sábado, fevereiro 27, 2016

VIA SACRA EM VILA CANOA


A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. 

Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.



























1.Estação: Jesus é condenado à morte
2.Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3.Estação: Jesus cai pela primeira vez
4.Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5.Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6.Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
7.Estação: Jesus cai pela segunda vez
8.Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9.Estação: Jesus cai pela terceira vez
10.Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11.Estação: Jesus é pregado na cruz
12.Estação: Jesus morre na cruz
13.Estação: Jesus é descido da cruz
14.Estação: Jesus é Sepultado
15.Estação: Jesus ressucita dos mortos



Alguém correu para Ele e ajoelhou-se perguntando: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10, 17).
A esta pergunta, que arde no mais fundo do nosso ser, Jesus deu resposta percorrendo o caminho da cruz.

Contemplamo-Vos, Senhor, nesta estrada, sendo Vós o primeiro que a seguistes e, no fim dela, lançastes a vossa cruz como uma ponte através da morte, a fim de que os homens pudessem passar da terra da morte para a da Vida (Santo Efrém, o Sírio, Homilia).

A chamada, que fazeis para Vos seguir, é dirigida a todos, especialmente aos jovens e a quantos se sentem provados por divisões, guerras ou injustiças e lutam por ser, no meio de seus irmãos, sinais de esperança e obreiros de paz.
Por isso, colocamo-nos com amor diante de Vós, apresentamo-Vos os nossos sofrimentos, voltamos os nossos olhares e os nossos corações para a vossa Santa Cruz e, encorajados pela vossa promessa, rezamos: Bendito seja o nosso Redentor, que nos deu a vida com a sua morte. Ó [divino] Redentor, realizai em nós o mistério da vossa redenção, pela vossa paixão, a vossa morte e ressurreição (Liturgia Maronita).