segunda-feira, janeiro 13, 2020

FESTA DO BATISMO DE JESUS














1 - Início da missão de Jesus

Como dito, no início da celebração, a Festa do Batismo de Jesus conclui o Tempo Natalino. Este tempo se fecha abrindo as portas do mundo, para a missão de Jesus. De fato, a Teologia Litúrgica lê o Batismo de Jesus a partir do Mistério da Epifania, quer dizer, manifestação apresentação de Jesus ao mundo. Jesus é apresentado ao mundo como "Servo de Deus", na 1ª leitura, é apresentado ao mundo como "Filho amado de Deus", no Evangelho e, é apresentado ao mundo como aquele que passa nesta terra fazendo bem, na 2ª leitura. É bem evidente, na Palavra que ouvimos, que a intenção da Liturgia consiste em apresentar Jesus ao mundo como alguém que vem de Deus e com uma missão divina para nosso mundo e para o bem de toda a humanidade.



2 - Servo de Deus e Filho de Deus

Desde quando Jesus passou pelas águas do Batismo, a Teologia ensina que as águas foram consagradas, Por isso, quem passa por estas águas, como todos nós passamos, torna-se imagem e semelhança de Deus modelado em Jesus Cristo. Sim, é isso, mesmo, estou falando que o Batismo é momento de uma nova criação, faz de nós homens e mulheres novos criados de acordo com o modelo do novo Adão, que é Jesus Cristo. Por isso, o nosso novo perfil identifica-nos como servos e servas de Deus e como filhos e filhas de Deus. Não apenas criaturas de Deus, mas temos uma identidade divina em nós porque, como aconteceu no Batismo de Jesus, também no nosso Batismo, o Espírito de Deus vem habitar em nossas vidas.



3 - Passar a vida fazendo bem

O fato de sermos servos e servas de Deus, como de sermos filhos e filhas de Deus, não se resume em um mero título. É uma realidade. Uma nova realidade existencial, que se ilumina no modo de viver de Jesus a partir do momento que nos tornamos seus discípulos e discípulas. — Como Jesus viveu? A 2ª leitura faz uma bela síntese: viveu entre nós "passando e fazendo o bem". Jesus não cria raízes em lugares e nem em tradições e muito menos em grupos. Passa e se coloca a serviço da vida. Lá onde a vida é ameaçada, por lá passa Jesus para resgatá-la com sua bondade. Este é o projeto de vida que é proposto a todos nós, batizados e batizadas nas mesmas águas, nas quais Jesus foi batizado: passar nossa vida fazendo o bem. Como relatava a 1ª leitura a propósito do "Servo de Javé", fazer o bem sem promover a violência, mas semeando a paz. Como dizia a 2ª leitura, passar fazendo o bem a favor da vida e impedindo que a vida seja dominada e destruída pelo mal. Este é o nosso projeto de vida: viver como batizados, colocando-se a serviço de Deus e passando pela vida fazendo o bem. Amém!