domingo, agosto 02, 2015

"CRISTO, O PÃO DA VIDA" - XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 2015


NESTA PRIMEIRA SEMANA, O FOCO É A VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO, QUE COMPREENDE OS DIÁCONOS, PADRES E BISPOS, ESCOLHIDOS E ENVIADOS PARA PREGAR O AMOR DE DEUS, CELEBRAR OS SACRAMENTOS E SERVIR A IGREJA E O MUNDO.

As leituras deste domingo repetem, no essencial, a mensagem das leituras do último domingo.  Mais uma vez sentimos a preocupação de Deus em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá a vida.

A primeira leitura já nos mostra que Deus acompanha o seu povo rumo à terra prometida, concedendo a esse povo o alimento necessário à vida.  No Evangelho, Jesus se apresenta como o “pão” que desceu do céu para dar vida ao mundo. Aos que O seguem, Jesus pede que aceitem esse “pão”, isto é, que escutem as palavras que Ele diz, que as acolham e as coloquem em prática.
Evangelho (Jn 6,24-35): Naquele tempo, quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?". Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo" Perguntaram então: "Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?". Jesus respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou". 

Eles perguntaram: "Que sinais realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: ‘Deu-lhes a comer o pão do céu’". Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu. É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo". Eles então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão!". Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede"
Homilia de Padre Marcos Belizário
Segundo o Evangelho de João, Jesus está conversando com a multidão às margens do mar da Galileia. Ele lhes diz que não trabalhem por qualquer coisa, que não pensem só num "alimento perecedouro". O importante é trabalhar tendo como horizonte a "vida eterna".

Sem dúvida, Jesus tem razão. Mas que é o trabalho que Deus quer? Esta é a pergunta das pessoas: Como podemos nos ocupar nos trabalhos que Deus quer? A resposta de Jesus não deixa de ser desconcertante, O único trabalho que Deus quer é este: "Que creias naquele que Deus enviou" O que significa isso?

"Crer em Jesus" não é uma experiência teórica, um exercício mental . Não consiste simplesmente numa adesão religiosa. É um "trabalho" no qual seus seguidores devem ocupar-se ao longo de sua vida. Crer em Jesus é algo que deve ser cuidado e trabalhado dia a dia.
"Crer em Jesus" é configurar a vida a partir dele, convencidos de que sua vida foi verdadeira: uma vida que conduz à vida eterna. Sua maneira de viver Deus como Pai, sua forma de reagir sempre com misericórdia, seu empenho em despertar esperança é o melhor que o ser humano pode fazer.

"Crer em Jesus" é viver e trabalhar por algo último e decisivo; esforçar-se por um mundo mais humano e justo; tornar mais real e mais crível a paternidade de Deus; não esquecer aqueles que correm o risco de serem esquecidos por todos, inclusive pelas religiões. E fazer tudo isto sabendo que nosso pequeno compromisso, sempre pobre e limitado, é o trabalho mais humano que podemos fazer.
Por isso, desentender-nos da vida dos outros, viver tudo com indiferença, fechar-nos só em nossos interesses, ignorar o sofrimento das pessoas que encontramos em nosso caminho... são atitudes que indicam que não estamos "trabalhando" nossa fé em Jesus.
Devemos estar continuamente atento às propostas de Deus, que aceita integrar a família, que não se conforma com a maldade, com a injustiça, com o erro, mas procura viver na verdade, no amor, na partilha, no serviço, na prática de obras boas, de misericórdia, de humildade, que dia a dia dá testemunho, com alegria e simplicidade, dos valores de Deus.

A adesão a Jesus implica o deixar de ser um homem velho e o passar a ser um homem novo. Aquele que aceita Jesus como o “pão” que dá a vida e adere a Ele, passa a ser uma outra pessoa. O encontro com Cristo deve significar uma mudança radical, um jeito completamente diferente de se situar face a Deus, face aos irmãos, face a si próprio e face ao mundo.

Saibamos sustentar com o Pão da vida, que é o próprio Cristo, o nosso caminho de fé.  Assim seja.

ORAÇÃO
Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.