domingo, agosto 09, 2015

"QUEM CRÊ TEM A VIDA ETERNA" - XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - DIA DOS PAIS - 09/08/2015


Parabéns a todos os pais. Rezemos agradecidos a Deus Pai pelos nossos papais que continuam a sua missão, como também os pais já falecidos. 

Ofereçamos como filhos, aos pais: amor, respeito, carinho, orações, gratidão e paz. Na família, o pai juntamente com a mãe ocupa um lugar especial e importante.

Celebremos o dia dos pais com festa. A festa em torno do grande dom que Deus dá ao homem e à mulher, que é nascer de um pai e de uma mãe, formando uma família conforme a vontade de Deus.
Que os pais não desanimem de promover acolhida: “acolher em primeiro lugar a Jesus Cristo, nosso Salvador, que tendo nascido de uma família humana foi obediente ao seu pai adotivo, São José, e à sua Mãe, Maria Santíssima. 

Os pais devem ensinar aos seus filhos a solidariedade, a partilha, a cidadania, a co-responsabilidade pela vida da Igreja, missão de todos os batizados, e o profetismo de sermos discípulos missionários na edificação de uma sociedade mais justa, com emprego, com renda, com inclusão social verdadeira”. 
A alegria do Dia dos Pais nos leva a celebrar a Semana Nacional da Família, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2015, em todas as comunidades do Brasil, com o tema: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Este é o mesmo tema do Encontro Mundial das Famílias que se realizará em setembro, na Filadélfia (EUA).

O tema da “Semana Nacional da Família” será o mesmo do “Encontro Mundial da Família”:
 “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
EU ESCOLHI DEFINITIVAMENTE CRISTO
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Jesus é o pão que desceu do céu. Não deve ser confundido com qualquer outra fonte de vida. 
Em Jesus Cristo podemos alimentar-nos de uma força, uma luz, uma esperança, um sopro vital... que vêm do próprio mistério de Deus, o criador da vida. Jesus é “o pão da vida”. Precisadamente por isso não é possível encontrar-nos com Ele de qualquer maneira. Temos que ir ao mais profundo de nós mesmos, abrir-nos a Deus e “escutar atentamente o que nos diz o Pai”. 

Ninguém pode sentir verdadeiramente atração por Jesus “se o Pai que o enviou não atrair.” O que mais atrai em Jesus é sua capacidade de dar vida. 
Quem crê em Jesus Cristo e sabe entrar em contato com Ele conhece uma vida diferente, de qualidade nova, uma vida que, de alguma maneira, já pertence ao mundo de Deus. João se atreve a dizer que “quem comer deste pão viverá para sempre”.

SE NA IGREJA NÃO NOS ALIMENTAMOS DO CONTATO COM JESUS, CONTINUAREMOS IGNORANDO O MAIS ESSENCIAL E DECISIVO DO CRISTIANISMO. POR ISSO NÃO HÁ NADA PASTORALMENTE MAIS URGENTE DO QUE CUIDAR BEM DE NOSSA RELAÇÃO COM JESUS, O CRISTO.
Se não nos sentimos atraídos pelo Filho de Deus, encarnado num ser tão humano, próximo e cordial, ninguém nos tirará do estado de mediocridade em que habitualmente vivemos submersos. 

Ninguém nos estimulará a ir mais longe do que o estabelecido por nossas instituições. Se Jesus não nos alimenta com sua criatividade, vamos continuar presos no passado, vivendo nossa religião de formas, conceitos e sensibilidades que nasceram e se desenvolveram em outras épocas e para outros tempos que não são os nossos.
Falamos como se crer fosse o estado mais normal. Quem não  adota uma postura crente diante da vida é considerado como um homem ou uma mulher a quem falta algo. Então designamos “in-crente” ou “in-crédulo”. Não nos damos conta de que a fé não é algo natural, mas um dom imerecido. Os incrédulos não são pessoas tão estranhas como pode parecer-nos.

Ao contrário, nós cristãos é que temos que reconhecer que parecemos estranhos.
Ainda que nós cristãos tenhamos razões para crer – do contrário deixaríamos de crer – a fé, como diz São Paulo , “não se fundamenta na sabedoria humana”. A fé não é algo natural e espontâneo. É um dom imerecido, uma aventura extraordinária. Um modo de “estar na  vida” que nasce e se alimenta de Deus.

Nós crentes deveríamos escutar hoje de maneira bem particular as palavras de Jesus: “Não critiqueis. Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair”. Mais do que encher nosso coração de criticas amargas ,devemos abrir-nos à ação do Pai.
O Evangelho de hoje nos lembra palavras de Jesus que podem deixar-nos um tanto desconcertados: “Eu vos asseguro: quem crê tem a vida eterna”. A expressão “vida eterna” não significa simplesmente uma vida de duração ilimitada depois da morte. 

TRATA-SE ANTES DE TUDO, DE UMA VIDA DE PROFUNDIDADE E QUALIDADE NOVAS, UMA VIDA QUE PERTENCE AO MUNDO DEFINITIVO. UMA VIDA QUE NÃO PODE SER DESTRUÍDA POR UM BACILO NEM FICAR TRUNCADA NA ENCRUZILHADA DE QUALQUER ESTRADA. UM VIDA PLENA DE NÓS MESMOS, PORQUE JÁ É UMA PARTICIPAÇÃO NA PRÓPRIA VIDA DE DEUS.
A tarefa mais apaixonante que todos temos diante de nós é a de ser cada dia mais humanos, e nós cristãos cremos que a maneira mais autêntica de viver humanamente é a que nasce de uma adesão total a Jesus Cristo.

--