domingo, janeiro 26, 2014

O QUE DEVEMOS MUDAR? III DTC - A


Jesus diz claramente a que veio, dando as coordenadas do seu ministério:“Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo.”

Encontrá-lo é um convite à conversão, como ocorreu com André e Pedro, Tiago e João, que deixaram seus pais, suas redes e seus barcos e O seguiram, confiando unicamente na promessa de transformá-los em pescadores de homens e anunciadores da Boa-Nova. Converter-se é sair das trevas para a luz, buscando um caminho novo onde esta luz jamais se apaga, porque brilha dentro do coração de cada um.
Mt 4,12-23Naquele tempo, ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.” Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.” 
Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão
André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.” Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João.
Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
III Domingo do Tempo Comum –A
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira 

O QUE DEVEMOS MUDAR?
Não é difícil resumir a mensagem de Jesus: Deus não é um ser indiferente e distante, que se move no seu mundo, interessado na sua honra e direitos. É alguém que procura para todos o melhor. A sua força salvadora esta atuando no mais profundo da vida. Quer a colaboração das suas criaturas para levar o mundo à sua plenitude: “O reino de Deus está próximo. Mudai!”
Mas, o que é colaborar no projeto de Deus? O que devemos mudar? O chamamento de Jesus não se dirige só aos “pecadores” para que abandonem a sua conduta e se aproximem um pouco mais dos que já observam a lei de Deus. Não é isso o que preocupa. Jesus dirige-se a todos, pois todos têm que aprender a agir de forma diferente.
Não gostamos de falar de conversão. Quase instintivamente pensamos em algo triste, penoso, muito unido à penitência, à mortificação e ao ascetismo. Um esforço quase impossível, para o qual já não sentimos disposição nem forças.
Contudo, se paramos diante da mensagem de Jesus, escutamos, antes de mais nada, um chamamento alentador para mudar o nosso coração e aprender a viver de maneira mais humana, porque Deus está perto e quer curar a nossa vida.
A conversão de que Jesus fala não é algo forçado. É uma mudança que vai crescendo em nós, na medida em que vamos caindo na conta de que Deus é alguém que quer fazer a nossa vida mais humana e feliz.
Porque converter-se não é, antes de mais nada, tentar fazer tudo de melhor, mas deixarmo-nos encontrar por esse Deus que nos quer melhores e mais humanos. Não se trata só de nos “tornarmos uma boa pessoa”, mas sim  voltarmos para aquele que é bom para nós.
A conversão não é, por isso , algo triste, mas a descoberta da verdadeira alegria. Não é deixar de viver, mas sentirmo-nos mais vivos do que nunca. Descobrir para onde temos que viver. Começar a intuir tudo o que significa viver.
Converter-se é algo alegre. É limpar a nossa mente de egoísmos e de interesses que diminuam o nosso viver quotidiano. Libertar o nosso coração de angústias e de complicações criadas pela nossa ânsia de poder e de posse. Libertar-nos de coisas que não precisamos e viver para pessoas que têm necessidade de nós.
Um pessoa começa a converter-se quando descobre que o importante é não perguntar-se como pode ganhar dinheiro, mas como pode ser mais humano. Não como pode chegar a conseguir determinada coisa, mas como pode chegar a ser ele mesmo.
Quando escutarmos o chamamento de Jesus “Convertei-vos , porque o reino de Deus está perto”, pensemos que nunca é tarde para nos convertermos, porque nunca é tarde para ser mais feliz, nunca é demasiado tarde para se deixar perdoar e renovar por Deus.
cf. Pagola, José Antonio

-----------------------------------------------
NO PRÓXIMO DOMINGO 02/02/2014 ÀS 10H e 19H, CELEBRAREMOS A FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR.
Para a Procissão das Luzes a Comunidade deverá providenciar velas.
Haverá também a Procissão das Luzes na celebração do sábado 01/02/2014 às 18h
-----------------------------------------


--