quarta-feira, maio 20, 2015

A FAMÍLIA CATÓLICA

A FAMÍLIA É PARA A VIDA TODA

“Uma longa viagem, que não é feita de pedaços, dura a vida inteira! E precisam da ajuda de Jesus, para caminharem juntos com confiança, acolherem-se um ao outro cada dia e perdoarem-se cada dia. E isto é importante! 

Nas famílias, saber-se perdoar, porque todos nós temos defeitos, todos! Por vezes fazemos coisas que não são boas e fazemos mal aos outros. Tenhamos a coragem de pedir desculpa, quando erramos em família.” Papa Francisco

É NECESSÁRIO QUE AS FAMÍLIAS CATÓLICAS SEJAM DIFERENTES? COMO PODERIA SER IDENTIFICADA ESSA “DIFERENÇA”?

A estas e outras perguntas responde um artigo do Dr. Greg Popcak, em colaboração com sua esposa Lisa – um casal autor de mais de 20 livros (www.CatholicCounselors.com) e futuros palestrantes no Encontro Mundial das Famílias de setembro, na Filadélfia.

Para o casal Popcak, não se trata de dar respostas definitivas sobre como são ou devem ser as famílias católicas, mas sim de iluminar tanto o Encontro Mundial das Famílias como o próximo Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro, em Roma.
A FAMÍLIA CATÓLICA ESTÁ UNIDA NA MISSA
 Para o autor, a Eucaristia é a fonte do amor e da intimidade que as famílias católicas devem viver e celebrar. Ir à missa juntos aos domingos e festas de preceito, bem como confessar-se regularmente, é viver uma vida familiar eucarística.

A FAMÍLIA CATÓLICA REZA EM COMUM
A família católica está chamada a amar-se com o amor que vem do coração de Deus. E isso só pode ser conseguido como graça quando ela é pedida ao Senhor em oração, por todos os membros da família, que suplicam ao Pai que ensine o caminho para chegar a esse amor.

A FAMÍLIA CATÓLICA ESTÁ CHAMADA A PROTEGER A INTIMIDADE
A família cristã está chamada à comunidade íntima, à comunhão do serviço, o que é a verdadeira escola de amor, na qual se aprende como Deus nos ama com todo o seu coração, e como fazer isso com o próximo mais próximo.

 A FAMÍLIA CATÓLICA COLOCA A FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR
 Depois de Deus, a família está em primeiro lugar, porque nossa família é a comunidade à qual Deus nos doou primeiramente para nos relacionarmos com o mundo; criamos e protegemos os rituais familiares e nossas atividades em comum como as mais importantes que realizamos durante a semana.

A FAMÍLIA CATÓLICA É TESTEMUNHA E SINAL
Reconhecemos que Deus quer transformar o mundo, transformá-lo no amor, a partir da família. Por isso, a família católica participa desse plano de duas maneiras: sendo testemunha do amor e da alegria, e levando isso à comunidade, por meio da prática das obras de caridade que Jesus nos ensinou.
REFLEXÕES DO SANTO PADRE
A FAMÍLIA QUE ORA
"Todas as famílias, todos nós precisamos de Deus: todos, todos!
Há necessidade da sua ajuda, da sua força, da sua bênção, da sua misericórdia, do seu perdão. 

E é preciso simplicidade: para rezar em família, é necessária simplicidade! Rezar juntos o 'Pai Nosso', ao redor da mesa, não é algo extraordinário: é fácil. E rezar juntos o Terço, emfamília, é muito belo; dá tanta força! E também rezar um pelo outro: o marido pela esposa; a esposa pelo marido; os dois pelos filhos; os filhos pelos pais, pelos avós... 

Rezar um pelo outro. Isto é rezar em família, e isto fortalece a família: a oração."

A ALEGRIA DA FAMÍLIA
“A alegria verdadeira vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos sentem no coração, e que nos faz sentir a beleza de estarmos juntos, de nos apoiarmos uns aos outros no caminho da vida.”

--