terça-feira, março 26, 2013

FESTA DA ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO GABRIEL À VIRGEM MARIA - 2013


A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal. Por este acontecimento, que fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.

A visita do Anjo à Virgem Maria, sinaliza o início do cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que esta sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria.

FOI O SEU FIAT "FAÇA-SE EM MIM, SEGUNDO A TUA PALAVRA" QUE REALIZOU O INCOMPREENSÍVEL MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DO VERBO.

Maria era uma jovem adolescente, simples e virgem, prometida ao já idoso José, um carpinteiro descendente direto da casa de Davi. Ficou perturbada ao receber do Arcanjo o aviso que era a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual devia ser chamado Jesus, pois era o enviado para salvar a Humanidade, e cujo Reino era eterno. Assim, o Pai Criador dependeu do consentimento de uma frágil criatura humana para realizar o Mistério para a nossa Redenção.

A Virgem Maria aceitou sua parte na missão, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Mas teve de perguntar como seria possível, se não conhecia homem algum. Gabriel lhe explicou o Espírito Santo a fecundaria, pela graça do Criador. Então respondeu com a mesma simplicidade de sua vida e fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua vontade".

Com esta resposta, pelo seu consentimento, Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, os sacrifícios que a ela estavam ligados. 

Por este motivo dos devotos de Nossa Senhora da Anunciação pedem sua proteção e intercessão junto a Deus, nas suas aflições. Por sua disposição Maria se tornou a mais perfeita das criaturas humanas, a fonte dos maiores méritos e das melhores graças. Porque a Mãe de Deus, que acolheu a divindade em si mesma, contém em si toda a eternidade e, nesta, toda a plenitude dos tempos.

A data da Festa, marca e festeja um dos mistérios mais sublimes e importantes para a Humanidade, citado em várias passagens importantes do Novo Testamento. Maria foi poderosamente levada à comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Motivo mais que suficiente para ser invocada como Nossa Senhora da Anunciação.

A FESTA DA ANUNCIAÇÃO É ANTIQUÍSSIMA E FOI SEMPRE CONSIDERADA DAS MAIORES.

No tempo de Santo Agostinho, como ele próprio declara, já estava fixada no dia 25 de Março.
O décimo concílio de Toledo (656) chama à solenidade deste dia " a Festa por excelência da Mãe de Deus, a grande Festa da Virgem".

Porque esta alegre solenidade coincidia com o tempo da Paixão, a igreja de Toledo fixou-a em 18 de Dezembro e a de Milão no domingo anterior ao Natal. Mas como a igreja Romana a restituísse no século IX ao seu próprio dia, foi pelas outras imitada. E, por ser celebrada em Março, há quem atribua a Nossa Senhora da Anunciação o título de Nossa Senhora de Março.

O TOQUE DAS AVE-MARIAS
A devoção a Nossa Senhora da Anunciação levou muitas ordens religiosas a honrarem-se com o distintivo da Anunciação de Maria e o mesmo espírito de devoção levou o papa Urbano II a ordenar em 1095, que por três vezes ao dia, pela manhã, ao meio dia e à noite, se tocassem os sinos para lembrar aos fieis a reza das "Ave-Marias". 

Ainda hoje o toque das A.M. se faz em muitos lugares. Já Sto. Antonio pregava a devoção das "Três Ave-Marias", mas ela tomou maior incremento quando a própria Virgem a aconselhou Sta. Matilde (1241-1297), para obter a graça de uma boa morte. S. Leonardo, grande pregador missionário e Santo Afonso Maria de Ligório foram apóstolos ardorosos desta devoção, que também o Santo Cura d'Ars propagou para restaurar a vida cristã da sua freguesia.

A Anunciação de Maria é um dos temas mais abordados na pintura do Renascimento e tomou impulso após as visões de Santa Brígida, no século XIV, quando, segundo a tradição, Nossa Senhora lhe apareceu e narrou-lhe as principais cenas do nascimento de Cristo.

Do livro "Nossa Senhora na história e devoção do povo português" de P. José do Vale Carcalheira

TODAS AS GERAÇÕES VOS PROCLAMAM BEM-AVENTURADA, Ó MARIA!
CRESTES NA MENSAGEM DIVINA E EM VÓS SE CUMPRIRAM GRANDES COISAS, COMO VOS FORA ANUNCIADO.

MARIA, EU VOS LOUVO!
CRESTES NA ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS NO VOSSO SEIO VIRGINAL E VOS TORNASTES MÃE DE DEUS.

RAIOU, ENTÃO, O DIA MAIS FELIZ DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E JESUS VEIO HABITAR ENTRE NÓS.
A FÉ É DOM DE DEUS E FONTE DE TODO BEM, POR ISSO, Ó MÃE, ALCANÇAI-NOS A GRAÇA DE UMA FÉ VIVA, FORTE E ATUANTE, QUE NOS SANTIFICA CADA DIA MAIS.

QUE POSSAMOS COMUNICAR COM A VOSSA VIDA A MENSAGEM DE JESUS QUE É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA DA HUMANIDADE. AMÉM!


Por ocasião da Semana Santa, esta festa foi transferida para uma semana depois da Páscoa. A Igreja celebrará a Anunciação do Senhor dia: 08 de abril de 2013


---