sábado, agosto 29, 2015

MISSÃO POPULAR COSTA VERDE‏


Quando nos detemos em oração diante de Jesus crucificado, reconhecemos a grandeza do seu amor, que nos dignifica e sustenta e, simultaneamente, apercebemo-nos de que aquele amor, saído do seu coração trespassado, estende-se a todo o povo de Deus e à humanidade inteira; e, precisamente deste modo, sentimos também que Ele quer servir-Se de nós para chegar cada vez mais perto do seu povo amado (cf. Ibid., 268) e de todos aqueles que O procuram de coração sincero.
Na ordem de Jesus – «Ide» –, estão contidos os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Nesta, todos são chamados a anunciar o Evangelho pelo testemunho da vida; e, de forma especial aos consagrados, é pedido para ouvirem a voz do Espírito que os chama a partir para as grandes periferias da missão, entre os povos onde ainda não chegou o Evangelho.
Papa Francisco
Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7−5,8

Nas tribulações manifesta-se a força de Cristo
Irmãos: Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 
Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 
De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós.
Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 
E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. 
Por isso, não desanimamos. Mesmo se 
o nosso homem exterior
 se vai arruinando, o
nosso homem interior,
 pelo contrário, vai-se renovando, dia a dia. Com efeito, o volume insignificante 
de uma tribulação momentânea acarreta 
para nós uma glória eterna e incomensurável.  E isso acontece,  porque voltamos os  nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. 
Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno. 
De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna.
Aliás, é por isso que nós gememos, suspirando por ser revestidos com a nossa habitação celeste; revestidos, digo, se, naturalmente, formos encontrados ainda vestidos e não despidos. 
Sim, nós que moramos na tenda 
do corpo estamos oprimidos e gememos, porque,
 na verdade, não queremos ser despojados, mas queremos ser revestidos, de modo que o que é mortal, em nós, seja absorvido pela vida. 
E aquele que nos fez para esse fim é Deus, que nos deu o Espírito como penhor.
Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; pois caminhamos na fé e não na visão clara. 
Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor.

ORAÇÃO
ESPIRITO SANTO, TU ÉS O FOGO QUE NOS CONGREGA NA UNIDADE,
ÉS A FORÇA QUE NOS TRANSFORMA EM APÓSTOLOS.
- DÁ-NOS A PLENITUDE DOS TEUS DONS PARA CONTIGO CONSTRUIRMOS UM MUNDO DE COMUNHÃO, DE AMOR E DE PAZ.

--