domingo, janeiro 20, 2013

SÃO SEBASTIÃO HERÓI VALOROSO DA FÉ

Herói valoroso da fé, que com férrea coragem enfrentou por duas vezes o martírio em nome de Cristo.
ORAÇÃO E PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO NA COMUNIDADE VILA CANOAS EM SÃO CONRADO - 20/01/2013
São Sebastião (256-288) nasceu na França e logo foi com os pais para Milão, na Itália. Nas terras italianas cresceu na fé cristã e ficou famoso como valente soldado e depois capitão da guarda do imperador Romano.
Os cristãos eram perseguidos na época e muitos foram presos e martirizados, porém as pessoas não sabiam que São Sebastião era cristão 
e assim ele conseguiu ajudar muitas pessoas presas por seguirem o Cristianismo, diminuindo as penas, dando alimento e animando a perseverarem na fé em Cristo, mesmo que isso implicasse o martírio.
Outro feito que conseguiu foi a conversão de vários prisioneiros para o Cristianismo. 
O imperador Diocleciano, ao saber que um dos capitães de sua guarda imperial se convertera ao Cristo, tentou obrigá-lo a renunciar à fé. Fiel ao seu Senhor, Sebastião prefere morrer a traí-lo.
FIÉIS ACOMPANHAM A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO EM PROCISSÃO RUMO A MATRIZ DE SÃO CONRADO
Diocleciano dá, então, a sentença: amarrá-lo em um tronco e flechá-lo até a morte.
 Recebeu as flechadas e foi abandonado. Contudo, ele é recolhido semimorto por Santa Irene que cuidou dele até que ficasse curado. Sobrevivido às flechas e após recobrar a saúde, São Sebastião foi preso novamente pregando o Cristianismo.

Desta vez, o imperador ordenou o seu martírio definitivo e se assegurou que ele de fato havia morrido. Outra cristã recolhe o corpo do herói da fé e o sepulta com a veneração devida aos mártires, nas catacumbas, que haveriam de ser conhecidas pelo seu nome.
 PADRE MARCOS ABENÇOA O BAIRRO DE SÃO CONRADO NO RIO DE JANEIRO PELA INTERCESSÃO DE SÃO SEBASTIÃO - 20/01/2013
QUEM É E COMO SE APRESENTA A PESSOA, O SER HUMANO TRANSFORMADO EM CRISTO?

"É alguém cujo alimento é fazer a vontade do Pai; alguém que se deixa guiar estavelmente e docilmente pelo Espírito, ainda que este o conduza ao deserto, ao Tabor ou ao Horto das Oliveiras.
O ser humano transformado em Cristo é um homem que ama os irmãos e irmãs até dar a própria vida por eles (a vida, não a morte! Isto é, o próprio tempo, o afeto, a competência, os bens materiais).
O ser humano transformado em Cristo é alguém que se deixou envolver e seduzir apaixonadamente pelo Reino; 
que nada coloca acima do reino; que por ele está disposto a doar tudo sem exigir nenhuma recompensa a não ser a pura e simples amizade com Jesus;
 alguém que não é mais, portanto, um mercenário que espera a paga por qualquer serviço, mas um irmão, uma irmã de Jesus; alguém que, no Reino, trabalha para o bem da família.
ISTO QUE DESCREVI É UM OBJETIVO, UMA META !  Nós deixamos a Deus que nos faça alcançar esta meta quando ele quiser, não sabemos se aqui, ou somente depois da morte. Nós queremos, ao invés, nos deter em examinar o caminho que conduz para a meta, porque estes nos interessa de perto aqui e agora, temos 3 momentos:
PADRE  MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA
CONHECIMENTO DE CRISTO: deveríamos conceber uma nova paixão para conhecer Jesus, uma vontade ardente de ouvir falar dele, julgar sem sabor o que não é condimentado com Jesus. 
Isto nos deveria levar a um relacionamento pessoal vivo e verdadeiro com o Mestre: Jesus visto não mais como uma memória histórica ou personagem, mas como uma pessoa para nisso, um amigo, como nós somos amigos dele.
SOFIA COSTA NOBRE – “HELPO”
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL
PARA O DESENVOLVIMENTO
IMITAÇÃO DE CRISTO: O conhecimento de Jesus é em vista da imitação de Jesus; o próprio Pai no evangelho nos convida a seguir Jesus dizendo: Escutai-o! A cruz ocupa um lugar muito especial neste caminho de imitação; é a chave de tudo e há uma relação direta dentre ela e nossa vida em Cristo: Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim (Gl 2,19s). Tornar-se “conformados a jesus na morte” é o caminho para “alcançar a ressurreição dos mortos”, isto é, nossa transfiguração nele”.
EUCARISTIA E ORAÇÃO: Não há progresso em nossa assimilação a Jesus sem oração e sem aquele tipo de oração que Jesus nos mostra: a oração feita com calma, no silêncio e, se possível, sozinho.
 Há pessoas que se queixam que para ser cristão é muito difícil. Que não se consegue. É verdade que não se consegue sem oração.
Não basta uma oração em pedaços, sob a forma de simples jaculatórias, feita enquanto se trabalha ou se caminha; é preciso, ao menos uma vez por dia, um pouco de oração mais demorada que permita a nosso coração tomar contato realmente com Deus".

ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião, corajoso missionário em tempos difíceis, testemunha do Evangelho através da própria vida, dedicado amigo dos cristãos perseguidos, protetor contra a violência, as doenças e as guerras!
São Sebastião, padroeiro de nossa cidade, intercedei por nós junto ao Pai a fim de que, inspirados por vosso  testemunho, nos tornemos a cada dia firmes no caminho do bem, perseverantes na prática das virtudes, fiéis mensageiros do amor de Deus, construtores da justiça e da paz, consolo e ânimo dos que sofrem, defensores dos aflitos, solidários na dor e nos tormentos, instrumentos constantes de evangelização. Amém.