sábado, maio 10, 2014

MÊS DA VIRGEM MARIA E MÊS DAS MÃES


É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus.
Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus.
Ela é a Mãe do Puro Amor.
Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora.


Toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater – Mãe escondida e secreta.

Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus.

Para atender aos pedidos que ela lhe fez de escondê-la, empobrecê-la e humilhá-la, Deus providenciou para que oculta ela permanecesse em seu nascimento, em sua vida, em seus mistérios, em sua ressurreição e assunção, passando despercebida aos olhos de quase toda criatura humana.
Deus Pai consentiu que jamais em sua vida ela fizesse algum milagre, pelo menos um milagre visível e retumbante, conquanto lhe tivesse outorgado o poder de fazê-los. Deus Filho consentiu que ela não falasse, se bem lhe houvesse comunicado a sabedoria divina. Deus Espírito Santo consentiu que os apóstolos e evangelistas a ela mal se referissem, e apenas no que fosse necessário para manifestar Jesus Cristo. E, no entanto, ela era a Esposa do Espírito Santo.

MARIA É A OBRA-PRIMA POR EXCELÊNCIA DO ALTÍSSIMO, CUJO CONHECIMENTO E DOMÍNIO ELE RESERVOU PARA SI. MARIA É A MÃE ADMIRÁVEL DO FILHO, A QUEM APROUVE HUMILHÁ-LA E OCULTÁ-LA DURANTE A VIDA PARA LHE FAVORECER A HUMILDADE, TRATANDO-A DE MULHER (Jo 2, 4; 19, 26)

Como a uma estrangeira, conquanto em seu Coração a estimasse e amasse mais que todos os anjos e homens. Maria é a fonte selada (Ct 4, 12) e a esposa fiel do Espírito Santo, onde só Ele pode penetrar.


Sem excetuar seu trono sobre os querubins e serafins; e criatura algumas, pura que seja, pode aí penetrar sem um grande privilégio. ..ut soli Deo cognoscenda reservatur (São Bernardino de Sena, Sermão 51, art. 1, cap. 1).

Maria Santíssima é o paraíso terrestre do novo Adão, no qual este se encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis.  É o grande, o divino mundo de Deus,  onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência de Deus, em que Ele escondeu, como em seu seio, seu Filho único, e Nele tudo que há de mais excelente e mais precioso.
Os santos disseram coisas admiráveis desta santa de Deus; e nunca foram tão eloqüentes nem mais felizes, – eles o confessam – que ao tomá-la como tema de suas palavras e de seus escritos. E, depois, proclamam que é impossível perceber a altura dos seus méritos, que ela elevou até ao trono da Divindade; que a largura de sua caridade, mais extensa que a terra, não se pode medir; que está além de toda compreensão a grandeza do poder que ela exerce sobre o próprio Deus; e, enfim, que a profundeza de sua humildade e de todas as suas virtudes e graças são um abismo impossível de sondar.

TODOS OS DIAS, DUM EXTREMO DA TERRA AO OUTRO, NO MAIS ALTO DOS CÉUS, NO MAIS PROFUNDO DOS ABISMOS, TUDO PREGA, TUDO EXALTA A INCOMPARÁVEL MARIA.

Os nove coros de anjos, os homens de todas as idades, condições e religiões, os bons e os maus. Os próprios demônios são obrigados, de bom ou mau grado, pela força da verdade, a proclamá-la bem-aventurada.
Vibra nos céus, como diz São Boaventura, o clamor incessante dos anjos: Santa, santa, santa Maria, Dei Genitrix et Virgo; e milhões e milhões de vezes, todos os dias, eles lhe dirigem a saudação Angélica: Ave, Maria..., prosternado-se diante dela e pedindo-lhe a graça de honrá-la com suas ordens. E a todos se avantaja o príncipe da corte celeste, São Miguel, que é o mais zeloso em render-lhe e procurar toda a sorte de homenagens, sempre atento, para ter a honra de, à sua palavra, prestar um serviço a algum dos seus servidores.

TODA A TERRA ESTÁ CHEIA DE SUA GLÓRIA, PARTICULARMENTE ENTRE OS CRISTÃOS, QUE A TOMAM COMO PADROEIRA E PROTETORA EM MUITOS PAÍSES, PROVÍNCIAS, DIOCESES E CIDADES. INÚMERAS CATEDRAIS SÃO CONSAGRADAS SOB A INVOCAÇÃO DO SEU NOME. IGREJA ALGUMA SE ENCONTRA SEM UM ALTAR EM SUA HONRA; NÃO HÁ REGIÃO OU PAÍS QUE NÃO POSSUA ALGUMA DE SUAS IMAGENS MILAGROSAS, JUNTO DAS QUAIS TODOS OS MALES SÃO CURADOS E SE OBTÊM TODOS OS BENS.

Quantas confrarias e congregações erigidas em sua honra! quantos institutos e ordens religiosas abrigados sob seu nome e proteção! quantos irmãos e irmãs de todas as confrarias, e quantos religiosos e religiosas a entoar os seus louvores, a anunciar as suas maravilhas!

Não há criancinha que, balbuciando a Ave-Maria, não a louve; mesmo os pecadores, os mais empedernidos, conservam sempre uma centelha de confiança em Maria. 

DEPOIS DISTO É PRECISO DIZER, EM VERDADE, COM OS SANTOS: DE MARIA: NUNQUAM SATIS... AINDA NÃO SE LOUVOU, EXALTOU, AMOU E SERVIU SUFICIENTEMENTE A MARIA, POIS MUITO MAIS LOUVOR, RESPEITO, AMOR E SERVIÇO ELA MERECE.

É preciso dizer, ainda, com o Espírito Santo: Omnis gloria eius filiae Regis ab intus – Toda a glória da Filha do Rei está no interior (Sl 44, 14), como se toda a glória exterior, que lhe dão, a porfia, o céu e a terra, nada fosse em comparação daquela que ela recebe no interior, da parte do Criador, e que desconhecem as fracas criaturas, incapazes de penetrar o segredo dos segredos do Rei.

Devemos, portanto, exclamar com o apóstolo: Nec oculus vidit, nec auris audivit, nec in cor hominis ascendit (1Cor 2, 9) – os olhos não viram, o ouvido não ouviu, nem o coração do homem compreendeu as belezas, as grandezas e excelências de Maria, o milagre dos milagres da graça, da natureza e da glória.

Se quiserdes compreender a Mãe – diz um santo – compreendei o Filho. Ela é uma digna Mãe de Deus: Hic taceat omnis lingua – Toda língua aqui emudeça.
Miraculum miraculorum (São João Damasceno, Oratio I de Nativitate B.V.).

Meu coração ditou tudo o que acabo de escrever com especial alegria, para demonstrar que Maria Santíssima tem sido, até aqui, desconhecida, e que é esta uma das razões por que Jesus Cristo não é conhecido como deve ser. Quando, portanto, e é certo, o conhecimento e o reino de Jesus Cristo tomarem o mundo, será uma conseqüência necessária do conhecimento e do reino da Santíssima Virgem Maria. Ela o deu ao mundo a primeira vez, e também, da segunda, o fará resplandecer.

Conhecerão as grandezas desta soberana e se consagrarão inteiramente a seu serviço, como súditos e escravos de amor. Experimentarão suas doçuras e bondades maternais a amá-la-ão ternamente como seus filhos estremecidos. Conhecerão as misericórdias de que ela é cheia e a necessidade que têm de seu auxílio, e há de recorrer a ela em todas as circunstâncias como à sua querida advogada e medianeira junto de Jesus Cristo. Reconhecerão que ela é o meio mais seguro, fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo, e se lhe entregarão de corpo e alma, sem restrições, para assim também pertencerem a Jesus Cristo.

Escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort - 19ª edição – Editora Vozes – Petrópolis, 1992.

Dia 11/05 Domingo do Bom Pastor 

e Dia das Mães, Missas às 10h e 19h 

Paróquia São Conrado
Estrada da Gávea, 904
São Conrado - RJ

---