domingo, dezembro 02, 2012

I DOMINGO DO ADVENTO


I DOMINGO DO ADVENTO
02-12-2012
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Com essas imagens estranhas, baseadas em catástrofes cósmicas, o evangelista pretende afirmar que os inimigos do projeto de Deus (as nações) vão perdendo, por força do testemunho das comunidades cristãs, as máscaras que ocultavam a injustiça e perversidade da sociedade estabelecida. A vinda do Filho do Homem, portanto, não é algo que se deva esperar passivamente. Pelo contrário, é já uma presença, cuja manifestação depende do testemunho dos cristãos.

Em segundo lugar, a vinda do Filho de Homem é salvação dos que permanecem fiéis: “Quando estas coisas começarem a acontecer, fiquem de pé e levantem a cabeça, porque a libertação está próxima” (v 28) .

A palavra libertação, certamente inspirada no pensamento de São Paulo Apóstolo, é o resgate que Cristo pagou com seu sangue. O termo lembra a compra dos escravos: alguém nos resgatou, a preço de sangue, para que vivamos desde já como pessoas livres. Contudo, o processo de libertação continua mediante a prática da justiça e o esforço para recriar a humanidade de acordo com o projeto de Deus. Isso é tarefa dos discípulos de Jesus. 

Ao dar continuidade ao processo de libertação, os cristãos enfrentam os conflitos e perseguições dos que não desejam que as coisas mudem. Nesse combate, o Filho do Homem é nosso aliado e juiz. Ele declara inocentes (faz ficar de pé) os que forem fiéis, e lhes dá vitória (levanta a cabeça).

Começamos hoje um novo ciclo litúrgico. Mas não é um ciclo fechado sobre si mesmo, é-nos dado também como o tempo durante o qual Jesus vem visitar-nos, dar-nos a sua presença de Ressuscitado. Segundo a bela palavra de Jeremias, oferece-nos a nós como “um rebento de justiça”, como a “promessa de felicidade” que se realizará em plenitude no fim dos tempos. Desde agora, está em ação no segredo dos corações, como o poder da vida que, secretamente, constrói um novo ser no seio materno. “Vigiai e orai em todo o tempo”, a fim de estardes de pé no Dia da sua Vinda na plenitude da Luz.