quinta-feira, janeiro 23, 2014

REZANDO NA CATEDRAL NOTRE DAME DE CHARTRES

É UMA DAS MAIS CONHECIDAS CATEDRAIS DE FRANÇA, A SEGUIR DA NOTRE-DAME DE PARIS. 
Teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194, marcando o zênite da arte gótica na França.
 A sua imponente visão, grandiosa e magnífica, deslumbra todos os visitantes, mas o que realmente a torna famosa são os seus 2600 m2 (5000 figuras) de maravilhosos vitrais, um dos mais importantes conjuntos do século XIII, representando várias cenas da Bíblia.
 A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados 
do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em notável estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável.
Outra grande atração é o labirinto circular, um dos poucos labirintos medievais que permanecem até hoje, feito de calcário branco e preto. 
Este simboliza uma peregrinação simbólica à Terra Santa.
A catedral tem nove portais finamente esculpidos (4000 estátuas) e é parte da Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Em 24 de Outubro de 1260 a catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX. O rei Henrique IV foi o único monarca francês a ser sagrado neste Templo.
 O edifício original incendiou-se em 1194 e imediatamente se acometeram as obras de reconstrução, que se prolongariam durante 60 anos.
 A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII; o pórtico principal contém um magnífico relevo de Jesus Cristo glorificado
A do transepto (ou nave transversal) meridional (c.1224-1250) organiza-se em torno a imagens
do Novo Testamento, que narram o Juízo Final; 
  enquanto que o pórtico oposto, situado no lado norte, está dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo e se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultórico dedicado à Criação.
 No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo.
 Chartres é uma pequena cidade no Centro de França. Ponto de partida para as visitas aos Châteaux do Vale do Loire, Chartres é mundialmente conhecida pela sua Catedral, o primeiro dos 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO na França.


Imagens Marcos Belizário
Textos Pastoral da Cultura - pt.wikipedia.org

--