sábado, maio 02, 2015

PADRE MARCOS CELEBRA 50 ANOS DE VIDA E ALEGRIA - 02/05/2015


Ao irmão (em Cristo), pai (Padre),  amigo (por conquista) Padre Marcos, desejamos hoje, no transcurso de seus cinquenta anos, manifestar nossa sincera  homenagem, e agradecer a Deus Todo Poderoso pelo seu fecundo ministério, a frente de nossa Paróquia.
Neste dia tão importante para nós, temos a certeza que poderemos contar sempre com sua alegre presença na nossa comunidade, assim como sua dedicação na escuta do Espírito, na preparação das homilias, e sua carinhosa acolhida que nos dá a cada encontro, a cada dia, a cada momento.
À D. Ligia, que não poderia ficar ausente em qualquer manifestação, o nosso respeito, pois foi certamente, a primeira catequista para moldar a vida que seu filho, hoje nos presenteia.
Querido Padre Marcos, nós do rebanho  de São Conrado, nos sentimos alegres e fortalecidos, e seguros pelas mãos e pela afinada voz do seu pastor, seguiremos tranquilos nossa caminhada.

ass.  Comunidade Paroquial de São Conrado
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AOS 50 ANOS DE PADRE MARCOS

V DOMINGO DA PÁSCOA 2015
No passado Domingo escutamos o Senhor Jesus, vencedor da morte, Autor da Vida, que nos revelava com doçura e profundidade: “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10,11). Hoje, novamente, voltamos nosso olhar para o Senhor, imolado por nós e, por nós, ressuscitado; escutemo-lo mais uma vez: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor!” 
Evangelho (Jo 15,1-8): «Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim.

»Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos».

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
A imagem é de uma força extraordinária: Jesus é a “videira”, nós que cremos Nele , somos os “ramos”. 
 Toda vitalidade dos cristãos nasce Dele. Se a seiva de Jesus Ressuscitado corre por nossa vida, ela nos traz Alegria, Luz, Criatividade, coragem para viver como Ele vivia. Se, ao contrário, não flui em nós, somos galhos secos.
Este é o verdadeiro problema de uma Igreja que celebra Jesus Ressuscitado como “videira cheia de vida, mas que em boa parte é formada por sarmentos mortos. Para que continuar a distrair-nos com tantas coisas, se a vida de Jesus não corre por nossas comunidades e nossos corações?

Nossa primeira tarefa hoje e sempre é “permanecer” na videira , não viver desconectados de Jesus, não permanecer sem seiva, não secar. Como se faz isto? O Evangelho o diz com clareza: temos que esforçar-nos para que suas “palavras” permaneçam em nós.
A vida cristã não brota espontaneamente entre nós. Nem sempre se pode deduzir racionalmente o Evangelho. É necessário meditar por longas horas as palavras de Jesus. Só a familiaridade e afinidade com os evangelhos nos faz ir aprendendo pouco a pouco a viver como Ele.
Com a frequente aproximação do Evangelho, vamos entrando em sintonia com Jesus, Ele nos transmite seu Amor ao mundo, vai nos apaixonando por seu projeto e infundindo em nós seu Espírito. Quase sem nos darmos conta, vamos nos tornando cristãos.
Esta meditação pessoal das palavras de Jesus nos muda mais do que todas as explicações, discursos e exortações que nos chegam do exterior. As pessoas mudam a partir de dentro. 
 Talvez seja este um dos problemas mais graves de nossa religião: não mudamos, porque só o que passa por nosso coração muda nossa vida; e, com frequencia, por nosso coração não passa a seiva de Jesus.
CORAL SANTOS ANJOS 
A vida da igreja se transformaria se os crentes, os casais cristãos, os presbíteros, os bispos e os educadores tivessem como livro de cabeceira os Evangelhos de Jesus. 

PARABÉNS PADRE MARCOS!!!!!

--