segunda-feira, janeiro 07, 2013

FRANÇA CELEBRA OS 850 ANOS DA CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS


A Catedral assistiu, impassível, à participação da França em 2 Guerras Mundiais, vivendo dias de Glórias e Tragédias.
Notre-Dame, o Símbolo de Paris celebra seus 850 anos, a construção da Catedral Gótica dedicada à Virgem Maria, erguida para simbolizar a força da Igreja e o poder dos Reis, levou 180 anos para ser construída, de 1.163 até o ano de 1.345 e desde então, têm abrigado muito da história Parisiense, inclusive foi o pano de fundo do Célebre romance do escritor Victor Hugo, "O Corcunda de Notre-Dame". 
Suas Gárgulas, que protegem Notre-Dame, contra os espíritos malévolos, viveram Glórias e Tragédias ao longo dos Séculos. O Sino Principal e o Bourdon Emmanuel, seu badalo tocou apenas 84 vezes, em eventos de grande importância, como visitas do Papa e Funerais Presidenciais. Ele será derretido e substituído por novos Sinos, isto ocorrerá devido ao degaste do cobre,  o badalo perde o Tom.**A Cripta Arqueológica.
Santa Joana D' Arc
A Catedral esta localizada na Île de la Cité, uma pequena Ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena. Sua Praça (Parvis) já foi palco de de grandes manifestações, coroação de Reis e também a Beatificação de Santa Joana D' Arc, que tem sua estátua no interior da Catedral. Notre-Dame foi restaurada diversas vezes em seus oito séculos de existência. Na Revolução Francesa a Catedral foi fechada,  saqueada e seus tesouros roubados. Em 1801 foi restaurada para a Coroação de Napoleão Bonaparte em 1.804.

NOTRE DAME DE PARIS HISTÓRIA

A história da incrível Notre Dame de Paris começou há quase 1000 anos atrás. O planejamento de uma catedral, nova grande em Paris começou em 1160. Foi o bispo recém-nomeado de Paris, Maurice de Sully, que ordenou a construção de uma nova catedral. A fim de dar lugar para ele, o bispo teve a antiga igreja demolida juntamente com várias casas vizinhas.

Uma nova estrada foi também construído de modo a trazer o material para o local de construção. A construção da catedral em si começou em 1163, quando o Papa Alexandre III colocou a primeira pedra.
FASE DE CONSTRUÇÃO
A Catedral Notre Dame de Paris é composta de duas partes: o lado ocidental é a entrada principal com as duas torres sineiras, enquanto o lado oriental é o salão principal e coro.
ENTRADA PRINCIPAL
 Durante a construção, o foco estava em construir a parte leste primeiro. Dessa forma, a catedral ainda podia ser utilizada, colocando-se uma parede temporária ocidental, enquanto que o resto das partes ocidentais estavam sendo construídas. A Construção do coro teve lugar entre 1163 e 1177, o novo altar elevado terminou em 1182. Maurice de Sully nunca chegou a ver Notre Dame de Paris concluída, já que ele morreu em 1196. Seu sucessor, Eudes de Sully, continuou o trabalho e iniciou a construção da entrada ocidental antes da própria morte em 1208.

A entrada ocidental ficou completa em quando a torre sul foi concluída em 1250, mas o prédio não foi totalmente concluído até 1345, detalhes, foram adicionados e alterados nos últimos 100 anos. Assim, no total, esta obra-prima levou quase 180 anos para ser concluído.

REVOLUÇÃO E RESTAURAÇÃO
Em 1793, Notre Dame de Paris foi danificada durante a Revolução Francesa. Muitas esculturas e tesouros foram saqueados ou destruídos. Um exemplo disso é a Galeria dos Reis. Esta é uma linha de 28 estátuas que representam 28 gerações de reis de Judá, que pode ser visto logo acima dos portões principais.

Durante o momento conturbado da Revolução, essas estátuas foram atacados e decapitadas, eram vistos como símbolos da tirania real. Estes foram mais tarde restaurada quando a igreja sofreu obras de restauro durante o século 19. As restaurações duraram 23 anos, e foi durante este período que a torre foi erguida.

NOTRE DAME
Sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo 
(daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora)
Escultura de Maria com Jesus, que se encontra atrás do altar principal da Catedral de Notre Dame, em Paris. Esta bela Pietá por Nicolas Coustou retrata a "Descida da Cruz"

OS SINOS
Hoje, Notre Dame de Paris abriga um total de cinco sinos em suas torres de sino, um grande sino e menores de cinco anos. Menor, neste caso, significa que pesam entre dois e três toneladas, por isso são apenas pequenos quando comparados com o grande sino. O grande sino é conhecido como "Emmanuel" e pesa 13 toneladas.
Batizados com o nomes de santos franceses,  Hyacinthe-Jeanne (esq) e Antoinette-Charlotte, da Catedral de Notre Dame.
Ele está localizado na torre sul e é tocado por feriados importantes como Natal, oriental, dia de Todos os Santos e outros eventos importantes. Os pequenos sinos tocar a cada hora para indicar o tempo.

A 02 de fevereiro de 2013 será a bênção de oito novos sinos pelo Cardeal André Vingt-Trois, arcebispo de Paris. Eles permanecem expostos na nave da catedral por três semanas e vão tocar pela primeira vez em 23 de março de 2013. Os nove sinos novos serão destinados a recriar o som dos originais colocados em Notre Dame no século 17.

O ORGÃO
Então 1431, com as obras já concluídas, e entre as suas paredes que um menino de dez anos, e de saúde delicada – Henrique 6º, da Inglaterra -, foi coroado rei da França.
E em 1804, ao som do grande órgão da catedral, Napoleão foi coroado imperador.
A música sempre cumpriu um papel fundamental na vida de Notre Dame. Isso pode ser comprovado por relatos em manuscritos medievais guardados nos arquivos da igreja.
Não é surpresa, portanto, que a música também esteja no centro das comemorações do aniversário.
No ano de 2013, três corais vão reviver a música que se fazia em Paris naquele período, e que remonta aos primórdios do cristianismo.

OS PORTÕES
Notre Dame de Paris realmente tem um exterior incrível, decorado com centenas de gárgulas e estátuas, cada um contando a sua própria história. Especialmente interessante para muitos é são os portões.
O PORTAL DO JULGAMENTO: O portão principal retrata o encontro com o Senhor e o juízo final. Os visitantes poderão também ver um anjo e um diabo com uma escala no meio. Isto simboliza todas as boas ações e as más ações de pessoas fizeram através de suas vidas e da inclinação da escala decide onde as pessoas acabam, no céu ou inferno.
  
O PORTAL DE SANTA ANA: O portão direito, conhecido como o Portal de Santa Ana, mostra a história do casamento de Joaquim e Ana e do casamento de Maria e José, bem como cenas da chegada de Cristo na terra.

O PORTAL DA VIRGEM: A porta esquerda é conhecido  
Estátua da Virgem Maria e do Menino 
A Notre-Dame de Paris foi trazida para
 a catedral da capela de St. Aignan.
Fica junto ao pilar sudeste do transepto, 
na entrada para o coro.
como O Portal da Virgem. Acima da porta, os visitantes podem ver Maria no seu leito de morte, cercado por Jesus e os 12 apóstolos. Há também dois anjos,  levando-a para o céu. O topo representa Maria no Céu, coroada a 'Rainha do Céu' por um anjo ao ser abençoado por Jesus.

Foi esculpido no séculoXIII e mostra a a gloriosa coroação da virgem Maria.




 MARCO ZERO - Placa de bronze, na praça Parvis. Representa o“ponto zero”, a partir do qual se calcula a distância das estradas nacionais francesas.
A marcação também é considerado o centro oficial da cidade de Paris.

NOTRE DAME DE PARIS E A RÉPLICA DO CRISTO REDENTOR  - OUT/2012

O evento fez parte das festividades dos 80 anos do Cristo Redentor, completados em 12/10/2011.

A réplica do Cristo Redentor foi exibida na entrada da catedral Notre Dame de Paris. O objetivo é integrar os preparativos da Jornada Mundial da Juventude no Rio em 2013

Lembrando que a obra, inaugurada em 1931, também teve a participação de um escultor francês, Paul Landowski, que realizou maquetes e partes da escultura.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.
COMEÇOU EM 12 DEZEMBRO DE 2012  E VAI ATÉ 24 NOVEMBRO DE 2013, O FESTIVAL DOS 850 ANOS DO MONUMENTO MAIS VISITADO DA FRANÇA, COM 20 MILHÕES DE VISITANTES POR ANO
<