terça-feira, abril 14, 2020

DOMINGO DE PÁSCOA

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013











Desejo feliz Páscoa a você e a todos nós, que juntos celebramos esta solene a alegre Liturgia pascal aqui na nossa comunidade. Desejo feliz Páscoa a todas as famílias da nossa comunidade. Que em cada casa de família, neste Domingo, todos se abracem para celebrar domesticamente a Páscoa de Jesus Cristo. Desejo feliz Páscoa a todos que sofrem ou padecem de alguma doença, aqui na nossa comunidade. Que o “aleluia pascal” traga conforto na dor, fortalecimento na fé, crescimento na esperança. Feliz Páscoa às crianças, aos adolescentes, aos jovens para que vivam suas vidas na liberdade e nos caminhos da alegria e da fé na Ressurreição de Jesus.

Todo o Novo Testamento fundamenta-se no anúncio mais importante da história humana: a Ressurreição de Jesus. Anuncia, mas não diz como foi. No Evangelho que ouvimos, conta a experiência de Maria Madalena e dos Apóstolos deparando-se com o túmulo vazio. Por isso, crer na Ressurreição não se limita a saber como aconteceu a Ressurreição, mas em fazer a experiência existencial da fé na Ressurreição de Jesus. A 1ª leitura aponta para um modo de fazer esta experiência: viver como Jesus que, passou por este mundo fazendo o bem. Crer na Ressurreição consiste em não desperdiçar nenhuma oportunidade para fazer o bem. Quem vive fazendo o bem sente a alegria da Ressurreição em sua vida. A 2ª leitura indica outro modo de fazer experiência da fé na Ressurreição de Jesus: vivendo na terra, mas valorizando as coisas do alto, aquilo que é de Deus. Não se envolvendo com o fermento do mundo, mas levedando-se com o fermento do Evangelho e assumindo o estilo de vida proposto por Jesus.

O início do Evangelho dizia que Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, quando ainda não era dia, quando ainda era escuro. O caminho da fé na Ressurreição de Jesus não é totalmente claro, especialmente no início. Na maior parte das vezes é feito na penumbra, sem a claridade da luz do dia. É um caminho que se caracteriza pela procura. Alguns, como João, correm mais depressa e chegam antes; outros são como Pedro, mais lentos, e chegam depois. Mas todos precisamos fazer experiência de tomar contato com a Ressurreição de Jesus. É uma experiência que sempre conta com a companhia da Palavra do Evangelho, da partilha do pão e do vinho, como aconteceu com os discípulos de Emaús. É uma experiência que não se faz sozinho, mas na companhia da Igreja, como dizia o Evangelho, todos correndo juntos, para juntos encontrar-se e experimentar a Ressurreição de Jesus. Feliz Páscoa!