sexta-feira, janeiro 03, 2014

MISSA DE SÃO MIGUEL ARCANJO 03/01/2014

 Porta e estandarte da Santíssima Trindade, Guardião do Paraíso, Esplendor e fortaleza da Igreja militante, honra e alegria da Igreja triunfante, luz dos Anjos, baluarte da verdadeira fé.  São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, nosso auxílio em todas as adversidades, nosso Príncipe, nosso Advogado, rogai por nós.

Evangelho (Jo 1,29-34)
No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: 
‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: 
‘Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!”.

EU VI, E POR ISSO DOU TESTEMUNHO: ELE É O FILHO DE DEUS
Hoje, esta passagem do Evangelho de São João imerge-nos plenamente na dimensão testemunhal que lhe é própria. 
 Testemunha é a pessoa que comparece para declarar a identidade de alguém. Pois bem, João apresenta-se-nos como o profeta por excelência, que afirma a centralidade de Jesus. Vejamo-lo sob quatro pontos de vista.
 Afirma-a, em primeiro lugar, como um vidente que exorta: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). 
 Fá-lo, em segundo lugar, reiterando convictamente: É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’ (Jo 1,30). 
 Confirma-o consciente da missão que recebeu: "Vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel” (Jo 1,31). 
E, finalmente, voltando à sua qualidade de vidente, afirma: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi" (Jo 1,33-34).
 Perante este testemunho, que conserva dentro da Igreja a mesma energia de há dois mil anos, perguntemo-nos, irmãos: —No meio de uma cultura laicista que nega o pecado, contemplo Jesus como Aquele que me salva do mal moral? —No meio de uma corrente de opinião que vê em Jesus somente um homem religioso extraordinário, creio nele como Aquele que existe desde sempre, antes de João, antes da criação do mundo? —No meio de um mundo desorientado por mil ideologias e opiniões, aceito Jesus como Aquele que dá sentido definitivo à minha vida? —No meio de uma civilização que marginaliza a fé, adoro Jesus como Aquele em Quem repousa plenamente o espírito de Deus?
 E uma última pergunta: —O meu “sim” a Jesus é tão profundo que, como João, também eu proclamo aos que conheço e me rodeiam: "Dou-vos testemunho de que Jesus é o filho de Deus!"?
 NOSSA REFLEXÃO
Jo 1,29-30 O Cordeiro de Deus – “Aquele que tira o pecado do mundo”. Liberta-nos do pecado, traz-nos a vida divina. De uma vez por todas Ele se imolou na cruz, como o “Cordeiro de Deus” para nos livrar da exclusão da vida eterna com Deus. 
Libertou-nos da morte eterna, do afastamento de Deus, tragédia que marcou toda a humanidade desde Adão. Os judeus ainda hoje sacrificam um cordeiro para lembrar a libertação da escravidão do Egito. 
Os cristãos têm tem o seu cordeiro, sacrifício único do ‘cordeiro de Deus’ que se perpetua, insangüentamente em toda missa. 
Oh! Jesus que nós possamos sempre lembrar de teu ato redentor e te agradecer por nos Ter livrado do pecado. 
Pecado que nos torna impuros e nos impede de ganhar a vida eterna.
 Batismo de Jesus  
(Mt.3,13-17; Lc 3,21-22; Jo 1,31-34) - 
O  Mistério da Trindade mostra-se aos homens. Jesus dá exemplo da necessidade do batismo para os homens. 
 Louvamos e agradecemos Tua generosidade em nos conceder participar de Tua vida pelo batismo, receber o Teu Amor, o Espírito Santo. 
Faz-nos refletir sobre o nosso próprio batismo. Nele recebemos o Amor. Como Jesus, sou um filho do Pai, que pôs em nós todo Seu Amor. 
O batismo de Jesus nos faz entender o início de uma nova humanidade, nascida das águas do batismo. O Filho de Deus quer nos dar o Espírito Santo pelo batismo. Este foi o testemunho de João, que também deve ser seguido por nós. Pelo batismo recebemos o múnus profético, ou seja, a missão de anunciar que a vida divina nós a recebemos através da morte e ressurreição de Jesus, operada pelo batismo. Só Ele nos pode dar a vida no Espírito.
D. Antoni ORIOL i Tataret (Vic, Barcelona, Espanha)



---