quarta-feira, dezembro 12, 2012

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA


FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
12 DE DEZEMBRO
Um sábado de 1531 a princípios de dezembro, um índio chamado Juan Diego, ia muito de madrugada do povo em que residia à cidade do México a assistir a suas aulas de catecismo e para ouvir a Santa Missa. Ao chegar junto à colina chamada Tepeyac amanhecia e escutou uma voz que o chamava por seu nome.

Ele subiu ao cume e viu uma Senhora de sobre-humana beleza, cujo vestido era brilhante como o sol, a qual com palavras muito amáveis e atentas lhe disse: "Juanito: o menor de meus filhos, eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Desejo vivamente que me construa aqui um templo, para nele mostrar e prodigalizar todo meu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os moradores desta terra e a todos os que me invoquem e em Mim confiem. Vá ao Senhor Bispo e lhe diga que desejo um templo neste plano. Anda e ponha nisso todo seu esforço".
"Crê Diego levar em sua manta rosas
Que lança prova ante os olhos do bispo,
Mais de uma Rosa só floresce a face escura
Sob o mesmo pincel que pinta em luz a aurora".

Retornou a seu povo Juan Diego se encontrou de novo com a Virgem Maria e lhe explicou o ocorrido. A Virgem lhe pediu que ao dia seguinte fora novamente falar com o bispo e lhe repetisse a mensagem. Esta vez o bispo, logo depois de ouvir Juan Diego disse que devia ir e lhe dizer à Senhora que lhe desse alguma sinal que provasse que era a Mãe de Deus e que era sua vontade que lhe construíra um templo.

De volta, Juan Diego achou Maria e lhe narrou os fatos. A Virgem lhe mandou que voltasse para dia seguinte ao mesmo lugar, pois ali lhe daria o sinal. Ao dia seguinte Juan Diego não pôde voltar para colina, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente. A madrugada de 12 de dezembro Juan Diego partiu a toda pressa para conseguir um sacerdote a seu tio, pois se estava morrendo. Ao chegar ao lugar por onde devia encontrar-se com a Senhora preferiu tomar outro caminho para evitá-la. de repente Maria saiu a seu encontro e lhe perguntou aonde ia. O índio envergonhado lhe explicou o que ocorria. A Virgem disse a Juan Diego que não se preocupasse, que seu tio não morreria e que já estava são. Então o índio lhe pediu o sinal que devia levar a bispo. Maria lhe disse que subisse ao cume da colina onde achou rosas de Castela frescas e colocando-as no poncho, cortou quantas pôde e as levou a bispo.
Uma vez diante de Dom Zumárraga Juan Diego desdobrou sua manta, caíram ao chão as rosas e no poncho estava pintada com o que hoje se conhece como a imagem da Virgem de Guadalupe. Vendo isto, o bispo levou a imagem Santa à Igreja Maior e edificou uma ermida no lugar que tinha famoso o índio. 

“Guadalupe tornou-se o grande santuário nacional do México, visitado continuamente pelas multidões de fiéis, que a Maria Santíssima recorrem em todas as suas necessidades. A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe se estendeu sobre toda a América Latina, e numerosas são as igrejas que trazem o seu nome.
Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina e, em 1945, Pio XII deu-lhe o título de "Imperatriz da América".
O Papa João Paulo II, em 30/07/2002 canonizou, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, Juan Diego, primeiro índio da América a se converter em santo, em uma cerimônia presenciada por milhares de indígenas.
A canonização de Juan Diego é considerada um ato histórico para a América Latina, pois se trata do primeiro índio americano a se converter em santo católico. O México, com 102 milhões de habitantes, tem cerca de 12 milhões de indígenas, em sua imensa maioria pobres e marginalizados. Foi a sua 97ª viagem internacional do Papa. Mais de 100 mil pessoas receberam Sua Santidade com autêntico fervor popular, depois de uma recepção oficial mais rigorosa no hangar presidencial, comandada pelo presidente Vicente Fox e a primeira-dama. "Queridos mexicanos: graças a vossa hospitalidade, por vosso afeto constante, por vossa fidelidade à Igreja. Continuai sendo fiéis. Sede santos", declarou o Papa.”

Ó DEUS, QUE NOS DESTES A SANTA VIRGEM MARIA PARA AMPARAR-NOS COMO MÃE SOLÍCITA,
CONCEDEI AOS POVOS DA AMÉRICA LATINA, QUE HOJE SE ALEGRAM COM SUA PROTEÇÃO, CRESCER
CONSTANTEMENTE NA FÉ E ALCANÇAR O DESEJADO PROGRESSO NO CAMINHO DA JUSTIÇA E DA PAZ.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!