terça-feira, janeiro 01, 2013

SANTA MÃE DE DEUS, MARIA - 1º de Janeiro de 2013

NESTE DIA EM QUE SE INICIA UM NOVO ANO CIVIL PEDIMOS PAZ, ESPERANÇA, RECONCILIAÇÃO,
 JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE, ABRAÇO, PARTILHA, RESPEITO. EM CRISTO JESUS, O FILHO DA VIRGEM MARIA, A PLENITUDE DE TODAS AS BÊNÇÃOS VEIO FICAR ENTRE NÓS, TRAZENDO A PAZ E NOS CONVIDANDO A SER MENSAGEIROS DESTA PAZ EM CASA, NA FAMÍLIA E NO MUNDO INTEIRO.
Água que brota da fonte da Vida, água que vem do amor.
BÊNÇÃO NA FONTE DA PARÓQUIA APÓS A RESTAURAÇÃO
Água que lava e cura as feridas, vem curar minha dor.
Vem a mim Senhor, e me dá tua luz. Vem matar minha sede, ajudar a carregar minha cruz.
Vem a mim, Senhor, transformar meu viver. Converte-me, cura-me, salva-me. Na tua graça eu quero viver.
“Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida”.


Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Eia, pois, advogada nossa Esses Vossos olhos misericordiosos A nós volvei! E depois desse desterro, Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
“Onde estás, Senhor? Onde estás, minha luz? Por que me escondes tua face? Há muito minha alma não mais te vê; ela aspira por ti e te busca chorando. Onde está meu Senhor? Por que minha alma não o vê mais? Que o impede de viver em mim? Eis aqui: não tenho a humildade de Cristo, nem amor pelos inimigos.”
DEUS ESTÁ AQUI! EMANUEL, DEUS CONOSCO.
O papel da Virgem Maria, que nós atribuímos não é o de apenas interceder em nosso favor, é ainda de nos mostrar seu Filho (“mostra-nos depois deste exílio”), no dia em que nosso exílio no vale de lágrimas chegar ao seu término.
 Mostra-nos Maria Santíssima a Jesus benigno. Vale dizer, bom, benévolo, misericordioso. 
A extrema bondade maternal de Maria será então a garantia da abundância de misericórdia que o Senhor (Primeira Leitura), derramará sobre seus eleitos.
Não que a misericórdia deste não seja desde já sem limites, mesmo sem qualquer intervenção da Virgem, mas porque quis levar sua delicadeza até associar a si uma mulher, como Eva foi associada a Adão quando da queda, à glória de seu amor triunfante de qualquer pecado e morte.
A oração da Salve Rainha é um canto profundamente escatológico, de lamento e de dolorosa esperança, voltado inteiramente para a salvação futura no fim dos tempos (Segunda Leitura), que encerra assim a história da salvação, o “Salve" parece predestinado a fechar a OITAVA DE NATAL, na espera d'Aquele que vem.
Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo, recordamos e vivemos os mistérios da salvação ao longo deste ano:
Epifania: 6 de janeiro; Batismo de Jesus: 13 de janeiro; quarta-feira de Cinzas: 13 de fevereiro; Páscoa 31 de março; Ascensão: 12 de maio; Pentecostes: 19 de maio.
 Também nas festas da mãe de Deus, dos apóstolos, dos santos e na comemoração dos falecidos,a Igreja peregrina sobre a terra proclama a páscoa do Senhor. A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos. Amém.