terça-feira, dezembro 25, 2012

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

“...GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS E PAZ NA TERRA ÀS PESSOAS DE BOA VONTADE. JESUS CHEGOU ATÉ NÓS, TRAZENDO-NOS A SALVAÇÃO”.

Neste grande dia do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, somos convidados a perceber que o Menino da gruta de Belém, sendo Luz para toda a humanidade, não se impõe, mas convida, convoca, chama e quer ser aceito na liberdade e no amor.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Por que temes com a vinda do Senhor? Ele não veio para julgar ninguém. Não nasceu para condenar. Por isso ele apareceu como criancinha e não como um rei potente; pode ser encontrado na manjedoura, não no trono.
 
Ele não veio armado para punir. Ele está aí franzino para ficar junto de nós e nos libertar! Celebra, pois, a chegada do teu maior AMIGO!

Canta Aquele que foi sempre, no sono e na vigília, esperado e ansiado, o guarda de Israel, o consolo da humanidade, o alento do nosso coração.


Ele chegou, finalmente! Chegou para nunca mais nos deixar. É este o mistério do Santo Natal! Tenhamos cuidado de não parar nas aparências, de não ficarmos somente na meiga cena do Menino, com a Virgem e São José.
Este Menino é o Emanuel, o Deus-conosco! Este Menino veio como sinal de contradição, pois diante dele ninguém pode ser indiferente: ou se o acolhe, ou se o rejeita. 

 “A Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não quis conhecê-la.Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 
PADRE MARCOS COM A MÃE, LÍGIA BELIZÁRIO
Mas, a todos os que a acolheram, deram a capacidade de se tornarem filhos de Deus…”

Pois bem: acolhamo-la, a Palavra que se fez Menino, Filho que nos foi dado!


Se o acolhermos de verdade, na pobreza do dia-a-dia, no esforço de uma vida santa, então poderemos cantar com o salmista:
“Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!”

Vamos todos! Sejamos testemunhas da graça deste dia, da novidade desta festa.
E cumpram-se em nós as palavras da Escritura na leitura da missa de hoje: 
“Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação e diz a Sião: o teu Deus reina! 
O Senhor consolou o seu povo! O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; 
todos os confins da terra hão dever a salvação que vem do nosso Deus”. 
SEJAMOS MENSAGEIROS DESSA PAZ, DESSA BOA NOVA, SEJAMOS TESTEMUNHAS DO MENINO, IRRADIEMOS A GRAÇA DO SANTO NATAL! AMÉM.