domingo, março 10, 2013

IV DOMINGO DA QUARESMA

HOJE, QUARTO DOMINGO DA QUARESMA. A IGREJA SE VESTE DE ROSA, PARA EXPRESSAR A ALEGRIA DO ENCONTRO COM O SEU SENHOR, UM ENCONTRO ANTECIPADO, QUE AINDA NÃO É A PÁSCOA, MAS QUE CONFIRMA EM NÓS O CAMINHO QUARESMAL.

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
É NECESSÁRIO DESCER ATÉ O FUNDO , É NECESSÁRIO SENTIR O
ABISMO SOB OS PÉS PARA ENTÃO GRITAR: “SOCORRO, AJUDA-ME!” SERÁ PRECISO TER PROVADO A BORRA AMARGA , ENCONTRAR-SE NO BECO SEM SAÍDA, EXPERIMENTAR O LIMITE DAS FORÇAS PARA EXCLAMAR : “MEU DEUS,VEM EM MEU AUXÍLIO!”.

“Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso dos vossos fardos eu vos aliviarei”(Mt 11,28).
A Palavra de Jesus chega como um bálsamo que cura e reconcilia. Quem pode dizer que não precisa do olhar compassivo de Deus ?

Não podemos buscar atenuantes, fazer passar por normal o erro, como um simples acidente, justificar o comportamento errado porque é muito comum na sociedade atual. É uma resistência injusta fazer ouvidos moucos à voz interior que pede reação humilde, o reconhecimento da fraqueza, da pobreza, de um projeto desfeito e levantar-se para mais uma vez pedir misericórdia, ainda que doa o amor próprio e envergonhe.

Ainda que eu seja o filho mais moço ou o mais velho, não devo continuar a sê-lo, mas converter-me no pai.

A fonte da qual brota todo gesto paciente, não violento, sereno, compreensivo, acolhedor, entranhável, de olhar para o outro de outra perspectiva, ainda que para o mais estranho, não de modo paternalista, mas como pessoa e sacramento.



O PERDÃO TORNA INATIVA A VIOLÊNCIA
O PERDÃO DESFAZ A INCOMPATIBILIDADE
O PERDÃO LIBERTA O CORAÇÃO DA VINGANÇA
O PERDÃO ACALMA A MENTE DE TODA OBSTINAÇÃO
O PERDÃO DÁ A CAPACIDADE DE RECOMEÇAR
O PERDÃO TRANSFORMA A PERDA EM LUCRO
O PERDÃO TRANSFIGURA A REALIDADE
O PERDÃO TRANSMITE A PAZ
O PERDÃO SABOREIA A BONDADE DAS PESSOAS.