domingo, janeiro 19, 2014

PALAVRAS DE PADRE MARCOS, II DOMINGO DO TEMPO COMUM, KONSTANZ‏


"Cada Domingo, o dia da Ressurreição do Senhor, a Igreja se une para escutar a Palavra de Deus e receber em forma de alimento o Corpo de Cristo, na Eucaristia"

Relicário com a cabeça de São Conrado
Hoje, 19 de janeiro de 2014, II Domingo do Tempo Comum, em que ouvimos no Evangelho: "Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus."  
Eu, padre Marcos, tive a graça de poder celebrar a Eucaristia, tendo o padre Matias na presidência, na Munster, antiga catedral de Konstanz, dedicada a Virgem Maria.
Nela, na grande e antiga igreja, está a capela onde fica em veneração o crânio do bispo, São Conrado de Konstanz.
Fui acolhido de forma perfeita e a celebração foi digna e piedosa. O que rezar numa ocasião como esta?  
   Bem, como peregrino e pároco de São Conrado, vim até aqui para rezar por todos os paroquianos da Igreja Matriz de São Conrado no Rio de Janeiro, e consagrar o centenário de nossa igreja a interseção do nosso padroeiro.
 Rezei também pela alma do comendador Jacob Conrado e sua esposa Maria Luisa.
 Enquanto João Batista dá testemunho do Santo dos santos, São Paulo apostolo nos exorta na segunda leitura: 
  "Chamados a ser santo com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Cor. 1,2)
 Assim, irmãs e irmãos, buscar em Conrado de Konstanz o que São Paulo pede aos coríntios: 

A santidade, em qualquer lugar, no lugar onde Deus nos coloca. Deus nos colocou na paróquia de São Conrado.
Em janeiro de 2013 não imaginava que um ano depois estaria aqui em Konstanz.
 No entanto a nossa comunidade paroquial merece que seu pároco, mesmo em férias, venha peregrinar.  
Todos são muito bons para comigo, logo eu não poderia deixar de estar aqui sobretudo no ano do centenário. Vim agradecer ao Bom Deus a vida santa e dedicada de cada um dos paroquianos, vim agradecer ao Bom Deus, a colaboração, a oração, o amparo e o carinho que todos me deram, desde que cheguei em outubro de 2012.
Vim ainda para rezar pelos nossos funcionários, pelas nossas famílias, pela nossa Arquidiocese.  Vim para santificar a minha alma, a minha vida, e vim para que possa olhar mais para aquele que é o centro de nossas vidas:  Jesus.
Que o Senhor me ajude a continuar o trabalho junto a cada um e com todos, com perseverança, com dedicação e com amor. 
 Que não me falte o amor, dom precioso que deve se multiplicar para o bem comum, para o bem estar de vocês e para o bem estar da Igreja que está no Rio de Janeiro.
Que São Conrado e São Sebastião intercedam por nós!
Padre Marcos

PADRE MATIAS VIGÁRIO PAROQUIAL DA CATEDRAL DE CONSTANCE ENVIA MENSAGEM PARA TODOS OS PAROQUIANOS, MORADORES DO BAIRRO DE SÃO CONRADO E DO RIO DE JANEIRO

-----------------------