terça-feira, fevereiro 23, 2016

30 ANOS DA ESCOLA TIA MAURA




Os nossos centros educativos são uma sementeira, uma possibilidade, terra fértil que devemos cuidar, estimular e proteger. Terra fértil, sedenta de vida.

Convosco, educadores, eu me interrogo: Velais pelos vossos alunos, ajudando-os a desenvolver um espírito crítico, um espírito livre, capaz de cuidar do mundo atual? Um espírito que seja capaz de procurar novas respostas para os múltiplos desafios que a sociedade nos coloca? Sois capazes de os estimular para não se desinteressarem da realidade que os rodeia? Como entra, nos currículos universitários ou nas diferentes áreas do trabalho educativo, a vida que nos rodeia com as suas perguntas, interpelações, controvérsias? Como geramos e acompanhamos o debate construtivo que nasce do diálogo em prol de um mundo mais humano?




Há uma reflexão que nos envolve a todos, famílias, centros educativos, professores: Como ajudamos os nossos jovens a não olhar um grau universitário como sinônimo de maior posição, dinheiro, prestígio social? Ajudamos a ver esta preparação como sinal de maior responsabilidade perante os problemas de hoje, perante o cuidado do mais pobre, perante o cuidado do meio ambiente?




As comunidades educativas têm um papel fundamental, essencial na construção da cidadania e da cultura. Não basta realizar análises, descrições da realidade; é necessário gerar as áreas, espaços de verdadeira pesquisa, debates que gerem alternativas para as problemáticas especialmente de hoje.

Perante a globalização do paradigma tecnocrático que tende a «crer que toda a aquisição de poder seja simplesmente progresso, aumento de segurança, de utilidade, de bem-estar, de força vital, de plenitude de valores, como se a realidade, o bem e a verdade desabrochassem espontaneamente do próprio poder da tecnologia e da economia» (LS 105), é-nos pedido, com urgência, que nos animemos a pensar, a debater sobre a nossa situação atual, sobre o tipo de cultura que queremos ou pretendemos não só para nós, mas também para os nossos filhos, para os nossos netos. Esta terra, recebemo-la como herança, como um dom, como um presente. Far-nos-á bem interrogarmo-nos: Como queremos deixá-la? Qual é a orientação, o sentido que queremos dar à existência? Com que finalidade passamos por este mundo? Para que lutamos e trabalhamos? 





As iniciativas individuais são sempre boas e fundamentais, mas é-nos pedido para dar um passo mais: animar-nos a olhar a realidade organicamente e não de forma fragmentária; a fazer perguntas que nos envolvam a todos, uma vez que tudo está interligado.





Discurso
Viagem apostólica do Papa Francisco
Pontifícia Universidade Católica, Quito, Equador
Terça-feira, 7 de Julho de 2015


Que o Espírito Santo nos inspire e acompanhe, pois foi Ele que nos convocou, convidou, deu a oportunidade e, por sua vez, a responsabilidade de dar o melhor de nós mesmos. Oferece-nos a força e a luz de que precisamos. É o mesmo Espírito que, no primeiro dia da criação, pairava sobre as águas com a vontade de transformar, de dar vida. É o mesmo Espírito que deu aos discípulos a força do Pentecostes. É o mesmo Espírito que não nos abandona, fazendo-se um conosco para encontrarmos caminhos de vida nova..


A Creche Escola Tia Maura 

O Grupo Comunitário Creche Escola Tia Maura é uma Instituição sem fins lucrativos situada a Estrada das Canoas nº 720 no bairro de São Conrado, CEP 22610-210 inscrita no CNPJ sob o nº 73.791.337/0001-38 RJ e fundada em 17/11/1985 por Maura Costa da Silva professora (Pedagoga) e moradora do bairro de São Conrado. A Instituição está habilitada a realizar atividades educacionais com crianças nas modalidades de Educação Infantil com idades de seis meses a cinco anos e Ensino Fundamental I com idades de seis a dez anos em horário integral (toda Creche Escola funciona em horário integral). O horário de funcionamento de 7:30h às 18h. Atendemos a 225 crianças.

A Creche Escola dispõe como espaço físico de; 13 salas de aula, 1 sala de vídeo/biblioteca, 1 refeitório, 1 secretaria , 3 banheiros com repartições sanitárias e um pátio para uso das atividades recreativas.


A Instituição de Ensino busca atender as crianças da comunidade local e adjacências.Para estarmos hoje com uma estrutura montada, equipada para atendermos nossas crianças, a instituição contou com ajuda de um grande parceiro holandês Henri Hulchoff entre outros que puderam estruturar o prédio para que juntos pudéssemos oferecer um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, à eles toda nossa gratidão.

A instituição conta com parceiros e doações. Se você quiser nos visitar, basta agendar pelo telefone 2422 2174 ou visite o nosso site; www.tiamaura.org.br
A Creche Escola agradece a atenção.


Maura Costa da Silva (Diretora)