domingo, março 24, 2013

CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS PELO MUNDO

O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".
PAPA FRANCISCO - DOMINGO DE RAMOS - PRAÇA DE SÃO PEDRO - ROMA
 Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja.
FILIPINAS
 E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo.

BULGÁRIA
 A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. 

ÍNDIA
 Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.
EL SALVADOR

A Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: 
NIGÉRIA

Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás;
CISJORDÂNIA
Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário.
PALESTINA
A ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d'Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.
HONDURAS
O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. 
SÍRIA
 Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. 
TIMOR LESTE
 E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruí-la; perder a vida para ganhá-la.
GEORGIA

Para as comunidades cristãs, esta semana maior sempre será um confronto com o problema do mal no mundo.

AUSTRIA

Muito sofrimento. Além das catástrofes naturais, há no mundo muita opção de morte;
BELARUS  REPÚBLICA DA BIELORRÚSSIA

desde a violência da guerra, o terrorismo, a violência urbana, a morte pela fome e as deficiências até a violência contra a própria natureza.

PARAGUAI
 Qual a saída? A guerra preventiva para vencer o terrorismo com o terrorismo? A imposição da idolatria do capital contra o império do mal?
MANILA CAPITAL DAS FILIPINAS

Ou a saída, certamente a mais difícil, não será a da proposta do Evangelho, que passa pelo mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor?

JERUSALÉM

Muitas vezes Jesus caminha ao nosso encontro e nós não o reconhecemos.
SÃO PAULO
Para nossa salvação será útil refletirmos também em nossas fraudes e defeitos. Com os olhos postos na bondade de Deus, poderemos conseguir a emenda e o perdão para nossas próprias perfídias.
APARECIDA - SP
 Existe uma grande analogia entre a atitude daqueles que crucificaram o Redentor e nossa situação quando caímos em pecado mortal.
BAHIA


Não é verdade que, muitas vezes, depois de termos glorificado a Nosso Senhor ardentemente, caímos em pecado e O crucificamos em nosso coração? O pecado é um ultraje feito a Deus. Quem peca expulsa Deus de seu coração, rompe as relações filiais entre criatura e Criador, repudia Sua graça.
ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

E é certo que Nosso Senhor é muito ultrajado em nossos dias. 
RIO DE JANEIRO - SÃO CONRADO
 Não pelo brilho de nossas virtudes, mas pela sinceridade de nossa humildade nós poderemos ter atitudes daquelas almas que reparam, junto ao trono de Deus, os ultrajes que a cada hora são praticados contra Ele. As lições do Domingo de Ramos nos convidam a isso.