sábado, agosto 01, 2015

BEM VINDO MÊS DE AGOSTO!


 Na Igreja, celebramos grandes solenidades como a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora Rainha. 

Celebramos, ainda, nomes muito importantes para a Igreja, como: Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor; São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes; São Lourenço, padroeiro dos Diáconos; Santa Clara; Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina; o martírio de São João Batista, e Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. 

Em âmbito familiar, no 2º domingo de agosto, comemoramos o Dia dos Pais e temos a Semana da Família.
A Igreja no Brasil dedica este mês ao estudo e aprofundamento das vocações.
No primeiro domingo de agosto ora-se pelas vocações dos ministérios ordenados, ou seja, sacerdotais e diaconais. 

Essa comemoração se deve pelo fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos párocos, padres, sacerdotes, e no dia 10 de agosto, o dia de S. Lourenço, diácono e mártir, patrono dos diáconos. 

No segundo domingo ora-se pelas vocações matrimoniais e pela família. Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando homem e mulher, chamou-os no Matrimônio a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si.
No terceiro domingo ora-se pelas vocações à vida consagrada: religiosas, religiosos, consagrados e consagradas nos vários institutos e comunidades de vida apostólica. 

Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte. Maria, como mulher modelo de consagração a Deus, dá o tom da comemoração do dia da vocação à vida consagrada.

No quarto domingo de agosto lembra-se a vocação dos leigos na Igreja por ser o dia do catequista. O cristão leigo é aquele que auxilia no serviço da Igreja e também que dá testemunho de vida cristã no seu ambiente de trabalho, em casa, onde vive. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.
No quinto domingo de agosto nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Na primeira semana, refletimos a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; na segunda semana, aprofundamos a vocação para a vida familiar; a terceira semana dedica-se à vocação para a vida consagrada: religiosos (as), consagrados (as), e a quarta semana está voltada para a vocação dos leigos que desempenham ministérios e serviços na comunidade.
Desta maneira, a Igreja quer mostrar que toda vocação é especial e importante. 
Cada um de nós é chamado a servir ao Reino de Deus, de acordo com o dom que Ele nos concedeu, seja no ambiente eclesial, familiar, escolar, social ou profissional. Em qualquer lugar ou situação, todo cristão batizado precisa ser “sal da terra e luz do mundo.”
Entre todas as vocações, gostaria de pedir sua atenção, em especial, para a vocação sacerdotal. Sabemos que o número de padres não acompanha o crescimento da população. Há uma escassez de padres, tanto em áreas mais distantes de nosso Brasil, como também, nos grandes centros urbanos.

Esta realidade traz consequências como: a falta de acompanhamento espiritual; a dificuldade de participação na vida da Igreja e nos sacramentos e a presença pouco marcante da Igreja em questões graves e importantes que marcam a nossa época.

 O mundo de hoje precisa de padres santos, preparados e com espírito missionário. Por isso, precisamos intensificar nossa oração pelo aumento das vocações sacerdotais, pois “a messe é grande e os operários são poucos.

Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários a sua messe” (Lc 10,2). Rezemos, também, pelos nossos padres para que permaneçam fiéis ao dom de sua vocação sacerdotal. Que São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, patrono dos sacerdotes, os ajude a cumprir, com coragem e alegria, a missão que Jesus Cristo lhes confiou. Amém.
--