecipa em figura à Cruz, que está no telão de fundo daquele episodio. A partir de hoje começa para Cristo a rude ascensão ao Calvário. E já pregado na cruz, do seu lado brotou sangue e água. O Batismo é fruto da Páscoa.
Ele é o Messias, o Ungido de Deus! Acolhamo-lo na nossa existência e no nosso coração e nossa vida terá um novo sentido. Seguindo-o, chegaremos ao coração do Pai que o enviou e é Deus com ele e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém. 
---